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RBCE - A revista da



          ESTRATÉGIAS INTEGRADAS DE                           •  Implementar remapeamento tridimensional de
          PROMOÇÃO COMERCIAL PARA                                 mercados, transcendendo fronteiras nacionais para
                                                                  um planejamento mais e ciente e abrangente;
          TRILHA DE  UALIFICAÇÃO
          EMPRESARIAL PARA BRANDING                           •  Incentivar a criação de espaços dedicados ao desen-
          INTERCULTURAL                                           volvimento de iniciativas educacionais inovadoras
                                                                  e disruptivas, facilitando a comunicação e colabo-
                                                                  ração com entidades reguladoras para antecipar e
          Não se pode dizer que os empreendimentos brasileiros    atender demandas emergentes (millenials);
          não se interessam por estratégias integradas de promo-
          ção comercial por meio de trilha de quali cação empre-  •  Reestruturar a estética e a dinâmica das plataformas
          sarial para branding intercultural. Sem dúvida, o que há,   de comunicação para promover a cultura de expor-
          é um complexo enlace de variáveis econômicas e cultu-   tação on-line, ampliando o alcance e a e cácia das
          rais que di cultam a difusão de uma cultura intercultu-  estratégias de divulgação internacional;
          ral, interdisciplinar e, sobretudo, com a cooperação de
          órgãos privados e públicos para obterem oportunidades   •  Organizar visitas estratégicas a locais no Brasil com
          de ganhos múltiplos.                                    potencial de fornecimento sustentável de produtos
                                                                  exclusivos, adaptando a linguagem, para desenvolvi-
          Importa mencionar que tornar escalável “trilha de qua-  mento integrado de soluções, em parceria com in-
          li cação empresarial para branding  intercultural”  in-  vestidores, agências e instituições a ns; e
          cluindo, tópicos como storytelling  voltado ao público
          intercultural, acoplada às estratégias integradas de pro-  •  Internacionalizar programas educacionais, visando
          moção comercial voltadas para municípios, setores ou    o fomento do conhecimento e a geração de negócios
          cadeias de valor, empresas não exportadoras, e/ou por   de modo a expandir o impacto e a relevância global
          mercado comprador, é possível.                          da educação brasileira.

          Em diversos artigos publicados em números anteriores da   E como esse momento visa efeito prático e ganhos mú-
          RBCE se pode identi car que fazer diagnósticos e propo-  tuos, deixamos o diálogo aberto a todas as organizações
          sição de aumento da base exportadora, de estudos da fre-  interessadas no desenvolvimento do comércio exterior
          quência exportadora segundo tamanho das empresas ex-  brasileiro, para uma fase de implementação prática e
          portadoras, seleção de produtos e mercados, sugestões de   contribuição mútua, evitando duplicidade de ativida-
          diversi cação  de  exportações,  de  promoção  comercial  e  des, fortalecimento dos programas já existentes e inte-
          de expansão da cultura exportadora e da orientação exter-  grando o ecossistema educacional e empresarial focado
          na de municípios fazem parte do core business da Funcex.   em comércio exterior do país. E aqui o futuro já se faz
          Aliás, essa é uma diretriz da atual direção da instituição.   presente!

          Juntar e combinar essa experiência de análise econômica
          à evolução das con gurações do mercado global que se
          impõem, sobretudo devido à sua natureza humana, por-
          tanto cultural e multifacetada, permite apontar alguns
          caminhos a serem contemplados harmônica e paralela-
          mente às atividades já desenvolvidas por órgãos públicos
          e privados:

          •  Estruturar atividades de formação de talentos para   “ É essencial que as empresas brasileiras
             atuarem no âmbito educacional de modo interdisci-         estejam atentas às demandas das
             plinar para cruzar disciplinas e setores, integrando a
             arte e a economia criativa para uma abordagem mais        novas gerações, que buscam não
             holística do comércio exterior;                            apenas produtos, mas também
          •  Promover dinâmicas interculturais que conectem         experiências e valores que se alinhem
             autoridades de comércio exterior com jovens em-              com suas visões de mundo
             preendedores, fomentando um diálogo enriquece-
             dor e troca de experiências e criações futuras;                                                ”


          Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024                                                      63
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