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RBCE - A revista da
ESTRATÉGIAS INTEGRADAS DE • Implementar remapeamento tridimensional de
PROMOÇÃO COMERCIAL PARA mercados, transcendendo fronteiras nacionais para
um planejamento mais e ciente e abrangente;
TRILHA DE UALIFICAÇÃO
EMPRESARIAL PARA BRANDING • Incentivar a criação de espaços dedicados ao desen-
INTERCULTURAL volvimento de iniciativas educacionais inovadoras
e disruptivas, facilitando a comunicação e colabo-
ração com entidades reguladoras para antecipar e
Não se pode dizer que os empreendimentos brasileiros atender demandas emergentes (millenials);
não se interessam por estratégias integradas de promo-
ção comercial por meio de trilha de quali cação empre- • Reestruturar a estética e a dinâmica das plataformas
sarial para branding intercultural. Sem dúvida, o que há, de comunicação para promover a cultura de expor-
é um complexo enlace de variáveis econômicas e cultu- tação on-line, ampliando o alcance e a e cácia das
rais que di cultam a difusão de uma cultura intercultu- estratégias de divulgação internacional;
ral, interdisciplinar e, sobretudo, com a cooperação de
órgãos privados e públicos para obterem oportunidades • Organizar visitas estratégicas a locais no Brasil com
de ganhos múltiplos. potencial de fornecimento sustentável de produtos
exclusivos, adaptando a linguagem, para desenvolvi-
Importa mencionar que tornar escalável “trilha de qua- mento integrado de soluções, em parceria com in-
li cação empresarial para branding intercultural” in- vestidores, agências e instituições a ns; e
cluindo, tópicos como storytelling voltado ao público
intercultural, acoplada às estratégias integradas de pro- • Internacionalizar programas educacionais, visando
moção comercial voltadas para municípios, setores ou o fomento do conhecimento e a geração de negócios
cadeias de valor, empresas não exportadoras, e/ou por de modo a expandir o impacto e a relevância global
mercado comprador, é possível. da educação brasileira.
Em diversos artigos publicados em números anteriores da E como esse momento visa efeito prático e ganhos mú-
RBCE se pode identi car que fazer diagnósticos e propo- tuos, deixamos o diálogo aberto a todas as organizações
sição de aumento da base exportadora, de estudos da fre- interessadas no desenvolvimento do comércio exterior
quência exportadora segundo tamanho das empresas ex- brasileiro, para uma fase de implementação prática e
portadoras, seleção de produtos e mercados, sugestões de contribuição mútua, evitando duplicidade de ativida-
diversi cação de exportações, de promoção comercial e des, fortalecimento dos programas já existentes e inte-
de expansão da cultura exportadora e da orientação exter- grando o ecossistema educacional e empresarial focado
na de municípios fazem parte do core business da Funcex. em comércio exterior do país. E aqui o futuro já se faz
Aliás, essa é uma diretriz da atual direção da instituição. presente!
Juntar e combinar essa experiência de análise econômica
à evolução das con gurações do mercado global que se
impõem, sobretudo devido à sua natureza humana, por-
tanto cultural e multifacetada, permite apontar alguns
caminhos a serem contemplados harmônica e paralela-
mente às atividades já desenvolvidas por órgãos públicos
e privados:
• Estruturar atividades de formação de talentos para “ É essencial que as empresas brasileiras
atuarem no âmbito educacional de modo interdisci- estejam atentas às demandas das
plinar para cruzar disciplinas e setores, integrando a
arte e a economia criativa para uma abordagem mais novas gerações, que buscam não
holística do comércio exterior; apenas produtos, mas também
• Promover dinâmicas interculturais que conectem experiências e valores que se alinhem
autoridades de comércio exterior com jovens em- com suas visões de mundo
preendedores, fomentando um diálogo enriquece-
dor e troca de experiências e criações futuras; ”
Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024 63