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Branding e Linguagem


          Em 2023, as exportações brasileiras para a China atin-  global, criando departamentos especializados e desen-
          giram US$ 104,32 bilhões, com produtos como soja,   volvendo materiais promocionais especí cos para o pú-
          minério de ferro e petróleo bruto liderando a lista. Essa  blico internacional. No entanto, ainda existem desa os
          concentração em commodities, embora re ita a força  a serem superados, como a necessidade de uma comuni-
          competitiva do Brasil nesses setores, também levanta  cação mais e caz e culturalmente adaptada, que vá além
          questões sobre a diversi cação econômica e a sustenta-  da simples tradução linguística e englobe uma estratégia
          bilidade à longo prazo.                             de marketing intercultural. A notícia boa é que a maior
                                                              parte das empresas atendidas pela  ink Global  2  nos
          A tecnologia empregada na produção dessas commodi-  últimos quatro anos, possuem a inovação e a tecnologia
          ties é um ponto positivo, indicando um nível de so sti-  como norte.
          cação e e ciência. No entanto, para os empreendimen-
          tos brasileiros, o signi cado do comércio exterior deve ir  Mas não se deve atribuir a responsabilidade acerca de
          além das exportações. Deve contemplar a capacidade de  uma possível inaptidão de adaptação aos dirigentes de
          competir em mercados globais, não só pelo preço. Por  empresas nacionais. Entre diversos fatores, sua forma
          isso a necessidade de inovação constante e a busca por  de atuação pode ter muitas correlações com a história
          agregar valor aos produtos e serviços nacionais.    econômica do país a com a cultura de imigrantes empre-
                                                              endedores que enxergaram aqui seu “mercado externo”
          E, voltando à era digital bidimensional e imagética, a  e assim cresceram e tiveram sucesso da maneira em que
          construção desse valor agregado pode buscar muito do   atuam.
          simbólico, como marcas, descritivos, interações, apro-
          veitamento responsável e sustentável de sua diversidade  Contudo, a valorização das qualidades únicas dos pro-
          de povos, seus conhecimentos e ingredientes únicos ex-  dutos brasileiros e a utilização de tecnologia são aspec-
          postos em “Um made in Brazil instagramável”.        tos cruciais para se destacar em um cenário competitivo.
                                                              Iniciativas como a Trilha de  uali cação Empresarial
          Tal construção está em consonância com as demandas  para Storytelling Internacional, concluída em setembro
          desse crescente mercado comprador, sobretudo oci-   de 2024 pela SP Negócios, além do perene apoio, e em
          dental, os millennials,  conforme Philip Kotler aborda  constante evolução, deste e de outros organismos, tais
          em seu livro Marketing 5.0. E não seria surpresa que  como ApexBrasil e SEBRAE, são exemplos de como o
          em breve surja um Marketing 6.0. E ao citar o pai do  Brasil está avançando na direção de uma presença mais
          Marketing, temos a impressão de que fugimos do assun-  forte e coesa no comércio mundial. Mas resultados tan-
          to: a nal, estamos falando de temas ligados ao “comér-  gíveis tendem a demandar mais.
          cio exterior”. Mas isso seria um engano!
                                                              A Nova Era não será somente internacional, mas sobre-
                                                              tudo intercultural, e para efeitos práticos do ponto de
          O  UE SE ENTENDE POR COMÉRCIO                       vista interdisciplinar e intersetorial, essa interpretação já
          EXTERIOR NO BRASIL?                                 poderia ser o início da inovação se for o ponto de parti-
                                                              da para uma estratégia de ação integrada, e possivelmen-
                                                              te com efeito em cadeia.
          O comércio exterior no Brasil é um campo complexo,
          que se bene cia de uma rica experiência acumulada ao
          longo dos anos, sobretudo em operações de bens de   ENTRE O INTERNACIONAL E O
          consumo intermediário. A atuação brasileira neste se-
          tor é marcada pela diversidade de estratégias e aborda-  INTERCULTURAL
          gens, desde a exportação de commodities  até produtos
          com alto valor agregado, como aeronaves, por exemplo.   O comércio internacional, historicamente associado a
          Contudo a demanda de vínculo com marcas, incluindo   operações e departamentos especí cos, está evoluindo
          diferentes identidades de compradores, tem aumentado,   para uma abordagem mais intercultural, reconhecen-
          pelo que tudo indica. É preciso atentar para esse aspecto.   do que os mercados transcendem fronteiras nacionais
                                                              e abrangem diversas culturas e identidades. No Brasil,
          As empresas nacionais, especialmente as médias e gran-  essa transição implica uma mudança de foco, de simples-
          des, têm buscado se adaptar às exigências do mercado  mente exportar produtos para entender e integrar as nu-
                                        ............................................................................
         2  https://www.thinkglobal.com.br/.

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