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Branding e Linguagem
Em 2023, as exportações brasileiras para a China atin- global, criando departamentos especializados e desen-
giram US$ 104,32 bilhões, com produtos como soja, volvendo materiais promocionais especí cos para o pú-
minério de ferro e petróleo bruto liderando a lista. Essa blico internacional. No entanto, ainda existem desa os
concentração em commodities, embora re ita a força a serem superados, como a necessidade de uma comuni-
competitiva do Brasil nesses setores, também levanta cação mais e caz e culturalmente adaptada, que vá além
questões sobre a diversi cação econômica e a sustenta- da simples tradução linguística e englobe uma estratégia
bilidade à longo prazo. de marketing intercultural. A notícia boa é que a maior
parte das empresas atendidas pela ink Global 2 nos
A tecnologia empregada na produção dessas commodi- últimos quatro anos, possuem a inovação e a tecnologia
ties é um ponto positivo, indicando um nível de so sti- como norte.
cação e e ciência. No entanto, para os empreendimen-
tos brasileiros, o signi cado do comércio exterior deve ir Mas não se deve atribuir a responsabilidade acerca de
além das exportações. Deve contemplar a capacidade de uma possível inaptidão de adaptação aos dirigentes de
competir em mercados globais, não só pelo preço. Por empresas nacionais. Entre diversos fatores, sua forma
isso a necessidade de inovação constante e a busca por de atuação pode ter muitas correlações com a história
agregar valor aos produtos e serviços nacionais. econômica do país a com a cultura de imigrantes empre-
endedores que enxergaram aqui seu “mercado externo”
E, voltando à era digital bidimensional e imagética, a e assim cresceram e tiveram sucesso da maneira em que
construção desse valor agregado pode buscar muito do atuam.
simbólico, como marcas, descritivos, interações, apro-
veitamento responsável e sustentável de sua diversidade Contudo, a valorização das qualidades únicas dos pro-
de povos, seus conhecimentos e ingredientes únicos ex- dutos brasileiros e a utilização de tecnologia são aspec-
postos em “Um made in Brazil instagramável”. tos cruciais para se destacar em um cenário competitivo.
Iniciativas como a Trilha de uali cação Empresarial
Tal construção está em consonância com as demandas para Storytelling Internacional, concluída em setembro
desse crescente mercado comprador, sobretudo oci- de 2024 pela SP Negócios, além do perene apoio, e em
dental, os millennials, conforme Philip Kotler aborda constante evolução, deste e de outros organismos, tais
em seu livro Marketing 5.0. E não seria surpresa que como ApexBrasil e SEBRAE, são exemplos de como o
em breve surja um Marketing 6.0. E ao citar o pai do Brasil está avançando na direção de uma presença mais
Marketing, temos a impressão de que fugimos do assun- forte e coesa no comércio mundial. Mas resultados tan-
to: a nal, estamos falando de temas ligados ao “comér- gíveis tendem a demandar mais.
cio exterior”. Mas isso seria um engano!
A Nova Era não será somente internacional, mas sobre-
tudo intercultural, e para efeitos práticos do ponto de
O UE SE ENTENDE POR COMÉRCIO vista interdisciplinar e intersetorial, essa interpretação já
EXTERIOR NO BRASIL? poderia ser o início da inovação se for o ponto de parti-
da para uma estratégia de ação integrada, e possivelmen-
te com efeito em cadeia.
O comércio exterior no Brasil é um campo complexo,
que se bene cia de uma rica experiência acumulada ao
longo dos anos, sobretudo em operações de bens de ENTRE O INTERNACIONAL E O
consumo intermediário. A atuação brasileira neste se-
tor é marcada pela diversidade de estratégias e aborda- INTERCULTURAL
gens, desde a exportação de commodities até produtos
com alto valor agregado, como aeronaves, por exemplo. O comércio internacional, historicamente associado a
Contudo a demanda de vínculo com marcas, incluindo operações e departamentos especí cos, está evoluindo
diferentes identidades de compradores, tem aumentado, para uma abordagem mais intercultural, reconhecen-
pelo que tudo indica. É preciso atentar para esse aspecto. do que os mercados transcendem fronteiras nacionais
e abrangem diversas culturas e identidades. No Brasil,
As empresas nacionais, especialmente as médias e gran- essa transição implica uma mudança de foco, de simples-
des, têm buscado se adaptar às exigências do mercado mente exportar produtos para entender e integrar as nu-
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2 https://www.thinkglobal.com.br/.
60 Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024