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Branding e Linguagem


          depois implementadas – como resposta de uma política  signi cativos, como a dependência de mercados voláteis
          para expandir a base das empresas exportadoras brasilei-  e a falta de valor agregado aos produtos.
          ras, inclusive as MPEs – com base na aglomeração econô-
          mica dos municípios, nos setores ou cadeias de valor com   Hoje, a exportação tem de ser uma atividade transversal,
          maiores grau de vantagem comparativa, nas empresas não   envolvendo toda a empresa e não apenas um departa-
          exportadoras que desejam se tornar exportadoras inician-  mento isolado. Isso signi ca que, para ser bem-sucedido
          tes, e também por país de destino ou mercado comprador.   no mercado global, é necessário um planejamento cui-
                                                              dadoso e a criação de um branding intercultural que res-
          Isso signi ca que a interseção entre o internacional e o  soe com os consumidores internacionais. Este branding
          intercultural no comércio exterior abre portas para prá-  deve re etir não apenas a qualidade dos produtos, mas
          ticas de inserção internacional mais inclusiva e dinâmi-  também os valores e a cultura da empresa, criando uma
          ca. Ao abraçar a diversidade cultural e as demandas da  conexão mais profunda com os clientes.
          geração Millennial, o Brasil pode solidi car sua posição
          no mercado global como um líder em inovação e sus-  Além disso, é essencial que as empresas brasileiras estejam
          tentabilidade cultural. As marcas que se adaptarem a  atentas às demandas das novas gerações, que buscam não
          esta nova realidade estarão mais bem posicionadas para   apenas produtos, mas também experiências e valores que
          atender às necessidades de uma população cada vez mais   se  alinhem  com  suas  visões  de  mundo.  Isso  requer  uma
          globalizada e digitalmente conectada.               pesquisa  de  percepção  meticulosa,  para  entender  as  ne-
                                                              cessidades e desejos dos consumidores em diferentes cul-
          De fato, ao passar por uma “trilha de quali cação empre-  turas. Também é necessário fornecer planejamentos espe-
          sarial para Storytelling Internacional” a empresa brasileira  cí cos, estratégias bem de nidas, e uma gestão capaz de
          fará  uma  imersão,  de  modo  a  identi car  o  nível  do  seu  implementar essas estratégias de forma e caz.
          branding intercultural na sua maturidade exportadora.
                                                              A IA já desenvolve em minutos um kit-media e
                                                              ferramentas que se aproximam de um Brand Book adap-
          BRANDING INTERCULTURAL NA                           tável ao mercado internacional. Os diferenciais huma-
          MATURIDADE EXPORTADORA                              nos tendem a permanecer na legitimidade, emoção e
                                                              capacidade de aplicar conhecimento no fomento da
                                                              competitividade internacional.
          No passado, a exportação era frequentemente vista
          como uma atividade isolada, focada em área especí ca  Mas, a capacitação personalizada das equipes é outro
          e dedicada exclusivamente a essa função. Contudo, essa  aspecto crucial, pois permite que os colaboradores com-
          visão se mostrou limitada, pois a exportação de exceden-  preendam melhor os mercados internacionais e se adap-
          tes sem uma estratégia integrada pode levar a problemas  tem rapidamente às mudanças. Além disso, a produção
                                                              de conteúdo midiático inovador e a utilização de estra-
                                                              tégias de marketing adaptadas às tendências atuais são
                                                              fundamentais para manter a relevância no mercado.
         “       Hoje, a exportação tem de ser uma            Por  m, o engajamento com os fornecedores das cadeias



                  atividade transversal, envolvendo           produtivas e segmentos correlacionados, como turismo
                                                              e economia criativa, pode ampliar signi cativamente o
                  toda a empresa e não apenas um              alcance e o impacto das exportações brasileiras. Ao inte-

                 departamento isolado. Isso signi ca          grar esses segmentos, as empresas podem oferecer uma
                                                              experiência mais rica e diversi cada, que destaque a sin-
                   que, para ser bem-sucedido no              gularidade do Brasil no cenário internacional. Assim, a
                  mercado global, é necessário um             exportação deixa de ser apenas uma transação comercial
                 planejamento cuidadoso e a criação           e se transforma em uma expressão da identidade e da
                                                              cultura brasileira, capaz de produzir desejo de compra e
                  de um branding intercultural que            vínculo. Porém, para tornar escalável “trilha de quali -
                    ressoe com os consumidores                cação empresarial para Storytelling Internacional” é pre-
                            internacionais                    ciso ter estratégias integradas de promoção comercial
                                                              voltadas para municípios, setores ou cadeias de valor,
                                                        ”     empresas não exportadoras e/ou mercado comprador.


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