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Branding e Linguagem
depois implementadas – como resposta de uma política signi cativos, como a dependência de mercados voláteis
para expandir a base das empresas exportadoras brasilei- e a falta de valor agregado aos produtos.
ras, inclusive as MPEs – com base na aglomeração econô-
mica dos municípios, nos setores ou cadeias de valor com Hoje, a exportação tem de ser uma atividade transversal,
maiores grau de vantagem comparativa, nas empresas não envolvendo toda a empresa e não apenas um departa-
exportadoras que desejam se tornar exportadoras inician- mento isolado. Isso signi ca que, para ser bem-sucedido
tes, e também por país de destino ou mercado comprador. no mercado global, é necessário um planejamento cui-
dadoso e a criação de um branding intercultural que res-
Isso signi ca que a interseção entre o internacional e o soe com os consumidores internacionais. Este branding
intercultural no comércio exterior abre portas para prá- deve re etir não apenas a qualidade dos produtos, mas
ticas de inserção internacional mais inclusiva e dinâmi- também os valores e a cultura da empresa, criando uma
ca. Ao abraçar a diversidade cultural e as demandas da conexão mais profunda com os clientes.
geração Millennial, o Brasil pode solidi car sua posição
no mercado global como um líder em inovação e sus- Além disso, é essencial que as empresas brasileiras estejam
tentabilidade cultural. As marcas que se adaptarem a atentas às demandas das novas gerações, que buscam não
esta nova realidade estarão mais bem posicionadas para apenas produtos, mas também experiências e valores que
atender às necessidades de uma população cada vez mais se alinhem com suas visões de mundo. Isso requer uma
globalizada e digitalmente conectada. pesquisa de percepção meticulosa, para entender as ne-
cessidades e desejos dos consumidores em diferentes cul-
De fato, ao passar por uma “trilha de quali cação empre- turas. Também é necessário fornecer planejamentos espe-
sarial para Storytelling Internacional” a empresa brasileira cí cos, estratégias bem de nidas, e uma gestão capaz de
fará uma imersão, de modo a identi car o nível do seu implementar essas estratégias de forma e caz.
branding intercultural na sua maturidade exportadora.
A IA já desenvolve em minutos um kit-media e
ferramentas que se aproximam de um Brand Book adap-
BRANDING INTERCULTURAL NA tável ao mercado internacional. Os diferenciais huma-
MATURIDADE EXPORTADORA nos tendem a permanecer na legitimidade, emoção e
capacidade de aplicar conhecimento no fomento da
competitividade internacional.
No passado, a exportação era frequentemente vista
como uma atividade isolada, focada em área especí ca Mas, a capacitação personalizada das equipes é outro
e dedicada exclusivamente a essa função. Contudo, essa aspecto crucial, pois permite que os colaboradores com-
visão se mostrou limitada, pois a exportação de exceden- preendam melhor os mercados internacionais e se adap-
tes sem uma estratégia integrada pode levar a problemas tem rapidamente às mudanças. Além disso, a produção
de conteúdo midiático inovador e a utilização de estra-
tégias de marketing adaptadas às tendências atuais são
fundamentais para manter a relevância no mercado.
“ Hoje, a exportação tem de ser uma Por m, o engajamento com os fornecedores das cadeias
atividade transversal, envolvendo produtivas e segmentos correlacionados, como turismo
e economia criativa, pode ampliar signi cativamente o
toda a empresa e não apenas um alcance e o impacto das exportações brasileiras. Ao inte-
departamento isolado. Isso signi ca grar esses segmentos, as empresas podem oferecer uma
experiência mais rica e diversi cada, que destaque a sin-
que, para ser bem-sucedido no gularidade do Brasil no cenário internacional. Assim, a
mercado global, é necessário um exportação deixa de ser apenas uma transação comercial
planejamento cuidadoso e a criação e se transforma em uma expressão da identidade e da
cultura brasileira, capaz de produzir desejo de compra e
de um branding intercultural que vínculo. Porém, para tornar escalável “trilha de quali -
ressoe com os consumidores cação empresarial para Storytelling Internacional” é pre-
internacionais ciso ter estratégias integradas de promoção comercial
voltadas para municípios, setores ou cadeias de valor,
” empresas não exportadoras e/ou mercado comprador.
62 Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024