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RBCE - A revista da



                                                              há uma exposição quase ilimitada e permanente desses
                                                              elementos, transcendendo fronteiras físicas e culturais.
                                                              As decisões de compra, in uenciadas por algoritmos e
                                                              processadas em questão de segundos, re etem a nova
                                                              dinâmica de mercado impulsionada pela tecnologia.

                                                              Essa realidade impõe aos novos empreendimentos bra-
                                                              sileiros, que queiram se lançar nos negócios internacio-
                                                              nais, a necessidade de inovar não apenas em seus produ-
                                                              tos e serviços, mas também na estratégia de marketing,
                                                              na maneira como se comunicam e se conectam com seu
                                                              público internacional, composto por consumidores de
                                                              diferentes culturas e regiões. Os empreendedores mais
                                                              atentos ao mercado também tendem a demandar infor-
                                                              mações e serviços de seus fornecedores à altura do que
                                                              lhes é cobrado nos mercados internacionais.
                                             Imagem de Megan Rexazin Conde por Pixabay
                                                              Mas para internacionalizar e inovar é importante que
                                                              conheçamos algo como uma minúscula representação
                                                              de nossa internacionalização, o que se faz aqui com ên-
                                                              fase em exportações como estratégia.



          pleno funcionamento, na qualidade e nos diferenciais  UMA FOTOGRAFIA INICIAL
          dos produtos, podem contribuir para uma rápida ele-
          vação do capital simbólico da marca, o que nos dias de  O  comércio  exterior  é  um  componente  importante  da
          hoje pode catalisar o processo de associações positivas à   economia  brasileira,  com  a  China  e  os  Estados  Unidos
          empresa, já que quase tudo é mediado por tecnologias,   sendo  os  principais  destinos  das  exportações  em  2023,
          dinamicidade e atendimento on-line imediato.        embora sua participação no comércio global seja relativa-
                                                              mente baixa. A China, em particular, emergiu como um
          Além disso, a Inteligência Arti cial (IA) tem um pa-  parceiro comercial dominante, não apenas para o Brasil,
          pel crucial na transformação de como produtos, servi-  mas  para  muitas  nações  ao  redor  do  mundo,  re etindo
          ços e artes são apresentados e consumidos. Com a IA  uma tendência global de interdependência econômica.
                                        ............................................................................

         FIGURA 1.
         LISTA DE
         MERCADOS
         IMPORTADORES
         DOS PRODUTOS
         EXPORTADOS
         PELO BRASIL
         EM 2023.

         TOTAL DOS
         PRODUTOS










          Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024                                                      59
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