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Branding e Linguagem
O Papel da Linguagem no Comércio
Internacional e nas Cadeias Globais de Valor
Paulo
Pandjiarjian
A globalização remodelou profundamente a economia mundial nas últimas décadas, criando redes comerciais in-
trincadas e interconectadas. Nesse cenário, o conceito de cadeias globais de valor (CGVs) emergiu como uma
estrutura essencial para entender o comércio internacional moderno. As CGVs re etem a crescente segmentação da
produção e distribuição de bens e serviços em múltiplas etapas, frequentemente realizadas em diferentes países. O
surgimento dessas cadeias trouxe um novo dinamismo para o comércio, mas também expôs uma série de desa os,
entre eles o da comunicação e ciente entre os diversos atores globais.
A comunicação, particularmente a linguagem, ocupa uma posição central nesse cenário. O sucesso ou fracasso das
operações internacionais depende da clareza e da precisão com que as informações são trocadas ao longo da cadeia
produtiva. No entanto, as barreiras linguísticas podem representar obstáculos signi cativos, exacerbando proble-
mas de coordenação, aumentando custos e, em casos mais graves, levando à falência de parcerias comerciais. Neste
artigo, exploramos como as questões linguísticas impactam o funcionamento das CGVs e propomos soluções para
superar esses desa os no comércio internacional.
CADEIAS GLOBAIS DE VALOR: INTERDEPENDÊNCIA E COMUNICAÇÃO
As CGVs fragmentam o processo de produção globalmente, distribuindo a fabricação, o design, o marketing e a
distribuição em diversos países, cada um especializado em uma etapa do processo. Isso gera benefícios econômicos
consideráveis, permitindo que empresas multinacionais otimizem custos e aumentem a e ciência. No entanto, essa
segmentação intensi ca a necessidade de comunicação e ciente entre os atores envolvidos, muitos dos quais ope-
ram em diferentes idiomas e sistemas culturais.
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Paulo Pandjiarjian é um pro ssional com mais de 30 anos de experiência. Mestrando no PROLAM Programa de Pós-Graduação em Integração da
América Latina na USP - Universidade de São Paulo. Pesquisador da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade
do Instituto de Estudos Avançados da USP. Com recente Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração, é formado e
especializado em jornalismo, uente em inglês e com bons conhecimentos em espanhol. Ele vem desenvolvendo suas expertises em Relações Institucionais
e Governamentais e Comunicação Corporativa Interna e Externa em áreas como Vendas e Marketing, Varejo, Educação Pro ssional, Comércio Exterior,
Veículos de Comunicação e Executive Search. Participou de projeto internacional, com presença de mais de 60 países, desenvolvendo uma visão abrangen-
te de multiculturalismo. Possui bom trânsito nas esferas de Governo, em todos os seus níveis federal, estadual e municipal. Liderou e motivou equipes a se
comprometer com resultados, elegendo competência e ética como lemas. Cerimonialista, conhece bem os desa os do Protocolo governamental.
64 Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024