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RBCE - A revista da



          ances culturais que in uenciam o consumo e as relações  Para incentivar que cada vez mais empresas brasileiras
          comerciais. A geração Millennial, em particular, está no  sejam estimuladas a agregar valor simbólico às suas mar-
          centro dessa transformação, desa ando as práticas tradi-  cas é preciso que os gestores brasileiros tenham habili-
          cionais com suas demandas por experiências autênticas  dades e competências para atuar com sucesso na cultura
          e inovação.                                         digital internacional. Isso signi ca que é essencial que
                                                              eles estejam equipados com habilidades que permitam
          Philip Kotler, uma autoridade em marketing, observa  navegar por diferentes contextos culturais e digitais, va-
          que os Millennials priorizam experiências sobre posses,   riando do global para o local. Isso inclui a capacidade de
          o que implica uma necessidade de plataformas responsi-  se adaptar rapidamente a novas tecnologias, entender as
          vas, soluções que evitem o tédio e surpreendam positiva-  tendências globais e aplicar uma mentalidade inovadora
          mente. Para o Brasil, isso representa uma oportunidade  às estratégias de mercado.
          de se destacar no cenário internacional, oferecendo pro-
          dutos e serviços que ressoem com os valores e expectati-  Entre as soluções públicas e/ou privadas que logrem
          vas dessa geração. As marcas que desejam sucesso devem  ganhos mútuos, está o investimento em educação para
          estabelecer um vínculo identitário sólido e honesto com  capacitações interdisciplinares e intersetoriais, incluin-
          os  Millennials, alinhando-se com sua preferência por  do programas que contemplem criatividade e inovação.
          autenticidade e propósito. E existem vários exemplos  Iniciativas como esta tendem a produzir competitivida-
          de empresas que enxergam elementos brasileiros como   de através da construção de capital simbólico de forma
          agregadores de valor simbólico às suas marcas, tais como   transversal, o que aumentaria o valor agregado às ven-
          os exemplos disponíveis no  uadro 1, abaixo.        das externas. Ações como esta podem ser selecionadas e

                                        ............................................................................
           UADRO 1.

                Unleash Your Sunny Side | Rio Drinks                  About Us (brazilianblowout.com)
                           (drinkrio.com)                                          E.U.A.
                            Reino Unido













                                                               Já a Brazilian Blowout usa brasilidade como atributo
           O website da empresa Rio conta que começou sua      técnico declarando ser um tratamento de alisamento
           jornada em 1980, quando entusiastas da Hall &       renomado  mundialmente,  “solicitado  pelo  nome  e
           Woodhouse LTD buscavam criar uma bebida que         adorado por estilistas, celebridades e in uenciadores
           capturasse a essência do sol e do seu propósito.    em todo o mundo”. A rma transformar cabelos fri-
                                                               sados, dani cados e difíceis de manejar em  os lisos,
           Se inspiraram na rica biodiversidade da  oresta tro-  saudáveis e fáceis de estilizar por até 12 semanas. Diz
           pical brasileira e desenvolveram uma bebida que     ser o único tratamento de alisamento que melhora a
           combinava o sabor de frutas tropicais como laranja,   saúde geral do cabelo e é totalmente personalizável,
           maracujá, goiaba, damasco e manga, com um toque     permitindo manter cachos/ondas e eliminar o  izz
           de água gasei cada. Logo adotaram o nome Rio,       ou  obter  resultados  superlisos.  Além  disso,  aponta
           em homenagem às raízes brasileiras da bebida e aos   que  as  inovações  vão  além  do  alisamento.  Desde  o
           sabores que ela representa. Hoje, o Rio é sinônimo   primeiro  serviço  pro ssional  anti-idade  para  cabe-
           de momentos agradáveis e boa companhia, consoli-    los até um tratamento que preserva cortes precisos
           dando-se como uma escolha refrescante para acom-    e  comprimento.  A  marca  exporta  para  as  maiores
           panhar uma variedade de pratos e ocasiões.          redes de hipermercados do mundo.




          Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024                                                      61
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