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RBCE - A revista da
ances culturais que in uenciam o consumo e as relações Para incentivar que cada vez mais empresas brasileiras
comerciais. A geração Millennial, em particular, está no sejam estimuladas a agregar valor simbólico às suas mar-
centro dessa transformação, desa ando as práticas tradi- cas é preciso que os gestores brasileiros tenham habili-
cionais com suas demandas por experiências autênticas dades e competências para atuar com sucesso na cultura
e inovação. digital internacional. Isso signi ca que é essencial que
eles estejam equipados com habilidades que permitam
Philip Kotler, uma autoridade em marketing, observa navegar por diferentes contextos culturais e digitais, va-
que os Millennials priorizam experiências sobre posses, riando do global para o local. Isso inclui a capacidade de
o que implica uma necessidade de plataformas responsi- se adaptar rapidamente a novas tecnologias, entender as
vas, soluções que evitem o tédio e surpreendam positiva- tendências globais e aplicar uma mentalidade inovadora
mente. Para o Brasil, isso representa uma oportunidade às estratégias de mercado.
de se destacar no cenário internacional, oferecendo pro-
dutos e serviços que ressoem com os valores e expectati- Entre as soluções públicas e/ou privadas que logrem
vas dessa geração. As marcas que desejam sucesso devem ganhos mútuos, está o investimento em educação para
estabelecer um vínculo identitário sólido e honesto com capacitações interdisciplinares e intersetoriais, incluin-
os Millennials, alinhando-se com sua preferência por do programas que contemplem criatividade e inovação.
autenticidade e propósito. E existem vários exemplos Iniciativas como esta tendem a produzir competitivida-
de empresas que enxergam elementos brasileiros como de através da construção de capital simbólico de forma
agregadores de valor simbólico às suas marcas, tais como transversal, o que aumentaria o valor agregado às ven-
os exemplos disponíveis no uadro 1, abaixo. das externas. Ações como esta podem ser selecionadas e
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UADRO 1.
Unleash Your Sunny Side | Rio Drinks About Us (brazilianblowout.com)
(drinkrio.com) E.U.A.
Reino Unido
Já a Brazilian Blowout usa brasilidade como atributo
O website da empresa Rio conta que começou sua técnico declarando ser um tratamento de alisamento
jornada em 1980, quando entusiastas da Hall & renomado mundialmente, “solicitado pelo nome e
Woodhouse LTD buscavam criar uma bebida que adorado por estilistas, celebridades e in uenciadores
capturasse a essência do sol e do seu propósito. em todo o mundo”. A rma transformar cabelos fri-
sados, dani cados e difíceis de manejar em os lisos,
Se inspiraram na rica biodiversidade da oresta tro- saudáveis e fáceis de estilizar por até 12 semanas. Diz
pical brasileira e desenvolveram uma bebida que ser o único tratamento de alisamento que melhora a
combinava o sabor de frutas tropicais como laranja, saúde geral do cabelo e é totalmente personalizável,
maracujá, goiaba, damasco e manga, com um toque permitindo manter cachos/ondas e eliminar o izz
de água gasei cada. Logo adotaram o nome Rio, ou obter resultados superlisos. Além disso, aponta
em homenagem às raízes brasileiras da bebida e aos que as inovações vão além do alisamento. Desde o
sabores que ela representa. Hoje, o Rio é sinônimo primeiro serviço pro ssional anti-idade para cabe-
de momentos agradáveis e boa companhia, consoli- los até um tratamento que preserva cortes precisos
dando-se como uma escolha refrescante para acom- e comprimento. A marca exporta para as maiores
panhar uma variedade de pratos e ocasiões. redes de hipermercados do mundo.
Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024 61