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Branding e Linguagem








              uali cação empresarial para branding


             intercultural como estratégia integrada de


             promoção comercial
















              Rodrigo Solano



          Inicialmente, é comum que a curiosidade e a pressa dominem nosso ímpeto por soluções, especialmente em um
          mundo onde a velocidade da informação é vertiginosa e as expectativas de resultados imediatos são altas. É provável
          que haja um desejo de conhecer alternativas práticas sem ter de ler muito. E não há nada de errado com esse senti-
          mento. Faz parte da cultura contemporânea, que valoriza soluções práticas, rápidas e e cazes!

          No entanto, para compreender plenamente o potencial da inovação articulada à exportação para empreendimentos
          brasileiros, é essencial revisitar alguns conceitos. Internacionalização, conforme descrito pelo dicionário Priberam,
          “refere-se ao processo de expandir operações além das fronteiras nacionais”, algo cada vez mais acessível devido aos
          avanços tecnológicos e à globalização dos mercados. E isso tem tudo a ver com o que chamamos de “cultura inter-
          nacional” ou “exportadora”.
          Inovação, por sua vez, é um conceito plural e tem em sua essência a constante mutação. Na era digital atual, a ino-
          vação é frequentemente associada à capacidade de se adaptar e prosperar em um ambiente onde dispositivos como
          smartphones, computadores e tablets são quase onipresentes no mundo. Estes dispositivos são predominantemente
          bidimensionais, favorecendo a imagem sobre a escrita, o que pode ser desa ador quando se visa alcançar o público
          em geral. Vilém Flusser, em sua obra Filoso a do Design,  já discutia essa supremacia da imagem e como ela molda
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          nossa percepção e interação com o mundo ao nosso redor.

          Por isso, como as empresas brasileiras estão realizando negócios internacionais em plataformas digitais, a estraté-
          gia de internacionalização deve contemplar a inovação na comunicação e ter o branding como resultado de um
          planejamento holístico. Diante deste cenário, as linguagens discursivas e com demonstração de lastro evidente no
                                        ............................................................................
          Rodrigo Solano é Superintendente da FUNCEX - Regional São Paulo para Desenvolvimento, Capacitação & Ensino. Formado em Administração
          de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior e Master in Business Administration, especialista em Marketing Internacional e Semiótica Psicanalítica
          - Clínica da Cultura. Possui certi cação internacional em coaching. Professor e Pesquisador em Comunicação Internacional e Intercultural com foco no
          potencial de produtos brasileiros. Desde 1998 atua em atividades de planejamento, capacitação e promoção internacional de empresas e órgãos governa-
          mentais nacionais e estrangeiros. Construtor de uma língua híbrida que mistura raízes linguísticas de diversos povos com o intuito de apresentá-la como
          a arte como ferramenta para inclusão e fomento da inteligência cultural. Teve a oportunidade de conhecer culturas analisar e aplicar práticas de negócios
          em mais de 30 países. É autor de dois livros sobre o tema, colunista no Portal Comex do Brasil, e escritor de artigos para a Revista Brasileira de Comércio
          Exterior, publicada pela FUNCEX. E-mail: [email protected].
          1  Flusser, Vilém. 2017. O mundo codi cado: Por uma  loso a do design e da comunicação. Ubu Editora.

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