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Branding e Linguagem
uali cação empresarial para branding
intercultural como estratégia integrada de
promoção comercial
Rodrigo Solano
Inicialmente, é comum que a curiosidade e a pressa dominem nosso ímpeto por soluções, especialmente em um
mundo onde a velocidade da informação é vertiginosa e as expectativas de resultados imediatos são altas. É provável
que haja um desejo de conhecer alternativas práticas sem ter de ler muito. E não há nada de errado com esse senti-
mento. Faz parte da cultura contemporânea, que valoriza soluções práticas, rápidas e e cazes!
No entanto, para compreender plenamente o potencial da inovação articulada à exportação para empreendimentos
brasileiros, é essencial revisitar alguns conceitos. Internacionalização, conforme descrito pelo dicionário Priberam,
“refere-se ao processo de expandir operações além das fronteiras nacionais”, algo cada vez mais acessível devido aos
avanços tecnológicos e à globalização dos mercados. E isso tem tudo a ver com o que chamamos de “cultura inter-
nacional” ou “exportadora”.
Inovação, por sua vez, é um conceito plural e tem em sua essência a constante mutação. Na era digital atual, a ino-
vação é frequentemente associada à capacidade de se adaptar e prosperar em um ambiente onde dispositivos como
smartphones, computadores e tablets são quase onipresentes no mundo. Estes dispositivos são predominantemente
bidimensionais, favorecendo a imagem sobre a escrita, o que pode ser desa ador quando se visa alcançar o público
em geral. Vilém Flusser, em sua obra Filoso a do Design, já discutia essa supremacia da imagem e como ela molda
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nossa percepção e interação com o mundo ao nosso redor.
Por isso, como as empresas brasileiras estão realizando negócios internacionais em plataformas digitais, a estraté-
gia de internacionalização deve contemplar a inovação na comunicação e ter o branding como resultado de um
planejamento holístico. Diante deste cenário, as linguagens discursivas e com demonstração de lastro evidente no
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Rodrigo Solano é Superintendente da FUNCEX - Regional São Paulo para Desenvolvimento, Capacitação & Ensino. Formado em Administração
de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior e Master in Business Administration, especialista em Marketing Internacional e Semiótica Psicanalítica
- Clínica da Cultura. Possui certi cação internacional em coaching. Professor e Pesquisador em Comunicação Internacional e Intercultural com foco no
potencial de produtos brasileiros. Desde 1998 atua em atividades de planejamento, capacitação e promoção internacional de empresas e órgãos governa-
mentais nacionais e estrangeiros. Construtor de uma língua híbrida que mistura raízes linguísticas de diversos povos com o intuito de apresentá-la como
a arte como ferramenta para inclusão e fomento da inteligência cultural. Teve a oportunidade de conhecer culturas analisar e aplicar práticas de negócios
em mais de 30 países. É autor de dois livros sobre o tema, colunista no Portal Comex do Brasil, e escritor de artigos para a Revista Brasileira de Comércio
Exterior, publicada pela FUNCEX. E-mail: [email protected].
1 Flusser, Vilém. 2017. O mundo codi cado: Por uma loso a do design e da comunicação. Ubu Editora.
58 Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024