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RBCE - A revista da



          agilidade e eficiência operacional. Também faz-se necessá-  Por sua vez, vale lembrar que
          rio aperfeiçoar a governança e aumentar a segurança jurídi-
          ca do sistema de apoio oficial às exportações; e concentrar   os regimes aduaneiros de incentivo às exportações são
          na Camex e no Comitê de Financiamento e Garantia das      ferramentas fundamentais para a inserção de empresas
          Exportações (Cofig) as competências de formulação, su-    exportadoras de bens manufaturados nas GVCs. Sem
          pervisão e avaliação da política pública de financiamento à   dúvida, é preciso instituir o marco legal do Operador
          exportação, transferindo as competências de operacionali-  Econômico Autorizado (OEA) e aperfeiçoar o pro-
          zação aos operadores dos mecanismos. Sem dúvida, é pre-   grama com a integração de todos os órgãos e agências
          ciso melhorar a interface entre a gestão do BNDES sobre   relevantes e ampliar os benefícios para as empresas
          as linhas de financiamento e as definições de políticas de  certificadas; e aperfeiçoar e/ou adotar modelos de ge-
          apoio à exportação, delineadas pela Camex. Cumpre ainda   renciamento de risco aduaneiro pelos órgãos anuentes
          destacar que é preciso reformar o funding da participação   e intervenientes do comércio exterior brasileiro, oti-
          governamental no financiamento e equalização à exporta-   mizando controles públicos e, ao mesmo tempo, re-
          ção, ampliando fontes de custeio e assegurando previsibi-  duzindo prazos e custos para usuários. E, sobretudo
          lidade, transparência e menor dependência orçamentária    seguir metodologia da Organização Mundial de Adu-
          principalmente para o Proex Equalização, por meio da      anas (OMA) e divulgar o tempo que a Receita Federal
          criação de um fundo financeiro.                           e demais anuentes levam para exercer os controles de
                                                                    sua competência (Time Release Study).
          No tocante aos tributos incidentes nas exportações a
          existência de tributos cumulativos dificulta a desone-  Do exposto, cumpre destacar que as análises e sugestões
          ração total das exportações. Na indústria de transfor-  aqui feitas visam incentivar que as empresas exportado-
          mação, o nível de cumulatividade médio no preço dos  ras de bens manufaturados, intensivos em recursos na-
          produtos é de 7,4%. A cumulatividade, ou a tributação  turais e de intensidade tecnológica média e baixa maxi-
          em cascata, ocorre pelo fato de um tributo incidir sobre  mizem a utilização de seus componentes de produção,
          as etapas intermediárias do processo produtivo e/ou de  e desse modo observaremos a elevação das exportações
          comercialização de determinado bem, inclusive sobre o  brasileiras nas cadeias globais de valor.
          próprio tributo anteriormente pago. Muitas vezes, não é
          possível abater integralmente o tributo pago nas etapas
          anteriores, por conta da existência de tributos apenas  BIBLIOGRAFIA
          parcialmente recuperáveis (ICMS, PIS/Cofins e IPI) e
          de tributos não recuperáveis (ISS), ou seja, cumulativos   CNI  –  CONFERÊNCIA  NACIONAL  DA  INDÚS-
          por natureza. Ademais, mesmo nos casos em que não   TRIA. 2022 Exportações: um mundo pela frente.  CNI,
          deveria haver cumulatividade, as dificuldades associa-  Resumo Executivo Nº 3.
          das à compensação tributária e à utilização dos créditos
          tributários significam que, na prática, a competitividade   WORLD CUSTOMS ORGANIZATION. 2018. Guide
          da produção e das exportações é prejudicada pela exis-  to measure the time required for the release of goods. Bru-
          tência de resíduos tributários. O valor não recuperado  xelas, Bélgica.
          transforma-se então em custo para as empresas, sendo
          incorporado ao preço da mercadoria a ser exportada.
          tegra, programa que restitui resíduos tributários na ex- “  É preciso reformar o funding da
          Para mitigar esse problema, foi criado, em 2011, o Rein-

          portação de manufaturados, num percentual que, por           participação governamental no
          lei, varia entre 0,1% e 3% sobre a receita auferida com a    financiamento e equalização à
          venda de bens ao exterior. Esse percentual corresponde      exportação, ampliando fontes de
          a resíduos tributários na exportação que não deveriam
          ocorrer, uma vez que vendas externas gozam de imunida-   custeio e assegurando previsibilidade,
          de tributária. Por isso, a devolução desses resíduos para   transparência e menor dependência
          os exportadores não significa subsídio ou renúncia fis-   orçamentária principalmente para o
          cal e, ademais, é compatível com normas internacionais,
          logo é preciso preservar o Reintegra e elevar sua alíquota,   Proex Equalização, por meio da
          enquanto não houver uma reforma tributária ampla que         criação de um fundo financeiro
                                                                                                            ”
          elimine os resíduos tributários nas exportações.

          Nº  154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023                                                       15
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