Page 23 - RBCE 154
P. 23
RBCE - A revista da
custos de adaptação etc.) – tanto para empreendedores “ É preciso ampliar a informação sobre as
Além disso, a arena digital envolve processos novos que
podem gerar custos adicionais (custos de aprendizado,
quanto para seus empreendimentos. Investimentos ini- oportunidades e a oferta de serviços da
ciais e disposição para assumir riscos são pré-requisitos cadeia de e-commerce às empresas das
para que as empresas desenvolvam capacidades relevan- diversas regiões do país, além de apoiar as
tes para o comércio eletrônico internacional (Tolstoy et pequenas empresas para que elas possam
al., 2021). se digitalizar e inserir seus produtos e
Para que o comércio eletrônico se torne algo mais do que serviços também no mercado externo
apenas uma atividade comercial marginal, os recursos de por meio dos negócios digitais
marketing precisam ser combinados com os demais re-
cursos da empresa. Ao examinar os efeitos do comércio ”
eletrônico no desempenho das exportações, Gregory et
al. (2019) mostram que as capacidades especializadas de Os empreendedores devem pesar cuidadosamente os
marketing aumentam diretamente o grau de eficiência benefícios e custos potenciais de cada modalidade e
de distribuição e comunicação de uma empresa, o que, analisar os objetivos da empresa. O e-commerce inter-
por sua vez, leva a um melhor desempenho nas exporta- nacional pode ser usado como uma ferramenta estraté-
ções para os mercados internacionais. gica para testar novos mercados, diversificar canais de
distribuição, escoar estoques, entre outros. A pondera-
No e-commerce internacional, existem diversas formas ção relativa dos custos e benefícios envolvidos depende,
de operar, a depender do produto/serviço e do merca- é claro, dos objetivos específicos de cada empresário.
do de interesse. No caso das empresas analisadas pela Mas, de um modo geral, os benefícios do e-commerce
ApexBrasil, os principais mercados de interesse estão na internacional podem superar os custos potenciais quan-
América do Norte, América Latina e Europa Ocidental. do partem de um planejamento bem elaborado.
............................................................................
GRÁFICO 4
MERCADOS PRIORITÁRIOS PARA E-COMMERCE INTERNACIONAL INDICADOS PELAS EMPRESAS
Fonte: ApexBrasil.
Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023 19