Page 23 - RBCE 154
P. 23

RBCE - A revista da



          custos de adaptação etc.) – tanto para empreendedores  “ É preciso ampliar a informação sobre as
          Além disso, a arena digital envolve processos novos que
          podem gerar custos adicionais (custos de aprendizado,

          quanto para seus empreendimentos. Investimentos ini-    oportunidades e a oferta de serviços da
          ciais e disposição para assumir riscos são pré-requisitos   cadeia de e-commerce às empresas das
          para que as empresas desenvolvam capacidades relevan-  diversas regiões do país, além de apoiar as
          tes para o comércio eletrônico internacional (Tolstoy et   pequenas empresas para que elas possam
          al., 2021).                                              se digitalizar e inserir seus produtos e
          Para que o comércio eletrônico se torne algo mais do que   serviços também no mercado externo
          apenas uma atividade comercial marginal, os recursos de     por meio dos negócios digitais
          marketing precisam ser combinados com os demais re-
          cursos da empresa. Ao examinar os efeitos do comércio                                             ”
          eletrônico no desempenho das exportações, Gregory et
          al. (2019) mostram que as capacidades especializadas de   Os empreendedores devem pesar cuidadosamente os
          marketing aumentam diretamente o grau de eficiência  benefícios e custos potenciais de cada modalidade e
          de distribuição e comunicação de uma empresa, o que,   analisar os objetivos da empresa. O e-commerce inter-
          por sua vez, leva a um melhor desempenho nas exporta-  nacional pode ser usado como uma ferramenta estraté-
          ções para os mercados internacionais.               gica para testar novos mercados, diversificar canais de
                                                              distribuição, escoar estoques, entre outros. A pondera-
          No e-commerce internacional, existem diversas formas  ção relativa dos custos e benefícios envolvidos depende,
          de operar, a depender do produto/serviço e do merca-  é claro, dos objetivos específicos de cada empresário.
          do de interesse. No caso das empresas analisadas pela  Mas, de um modo geral, os benefícios do e-commerce
          ApexBrasil, os principais mercados de interesse estão na  internacional podem superar os custos potenciais quan-
          América do Norte, América Latina e Europa Ocidental.  do partem de um planejamento bem elaborado.


                                        ............................................................................
         GRÁFICO 4
         MERCADOS PRIORITÁRIOS PARA E-COMMERCE INTERNACIONAL INDICADOS PELAS EMPRESAS



































          Fonte: ApexBrasil.


          Nº  154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023                                                       19
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28