Page 22 - RBCE 154
P. 22
E-commerce em Comércio Exterior
do país, em especial aquelas menos atendidas atualmente, Brasil têm, em geral, a vantagem de já possuírem uma
além de apoiar as pequenas empresas para que elas pos- pessoa dedicada para trabalhar nos negócios digitais.
sam se digitalizar e inserir seus produtos e serviços tam- Em recente pesquisa realizada com empresas italianas
bém no mercado externo por meio dos negócios digitais. de diferentes portes e setores (design e móveis, moda e
alimentos e bebidas), concluiu-se que as competências
digitais podem ser mais importantes que a própria ex-
EMPRESAS QUE JÁ OPERAM NO periência em exportação para o sucesso da empresa no
E-COMMERCE mercado internacional digital (Elia et al., 2021).
De acordo com o estudo, as empresas que utilizam tec-
Do total das empresas avaliadas, 53% operam com e-com-
merce no Brasil por meio de sites próprios, marketplaces nologias digitais são mais propensas a aumentar sua
e redes sociais, porém pouco mais de 14% já possuem exportação digital, independentemente do tamanho.
e-commerce no exterior. Outra característica das empre- Nesse sentido, as empresas que empregam um gerente
sas que já operam por e-commerce, é que entre as que ope- de comércio eletrônico são mais inclinadas a realizar ex-
ram no Brasil há predomínio de site próprio, mas entre as portações digitais do que aquelas que dependem de um
que operam no exterior a maioria atua em marketplaces. gerente de exportação tradicional (Elia et al., 2021).
Esse comportamento reflete o desafio da construção de
marcas no mercado internacional que impacta, entre ou- EMPRESAS QUE AINDA NÃO OPERAM
tros aspectos, na geração de tráfego em sites próprios. Por
outro lado, há oferta de serviços fundamentais ao e-com- COM E-COMMERCE
merce como armazenagem, logística, meios de pagamen-
to e marketing disponibilizados pelos marketplaces. Em termos de implicações gerenciais, verifica-se a im-
portância de investimentos tanto na adoção de tecnolo-
As habilidades digitais são fundamentais para aproveitar gias quanto no desenvolvimento de habilidades digitais
a onda da transformação digital (Tolstoy et al., 2020). para uma vantagem competitiva baseada na exportação
Assim, as empresas que atuam com o e-commerce no digital.
............................................................................
GRÁFICO 3
CANAIS DE OPERAÇÃO PARA E-COMMERCE
Fonte: ApexBrasil.
18 Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023