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E-commerce em Comércio Exterior


          do país, em especial aquelas menos atendidas atualmente,  Brasil têm, em geral, a vantagem de já possuírem uma
          além de apoiar as pequenas empresas para que elas pos-  pessoa dedicada para trabalhar nos negócios digitais.
          sam se digitalizar e inserir seus produtos e serviços tam-  Em recente pesquisa realizada com empresas italianas
          bém no mercado externo por meio dos negócios digitais.  de diferentes portes e setores (design e móveis, moda e
                                                              alimentos e bebidas), concluiu-se que as competências
                                                              digitais podem ser mais importantes que a própria ex-
          EMPRESAS QUE JÁ OPERAM NO                           periência em exportação para o sucesso da empresa no
          E-COMMERCE                                          mercado internacional digital (Elia et al., 2021).

                                                              De acordo com o estudo, as empresas que utilizam tec-
          Do total das empresas avaliadas, 53% operam com e-com-
          merce no Brasil por meio de sites próprios, marketplaces   nologias digitais são mais propensas a aumentar sua
          e redes sociais, porém pouco mais de 14% já possuem  exportação digital, independentemente do tamanho.
          e-commerce no exterior. Outra característica das empre-  Nesse sentido, as empresas que empregam um gerente
          sas que já operam por e-commerce, é que entre as que ope-  de comércio eletrônico são mais inclinadas a realizar ex-
          ram no Brasil há predomínio de site próprio, mas entre as   portações digitais do que aquelas que dependem de um
          que operam no exterior a maioria atua em marketplaces.  gerente de exportação tradicional (Elia et al., 2021).

          Esse comportamento reflete o desafio da construção de
          marcas no mercado internacional que impacta, entre ou-  EMPRESAS QUE AINDA NÃO OPERAM
          tros aspectos, na geração de tráfego em sites próprios. Por
          outro lado, há oferta de serviços fundamentais ao e-com-  COM E-COMMERCE
          merce como armazenagem, logística, meios de pagamen-
          to e marketing disponibilizados pelos marketplaces.  Em termos de implicações gerenciais, verifica-se a im-
                                                              portância de investimentos tanto na adoção de tecnolo-
          As habilidades digitais são fundamentais para aproveitar  gias quanto no desenvolvimento de habilidades digitais
          a onda da transformação digital (Tolstoy et  al., 2020).  para uma vantagem competitiva baseada na exportação
          Assim, as empresas que atuam com o e-commerce no    digital.

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          GRÁFICO 3
          CANAIS DE OPERAÇÃO PARA E-COMMERCE
































          Fonte: ApexBrasil.

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