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E-commerce em Comércio Exterior
ApexBrasil apoia as empresas brasileiras na internacionalização via e-commerce 1
A ApexBrasil lançou o Programa E-Xport em 2017 e, desde então, desenvolve diversas ações de sensibiliza
ção, capacitação, apoio na abertura de vendas digitais, geração de negócios e consolidação das empresas no e-com-
merce internacional.
As tecnologias digitais amadureceram significativamente nos últimos anos com a implantação de banda larga, mé-
todos de pagamento mais convenientes e jornadas de clientes personalizadas. Com apoio da inteligência artificial, o
comércio passou a contar com técnicas, sistemas, ferramentas e até algoritmos para apoiar atividades relacionadas a
compra e venda de produtos ou serviços pela internet (Bawack et al., 2022).
É possível atuar no e-commerce internacional de diversas formas: site próprio, marketplaces, redes sociais, vitrines
digitais, entre outras. Para que os distribuidores e fabricantes possam ter sucesso nas vendas online é importante
conhecer os modelos de negócios, funcionalidades e vantagens de cada modalidade e saber como integrá-las, consi-
derando, ainda, os aspectos específicos de cada mercado.
Nesse sentido, o Programa E-Xport é uma ação da ApexBrasil, e tem como objetivo promover os negócios das em-
presas brasileiras por meio da inserção no comércio eletrônico internacional e da melhoria da presença digital das
empresas apoiadas pela ApexBrasil, de forma contínua e sustentável.
A Agência oferece capacitações, acelerações de negócios em plataformas de e-commerce internacional e eventos
com especialistas para as empresas que têm como estratégia exportar utilizando os canais de comércio eletrônico de
larga escala e de alcance regional ou global. Hoje, a ApexBrasil desenvolve acelerações com plataformas de market
places, conteúdos sobre e-commerce, missões, além da Semana do E-commerce Internacional: o E-Xport Meeting.
ACELERAÇÕES
Atualmente, são oferecidos os programas Aceleração com a Amazon e Aceleração com o Alibaba. A Aceleração com
a Amazon tem como objetivo auxiliar as empresas brasileiras a venderem seus produtos no e-commerce americano,
por meio do site da Amazon.com. É a oportunidade para as empresas expandirem seus negócios para os Estados
Unidos, alcançando milhões de novos clientes. Com esse programa, os vendedores parceiros qualificados contam,
por exemplo, com benefícios e facilidades, como o suporte nas ferramentas de venda e promoção de seus produtos.
Por sua vez, a Aceleração com o Alibaba concede acesso à plataforma Alibaba.com, maior ecossistema de negócios
digitais B2B do mundo. Além de terem a oportunidade de apresentar e testar seus produtos, as empresas poderão
atender aos compradores globais, abrir novos mercados, aprender como operar loja virtual e como utilizar ferramenta
promocional como palavras-chave, participar das campanhas digitais de promoção comercial e adaptar a transfor-
mação digital no comércio internacional.
E-XPORT MEETING
O E-Xport Meeting é um evento anual realizado pela ApexBrasil para conectar empresas brasileiras aos maiores
especialistas em e-commerce internacional. Todo ano, trazemos tecnologias, tendências e melhores práticas para
apoiar a internacionalização das empresas brasileiras por meio da transformação digital. O evento já conta com três
edições de palestras, casos de sucesso, rodadas de negócios e oficinas sobre os temas mais relevantes do e-commerce
internacional.
Saiba mais sobre as iniciativas do Programa E-Xport da ApexBrasil em: www.apexbrasil.com.br.
1 Elaborado por Anna Emilia Arend dos Santos, analista do Programa E-Xport da ApexBrasil e Marcelo Julião Paiva, assistente do Programa E-Xport da ApexBrasil.
20 Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023