Page 20 - RBCE 154
P. 20
E-commerce em Comércio Exterior
Empresas brasileiras buscam
o e-commerce para alcançar
novos mercados
internacionais
Camila Paschoal Karina Regina Paula Borges
Vieira Bazuchi Gomes Akitaya
Estudos recentes no campo do empreendedorismo internacional mostram que o comércio eletrônico abre oportu-
nidades para pequenas empresas em novos mercados e permite o acesso a clientes ainda não alcançados. Produtos e
serviços digitais podem ser promovidos e até entregues rapidamente para qualquer país do mundo. Nesse sentido,
os modelos de negócios digitais parecem reduzir os obstáculos tradicionais à internacionalização.
............................................................................
GRÁFICO 1
EMPRESAS ANALISADAS POR SETOR DE ATUAÇÃO PRINCIPAL E UF
Fonte: ApexBrasil.
............................................................................
Camila Paschoal é doutoranda em gestão pela Universidade de Lisboa e analista do Programa E-Xport da ApexBrasil.
Karina Regina Vieira Bazuchi é mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas e coordenadora de expansão internacional da ApexBrasil.
Paula Borges Gomes Akitaya é mestre em administração pela Universidade de Brasília e coordenadora de Articulação e Outreach da ApexBrasil.
16 Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023