Page 20 - RBCE 154
P. 20

E-commerce em Comércio Exterior






             Empresas brasileiras buscam


             o e-commerce para alcançar


             novos mercados


             internacionais














             Camila Paschoal  Karina Regina   Paula Borges
                       Vieira Bazuchi   Gomes Akitaya

          Estudos recentes no campo do empreendedorismo internacional mostram que o comércio eletrônico abre oportu-
          nidades para pequenas empresas em novos mercados e permite o acesso a clientes ainda não alcançados. Produtos e
          serviços digitais podem ser promovidos e até entregues rapidamente para qualquer país do mundo. Nesse sentido,
          os modelos de negócios digitais parecem reduzir os obstáculos tradicionais à internacionalização.
                                        ............................................................................
          GRÁFICO 1
          EMPRESAS ANALISADAS POR SETOR DE ATUAÇÃO PRINCIPAL E UF




























          Fonte: ApexBrasil.
                                        ............................................................................
          Camila Paschoal é doutoranda em gestão pela Universidade de Lisboa e analista do Programa E-Xport da ApexBrasil.
          Karina Regina Vieira Bazuchi é mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas e coordenadora de expansão internacional da ApexBrasil.
          Paula Borges Gomes Akitaya é mestre em administração pela Universidade de Brasília e coordenadora de Articulação e Outreach da ApexBrasil.
         16                                                                   Nº  154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25