Page 21 - RBCE 154
P. 21

RBCE - A revista da



                                                              2018). No sentido de contribuir com esse conhecimen-
                                                              to, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
                                                              Atração de Investimentos (ApexBrasil) analisou os da-
                                                              dos das empresas brasileiras inscritas no E-Xport Mee-
                                                              ting 2022, evento anual voltado para geração de conhe-
                                                              cimento sobre o e-commerce internacional.

                                                              Das 992 empresas analisadas, mais de 66% são micro
                                                              e pequenas empresas, principalmente das regiões Sul e
                                                              Sudeste. Essas empresas são de diversos setores, especial-
                                                              mente de alimentos e bebidas; casa e construção; moda
                                                              e calçados; higiene pessoal e cosméticos.
                                                           Imagem de mohamed_hassan por Pixabay  Atualmente, a maioria das empresas inscritas no evento

                                                              atua tanto no modelo Business to Business (ou Empresa
                                                              para Empresa – B2B), quanto no Business to Consumer
                                                              (ou Empresa para Consumidor – B2C). Metade dessas
                                                              empresas já é exportadora, enquanto a outra metade
                                                              ainda não realiza exportação. No entanto, mais de 84%
                                                              das empresas pretendem iniciar ou ampliar operação de
                                                              e-commerce no exterior.

                                                              Os dados indicam um potencial crescimento no núme-
          Apesar das potencialidades do contexto digital, ainda  ro de empresas brasileiras operando no mercado inter-
          pouco se sabe sobre a forma como as empresas utili-  nacional por meio do e-commerce. É preciso ampliar a
          zam plataformas e canais de vendas digitais para buscar   informação sobre as oportunidades e a oferta de serviços
          oportunidades em mercados estrangeiros (Ojala et  al.,  da cadeia de e-commerce às empresas das diversas regiões
                                        ............................................................................
          GRÁFICO 2
          EMPRESAS EXPORTADORA E MODELO PARA E-COMMERCE

































          Fonte: ApexBrasil.


          Nº  154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023                                                       17
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26