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Acordos e Política Comerciais



          de empresas. Os Estados membros da UE pleiteiam jun-  13 Estados-membros beneiciam aproximadamente 19
          to à Comissão projetos ao amparo do EGF.            mil trabalhadores, dos quais, quase 8 mil encontraram
                                                              novo emprego ou iniciaram nova atividade autônoma.
          Entre os critérios para aprovação encontram-se a in-
          dicação de: (i) aumento substancial das importações  Na avaliação do Parlamento Europeu, o programa pre-
          da UE em determinado setor, (ii) grande mudança na  cisaria ser adaptado especiicamente às novas realidades
          balança externa comunitária de bens e serviços, (iii)  de liberalização econômica, à luz do TAA norte-ameri-
          rápido declínio da quota de mercado da UE em um     cano, em particular no que concerne ao vínculo entre
          determinado setor, ou (iv) relocalização de atividades  mandatos negociadores e programas de ajustes, bem
          para terceiros países, desde que as demissões tenham  como à ampliação de beneiciários para cobrir o setor
          tido um impacto adverso signiicativo na economia    agrícola, desde que ique comprovado o dano direto en-
          local, regional ou nacional. Cabe à Direção-Geral de  tre desemprego e acordos de liberalização. 10
          Comércio da Comissão Europeia avaliar a pertinência
          das provas apresentadas pelo Estado membro reque-
          rente. Além da comprovação das mudanças citadas, é   •  Coreia do Sul
          pré-requisito para a contribuição inanceira do EGF  Em sequência à assinatura do acordo de livre comércio
          que ao menos 500 trabalhadores tenham sido demiti-  com o Chile, em 2004, o governo sul-coreano sancio-
          dos ou trabalhadores independentes tenham cessado a   nou a Special Law Assisting the Agricultural Sector in
          atividade durante um período de referência de quatro   Implementing the Korea-Chile FTA. Dois anos depois,
          meses. Em caso de pequenas e médias empresas, o pe-  em 2006, quando da implementação do acordo Coreia-
          ríodo de referência é de nove meses e, para se atingir   Cingapura, Seul lançou seu Act on Trade Adjustment
          o número de 500 trabalhadores, permite-se computar   Assitance for Manufacturing and Related Industries. O
          diferentes pequenas e médias empresas (PMEs) per-   programa entrou em operação em 2007. A política core-
          tencentes ao mesmo setor e situadas na mesma região.   ana de ajustes ao comércio vincula diretamente acordos
          Há lexibilidades que levam em consideração o ta-    de livre comércio a benefícios diretos para empresas. Di-
          manho do mercado local, permitindo acionar o EGF    ferentemente dos programas europeu e americano, no
          mesmo quando o piso de 500 trabalhadores não seja   caso sul-coreano o foco é todo na concessão de benefí-
          atingido.                                           cios para irmas. Há limitada abertura na legislação para
                                                              cobertura de trabalhadores – 92% do orçamento do
          Acordos de livre comércio não são diretamente mencio-  programa é destinado a atender às demandas de irmas,
          nados na regulamentação comunitária como gatilhos   enquanto os 8% restantes são para cobertura de auxílio
          necessários para a aplicação das medidas, diferentemen-  capacitação para trabalhadores (Heo, 2012:91).
          te do caso coreano. Neste sentido, o desenho do progra-
          ma europeu é mais abrangente, porém diverge do ameri-  Entre os objetivos do TAA coreano está o desejo do
          cano, limitado ao auxílio de trabalhadores.         governo de: (i) direcionar o processo de reestrutura-
                                                              ção industrial e (ii) construir infraestrutura social para
          A Comissão Europeia avalia os resultados do EGF como  angariar apoio para a política de livre comércio. 11  O
          positivos, ao complementar e agregar valor aos progra-  programa coreano facilita inanciamento de compra de
          mas de apoio dos Estados membros. Reconhece, não    matérias-primas ou subsidiárias para a produção, bem
          obstante, que o EGF é subutilizado, jamais tendo em-  como de equipamentos e sítios fabris para manter em
          pregado a totalidade dos recursos disponíveis para um  operação a produção. O governo fornece empréstimos
          determinado ano. No último relatório de avaliação do  a juros de 4,75% para investimento em tecnologia, me-
          programa, entre 2013-2014, foram autorizados 28 no-  lhoria da produção, treinamento e capacitação da força
          vos programas de apoio sob a égide do EGF. Os relató-  de trabalho (teto de empréstimo de aproximadamente
          rios de implementação dos 34 programas operantes em  USD 2,5 milhões para investimentos em plantas fabris,



                                       ............................................................................



          10   Bendini, Roberto. A brief comparison of globalization adjustment funds in the EU and the US. EU-Parliament Directorate-General
          for External Policies. 2014. Disponível em: http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/brieing_note/join/2014/522350/EXPO
          -INTA_SP(2014)522350_EN.pdf.

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