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RBCE - A revista da
GRÁFICO 1
OS DESEQUILÍBRIOS HERDADOS PELO
GOVERNO MACRI
(a) Resultado fiscal do setor público nacional (em % do PIB)
4% Superávit 18 Fo
primario 16 In
3% 14 Br
Superávit 12
2% nanceiro 10
1% 8
6
0% 4
2
-1% 0
-2%
-3%
-4%
-5%
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ternos de forte intensidade: a queda no preço das com- (b) Taxa de câmbio nominal
mosdoeBoluddrcaiótislioiaelnsr. eaCesdaoosdmósidmopaoeinndssouieai243istç%%%sepãeoprroadabrmaalseopmelxdiapaisadoe,arnxtdtaoeçercõsnuveorastslioonnrpdãizrouaaspnztorodidoaaieossmefpSpSenuurnarsippasmretneeiaararr-cááreivvioriitto
velmente o câmbio 1o%u reativando os fluxos de capital. 18 Formal 90% 1600
16 Informal 80% 1400
0% 14 Brecha 70% 1200
12 60%
Essa situação troux-1e%um dilema antigo para o novo go- 10 50% 1000
qtvoeefurereinrotsoraea. dvaPateaudroaaisvnsrieísevasveosel.rbEtdre---eme432r%%%avaosiducsaatitruuadssaaaçspãp:aooolapddvureélafaiseçc,sãitetoarfg,aifsenlcraeaaçclãepeosrsaiqáoerurisieoctáaedrsliseioa--
minar o controle c-a5%mbial e desvalorizar o câmbio. E a 8 40% 800
6 30% 600
4 20% 400
2
0 10% 200
0% 0
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Dez-13
Mai-14
Out-14
Mar-15
Ago-15
jan/06
out/06
magnitude da desvalorização teria que ser maior quanto
menor fosse a entrada de capitais externos. Era preciso,
também, subir as tarifas. No curto prazo, porém, essas
m-eseSptduraipimrdearpáarivoositrtesneudsere1if8aemitoasnstoebs raeFoaargmrraael vnadraqrueealmdeelbhooarapraortbeedma90% (c) Risco-país da Argentina em perspectiva
1600 Arg-EMBI+
poSpuupelraáçviãt o. 16 Informal 80% 1400 Arg-Bras
nanceiro 14 70% 1200 Arg-Méx
À luz do que fo12i exposto, cabia esperar que o discurso60% 1000
dtecehodroieanqmcouovercoreoexgnçtosãeevorqnedruone1êp0o86npacrdrieaaeçssjouspsesotrêilefnilitBacfirtaaceicrsavhemaoa sàse,mnhqteeuedreaeidnreoraçassaimvdraeeiscna.ejeCubvsioidttneáatvfuieesdicsaoaoel,435000%%% 800
as autoridades de4cidiram não fazer muitas referências à20% 600
400
herança recebida2, preferindo enfatizar, em contraparti-10% 200
da, os benefícios0passíveis de ser obtidos graças à forma0%
0
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mais racional pela qual os assuntos do Estado passariam
a ser geridos. Buscava-se, com isso, gerar um clima que
não deteriorasse o otimismo e a confiança que a mu-
dança de governo, presumivelmente, causaria. Em vez eFodnatseF:iEnlaanbçoarsaPçãúoblpicraósp.ria, com base em dados do Ministério da Fazenda
Nº 128 - Julho/Agosto/Setembro de 2016 29