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Prática de Comex


          não agregam valor e promover uma cultura de melhoria  Veja abaixo outros métodos e sistemas semelhantes ao
          constante.                                          Toyota Production System (TPS):

          Portanto, embora Ohno tenha se baseado em várias    1. Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta):
          ideias e teorias de gestão, sua abordagem única e suas
          contribuições especí cas foram cruciais para a criação e   O Lean Manufacturing é uma abordagem sistemática
          o sucesso do TPS na Toyota.                         para eliminar desperdícios e melhorar a e ciência em
                                                              processos de produção. Ele se concentra em maximizar
                                                              o valor para o cliente enquanto minimiza o desperdício
          A DISSEMINAÇÃO                                      de recursos
                                                              Criadores: Taiichi Ohno, Shigeo Shingo (desenvolve-
          Mais recentemente, encontramos um autor que aborda   ram o TPS na Toyota).
          esses temas de forma abrangente: Eliyahu M. Goldratt.
          Goldratt é conhecido por seus livros sobre gestão e teo-  Ano de Criação: O conceito de Lean Manufacturing
          ria das restrições, que frequentemente tratam dos desa-  começou a se desenvolver na Toyota na década de 1950,
           os enfrentados pela indústria na solução de problemas  mas o termo “Lean” foi popularizado nos anos 90.
          internos e na integração entre as áreas.
                                                              2. Six Sigma:
          Um de seus livros mais famosos é “A Meta” ( e Goal,
          1984), onde ele apresenta seus conceitos por meio de  É uma metodologia de melhoria de processos que visa
          uma narrativa empresarial, aborda os desa os de gestão  reduzir a variação nos processos de produção e garantir
          de uma fábrica e como o protagonista, o gerente Alex  que os produtos atendam consistentemente às especi -
          Rogo, enfrenta problemas de produção, qualidade e   cações do cliente. Ele utiliza uma abordagem baseada em
          e ciência, ao mesmo tempo em que busca entender os  dados e estatísticas para identi car e eliminar defeitos.
          princípios da Teoria das Restrições.
                                                              Criador: Bill Smith (desenvolvido pela Motorola).
          Goldratt  também  escreveu  outros  livros,  como  “A  Cor-
          rente Crítica” (Critical Chain,1997) e “Não é Sorte” (It’s   Ano de Criação: Introduzido na Motorola em meados
          Not Luck,1994), que exploram questões semelhantes re-  dos anos 80.
          lacionadas à gestão de projetos e estratégias de negócios.
                                                              3.  eory of Constraints (Teoria das Restrições):
          Os livros de Goldratt são conhecidos por sua aborda-
          gem prática e acessível, oferecendo insights valiosos so-  É uma abordagem para gerenciar sistemas complexos,
          bre como superar os desa os enfrentados pela indústria   identi cando e melhorando os pontos de estrangula-
          na solução de problemas internos e na integração entre   mento (restrições) que limitam o desempenho geral do
          as áreas. Suas ideias têm sido amplamente adotadas por   sistema. Ela se concentra em maximizar o  uxo de pro-
          empresas ao redor do mundo como ferramentas e cazes   dutos ou serviços através do sistema, em vez de otimizar
          para melhorar a e ciência operacional e alcançar resul-  partes isoladas
          tados sustentáveis.
                                                              Criador: Eliyahu M. Goldratt.
          Embora o tempo tenha passado e tenhamos tantos outros   Ano de Criação: A Teoria das Restrições começou a ser
          escritores e pensadores sobre esse tema, a in uência do caso   desenvolvida na década de 1970 e foi formalizada no li-
          TPS, adentrou em inúmeras organizações, inicialmente na
          indústria automotiva, expandindo-se para outros segmen-  vro “A Meta”, publicado em 1984.
          tos, de diferentes países, com a  nalidade de ser replicado   4. Kaizen:
          para a realidade de seus nichos e cultura corporativa.
                                                              Kaizen é uma  loso a de melhoria contínua que enfati-
          O  método  ou  sistema  Toyota,  também  serviu  de  inspira-  za a participação de todos os funcionários na identi ca-
          ção para outros métodos conceituados, que ganharam seus   ção e implementação de pequenas melhorias nos proces-
          adeptos ao redor do mundo e vem sendo aplicados em par-  sos de trabalho. Ele promove uma cultura de constante
          te ou na sua totalidade, na gestão de indústrias pioneiras e   aprimoramento e busca pela excelência.
          inovadoras que buscam incansavelmente a melhoria contí-
          nua, a inovação e a sustentabilidade de seus negócios.  Origem: Japão.

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