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Prática de Comex








             Melhoria Contínua aplicada ao


             Comércio Exterior




















               Helena Detzel
              Machado da Costa

          INTRODUÇÃO


          Na complexidade das operações de comércio exterior, inseridas na ampla cadeia de suprimentos global, os desa os para
          o gerenciamento e ciente de processos são muitos. Torná-los escaláveis e adaptáveis às especi cidades de cada tipo de
          operação e às particularidades organizacionais de cada empresa exige visão sistêmica e abordagem estruturada.

          Ao longo dos meus 25 anos de carreira, atuando em empresas globais de logística internacional e em indústrias de
          diversos setores, observei que raramente se aplica, de forma estratégica, as ferramentas da qualidade com foco em
          uma visão holística. A análise aprofundada de causas e efeitos, essencial para o alinhamento e o aprimoramento de
          processos, muitas vezes é negligenciada — comprometendo a assertividade operacional.

          Apesar de amplamente difundidas no ambiente corporativo, especialmente na indústria, as ferramentas da qualida-
          de ainda são majoritariamente aplicadas com foco em produtividade fabril e, em menor escala, em processos admi-
          nistrativos.  uando se trata de logística e comércio exterior, sua aplicação ainda é incipiente, diante de um cenário
          marcado por constantes urgências e pela cultura de “apagar incêndios” no dia a dia do comex global.
          A tecnologia tem contribuído signi cativamente para a  uidez das operações. É uma aliada poderosa, pois o pri-
          meiro passo para resolver um problema é identi cá-lo — e, para isso, é necessário controle. Sem dados, os fatos se
          perdem na rotina operacional. Indicadores (KPIs) e o monitoramento por meio de dados sólidos são fundamentais
          para identi car oportunidades de melhoria e promover uma análise crítica e caz. No entanto, a tecnologia por si só
          não resolve: é preciso o olhar humano, experiente e analítico, para extrair sentido desses dados e identi car a causa
          raiz de um desempenho insatisfatório.

          Felizmente, nos últimos anos, tive a oportunidade de explorar essas ferramentas tecnológicas e aplicá-las em con-
          junto com as ferramentas da qualidade no contexto do comércio exterior e da logística. Isso tem ocorrido na mul-
          tinacional do setor químico onde atuo, cuja cultura organizacional é fortemente voltada à melhoria contínua. A
          empresa desenvolveu uma metodologia interna, que incentiva que todos os projetos passem por essa abordagem
          antes de qualquer ajuste, implementação ou mudança de  uxo.

          Participando do desenvolvimento e da aplicação dessa metodologia, pude vivenciar o impacto positivo de uma

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