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RBCE - A revista da
Indicadores Sugeridos: 4. Agilidade na con rmação de embarques e documen-
tação nal.
1. Cumprimento de prazos logísticos.
5. Tempo de encerramento do processo e devolução de
2. Tempo de entrega de documentos pré-embarque. saldos.
3. Prazos para disponibilização de numerários. Exemplo projeto A3 aplicado no layout:
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Título de projeto: Revisão de Processo de Exportação com apoio de serviços terceirizados especializados em despacho aduaneiro
Responsãvel / Data / Local
Antecedentes (Background)
A concentração das responsabilidades operacionais em um único colaborador gera dependência excessiva, retrabalho e gargalos na comunicação entre
as áreas. Há necessidade de maior autonomia e redução de custos.
Condição atual (Current condition)
• Processo centralizado em um único responsável.
• Retrabalho e comunicação excessivamente intermediada.
• Controles paralelos e não integrados.
Análise de Causa Raiz (Root cause analysis)
Falta de padronização de processos, concentração de conhecimento em um único analista e ausência de integração sistêmica entre áreas resultam em
gargalos e dependências.
Desperdícios identi cados:
Processamento Excessivo
Processamento desnecessário
Defeitos (retrabalho)
Desperdício de talentos
Condição alvo (Target condition)
Fluxo redesenhado com autonomia entre as áreas, escopo claro para parceiro externo e KPIs revistos para monitorar performance e custos.
Contramedidas / Plano de ação (Countermeasures / Action Plan)
1. Mapear processo atual e responsabilidades.
2. Alinhar escopo com parceiro externo.
3. Validar proposta de serviços.
4. Formalizar contrato e prazos.
5. Treinar parceiro externo.
6. De nir KPIs de desempenho.
7. Criar controle e loop de ações.
Follow-up / Resultados
Indicadores sugeridos:
- Prazos de coordenação logística.
- Entrega de documentos pré-embarque.
Template baseado na metodologia A3 da Toyota (TPS).
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Exemplo de Procedimento Operacional após mapeamento de processo e identi cação de resultados:
INSTRUÇÃO TRABALHO - Área de Atendimento ao Cliente
O que fazer Como fazer Por que fazer
Garantir que todos os detalhes do pedido estão corre-
Receber ordem do cliente Veri car e registrar a ordem recebida
tos e completos
Nº 163 - Abril, Maio e Junho de 2025 47