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RBCE - A revista da



          Indicadores Sugeridos:                              4. Agilidade na con rmação de embarques e documen-
                                                              tação  nal.
          1. Cumprimento de prazos logísticos.
                                                              5. Tempo de encerramento do processo e devolução de
          2. Tempo de entrega de documentos pré-embarque.     saldos.

          3. Prazos para disponibilização de numerários.      Exemplo projeto A3 aplicado no layout:
                                        ............................................................................
          Título de projeto: Revisão de Processo de Exportação com apoio de serviços terceirizados especializados em despacho aduaneiro
          Responsãvel / Data / Local
          Antecedentes (Background)

          A concentração das responsabilidades operacionais em um único colaborador gera dependência excessiva, retrabalho e gargalos na comunicação entre
          as áreas. Há necessidade de maior autonomia e redução de custos.
          Condição atual (Current condition)
              •   Processo centralizado em um único responsável.
              •   Retrabalho e comunicação excessivamente intermediada.
              •   Controles paralelos e não integrados.
          Análise de Causa Raiz (Root cause analysis)
          Falta de padronização de processos, concentração de conhecimento em um único analista e ausência de integração sistêmica entre áreas resultam em
          gargalos e dependências.

          Desperdícios identi cados:
          Processamento Excessivo
          Processamento desnecessário
          Defeitos (retrabalho)
          Desperdício de talentos



          Condição alvo (Target condition)
          Fluxo redesenhado com autonomia entre as áreas, escopo claro para parceiro externo e KPIs revistos para monitorar performance e custos.
          Contramedidas / Plano de ação (Countermeasures / Action Plan)
          1.   Mapear processo atual e responsabilidades.
          2.   Alinhar escopo com parceiro externo.
          3.   Validar proposta de serviços.
          4.   Formalizar contrato e prazos.
          5.   Treinar parceiro externo.
          6.   De nir KPIs de desempenho.
          7.   Criar controle e loop de ações.
          Follow-up / Resultados
          Indicadores sugeridos:
          - Prazos de coordenação logística.
          - Entrega de documentos pré-embarque.
          Template baseado na metodologia A3 da Toyota (TPS).
                                        ............................................................................
          Exemplo de Procedimento Operacional após mapeamento de processo e identi cação de resultados:


          INSTRUÇÃO TRABALHO - Área de Atendimento ao Cliente
                  O que fazer                   Como fazer                            Por que fazer
                                                                      Garantir que todos os detalhes do pedido estão corre-
          Receber ordem do cliente  Veri car e registrar a ordem recebida
                                                                      tos e completos

          Nº  163 - Abril, Maio e Junho de 2025                                                              47
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