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Prática de Comex
INSTRUÇÃO TRABALHO - Área de Logística
Operação: Programação Intralogística
O que fazer Como fazer Por que fazer
Avaliar carteira junto com Revisar carteira de pedidos e programar Garantir que todos os pedidos sejam
pedidos nacionais intralogística, incluindo INTERCO processados de forma e ciente
Noti car indisponibilida- Comunicar bloqueios ou falta de estoque Evitar atrasos e problemas na expedição
de para expedição
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INSTRUÇÃO TRABALHO - Despachante aduaneiro Ao incorporar a melhoria contínua no DNA de uma
empresa, garantimos não apenas ganhos operacionais,
Operação: Monitoramento e Atualização de Ordens de Exportação
mas também um diferencial estratégico no mercado. A
O que fazer Como fazer Por que fazer capacidade de adaptação, aprendizado e inovação tor-
Garantir que todas na-se pilar essencial para enfrentar desa os e aproveitar
Usar o relatório
Monitorar ordens as ordens estão oportunidades em um cenário cada vez mais dinâmico
ERP
atualizadas e competitivo. Assim, com disciplina, colaboração e
Assegurar precisão comprometimento, a [Empresa] fortalece sua posição
Manter o FUP Atualizar regular- no setor e impulsiona seu crescimento sustentável, asse-
atualizado mente e atualidade das
informações gurando um futuro sólido para colaboradores, clientes
e parceiros.
INSTRUÇÃO TRABALHO - Área de SUPPLY-CHAIN
Organizações que combinam melhoria contínua com
Operação: Planejamento de Produção
mudanças radicais colhem benefícios estratégicos e ope-
O que fazer Como fazer Por que fazer racionais, como:
Garantir que todas as ordens
Veri car ordens de Acessar o sistema ERP estejam corretas e atualizadas
exportação no ERP e revisar as ordens para o planejamento de pro- 1. Competitividade sustentável — ajustes graduais so-
dução mados a saltos de inovação mantêm a empresa à frente
............................................................................ da concorrência.
CONCLUSÃO 2. Maior e ciência e produtividade — processos otimi-
zados reduzem desperdícios e elevam o aproveitamento
O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbu- de recursos.
lência em si, mas agir com a lógica de ontem.” — Peter
Drucker 3. Cultura de engajamento e inovação — o envolvimento
de todas as camadas estimula criatividade e protagonismo.
Com base nessa perspectiva, é possível consolidar uma
cultura de melhoria contínua fundamentada no empode- 4. Resiliência e capacidade de adaptação — equilíbrio
ramento dos colaboradores e na integração de duas cadeias entre ajustes contínuos e mudanças estruturais garante
de valor essenciais: a do produto e a das pessoas. Desenvol- agilidade diante de crises e oportunidades.
ver a cadeia de valor das pessoas para trabalhar continua- 5. Segurança e qualidade de trabalho — a melhoria con-
mente na eliminação de desperdícios da cadeia de valor do tínua cria ambientes mais seguros, organizados e satis-
produto, promovendo uma organização de aprendizagem fatórios.
que forma pro ssionais quali cados e motivados.
6. Consolidação de mercado e crescimento sustentá-
A jornada rumo à excelência operacional não é um destino vel — excelência operacional e inovação fortalecem
nal, e sim um processo permanente, sustentado por uma reputação, delizam clientes e ampliam participação.
cultura organizacional forte e comprometida com inova-
ção, e ciência e desenvolvimento humano. A sinergia entre Essa abordagem permite que a empresa não apenas se
a melhoria dos processos e o crescimento das pessoas cria mantenha competitiva, mas lidere transformações em
um ambiente em que cada colaborador se torna agente ati- seu setor, promovendo um crescimento sustentável e
vo na busca por soluções mais e cazes e sustentáveis. duradouro.
48 Nº 163 - Abril, Maio e Junho de 2025