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Prática de Comex


          5. Excesso de estoque                               siva entre as áreas envolvidas, di cultando a  uidez da
                                                              operação e aumentando o risco de gargalos.
          6. Movimentação desnecessária
                                                              Objetivo:
          7. Defeitos (retrabalho)
                                                              Reestruturar a divisão de responsabilidades, redistri-
          8. Desperdício de talentos                          buindo as atividades operacionais para um parceiro
                                                              externo com expertise em despacho aduaneiro. A mu-
          Descrevendo também os Ganhos do projeto, sejam qua-  dança deve ocorrer de forma planejada, garantindo con-
          litativos ou quantitativos. No âmbito quantitativo, um   tinuidade e e ciência durante a transição.
          projeto pode obter os seguintes tipos de ganhos:
                                                              Lacunas Identi cadas:
          1. De Tempo de Pessoas
                                                              Necessidade de maior autonomia entre áreas e redução
          2. De Tempo de Processos                            de custos operacionais.

          3. De Redução de Custos                             Cenário Atual:

          4. De Oportunidades                                    •   Processo centralizado em um único responsável.

          São medidos como antes e depois na seguinte estrutura:  •   Retrabalho e excesso de intermediação na comunicação
                                                                     entre áreas.
          5. Tempo ou  uantidade antes:
                                                                 •  Existência de controles paralelos e não integrados.
          6. Tempo ou  uantidade agora:
                                                                 •  Cenário Futuro Esperado:
          7. Ganho por Atividade:
                                                                 •   Rede nição do  uxo de atividades com maior autonomia
          8. Frequencia Mensal:
                                                                     entre as áreas.
          9. Ganho Mensal:
                                                                 •  Novo escopo de atuação para o prestador de servi-
          10. Ganho Anual:                                           ço externo, cobrindo todas as interfaces necessárias.
                                                                 •  Revisão dos indicadores de desempenho e con-
                                                                     trole de custos.
          EXEMPLO PRÁTICO APLICADO AO
          COMÉRCIO EXTERIOR                                   Plano de Ação:
                                                              1. Mapeamento do processo atual, identi cando ativida-
          Explorando a E ciência Operacional em Processos de  des e responsabilidades (mais abaixo em detalhes).
          Exportação
                                                              2. Alinhamento de escopo com o parceiro externo.
          Dentro das diversas áreas de atuação do comércio exte-
          rior e da logística, este artigo apresenta um cenário hipo-  3. Validação da proposta de prestação de serviços.
          tético que ilustra a aplicação de melhorias baseadas na
          revisão de processos e no uso de serviços terceirizados  4. Formalização contratual e regularização documental.
          (Business Process Outsourcing – BPO).
                                                              5. Treinamento e capacitação do parceiro externo.
          Tema:
                                                              6. De nição e revisão de indicadores de desempenho
          Revisão de Processo de Exportação com apoio de servi-  (KPIs).
          ços terceirizados especializados em despacho aduaneiro.
                                                              7. Conclusão do escopo detalhado e liberação de acessos
          Antecendentes (Background):                         aos sistemas.

          A concentração das responsabilidades operacionais em  8. Integração entre as áreas envolvidas por meio de
          um único colaborador pode gerar dependência exces-  workshops colaborativos.

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