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Prática de Comex
5. Excesso de estoque siva entre as áreas envolvidas, di cultando a uidez da
operação e aumentando o risco de gargalos.
6. Movimentação desnecessária
Objetivo:
7. Defeitos (retrabalho)
Reestruturar a divisão de responsabilidades, redistri-
8. Desperdício de talentos buindo as atividades operacionais para um parceiro
externo com expertise em despacho aduaneiro. A mu-
Descrevendo também os Ganhos do projeto, sejam qua- dança deve ocorrer de forma planejada, garantindo con-
litativos ou quantitativos. No âmbito quantitativo, um tinuidade e e ciência durante a transição.
projeto pode obter os seguintes tipos de ganhos:
Lacunas Identi cadas:
1. De Tempo de Pessoas
Necessidade de maior autonomia entre áreas e redução
2. De Tempo de Processos de custos operacionais.
3. De Redução de Custos Cenário Atual:
4. De Oportunidades • Processo centralizado em um único responsável.
São medidos como antes e depois na seguinte estrutura: • Retrabalho e excesso de intermediação na comunicação
entre áreas.
5. Tempo ou uantidade antes:
• Existência de controles paralelos e não integrados.
6. Tempo ou uantidade agora:
• Cenário Futuro Esperado:
7. Ganho por Atividade:
• Rede nição do uxo de atividades com maior autonomia
8. Frequencia Mensal:
entre as áreas.
9. Ganho Mensal:
• Novo escopo de atuação para o prestador de servi-
10. Ganho Anual: ço externo, cobrindo todas as interfaces necessárias.
• Revisão dos indicadores de desempenho e con-
trole de custos.
EXEMPLO PRÁTICO APLICADO AO
COMÉRCIO EXTERIOR Plano de Ação:
1. Mapeamento do processo atual, identi cando ativida-
Explorando a E ciência Operacional em Processos de des e responsabilidades (mais abaixo em detalhes).
Exportação
2. Alinhamento de escopo com o parceiro externo.
Dentro das diversas áreas de atuação do comércio exte-
rior e da logística, este artigo apresenta um cenário hipo- 3. Validação da proposta de prestação de serviços.
tético que ilustra a aplicação de melhorias baseadas na
revisão de processos e no uso de serviços terceirizados 4. Formalização contratual e regularização documental.
(Business Process Outsourcing – BPO).
5. Treinamento e capacitação do parceiro externo.
Tema:
6. De nição e revisão de indicadores de desempenho
Revisão de Processo de Exportação com apoio de servi- (KPIs).
ços terceirizados especializados em despacho aduaneiro.
7. Conclusão do escopo detalhado e liberação de acessos
Antecendentes (Background): aos sistemas.
A concentração das responsabilidades operacionais em 8. Integração entre as áreas envolvidas por meio de
um único colaborador pode gerar dependência exces- workshops colaborativos.
46 Nº 163 - Abril, Maio e Junho de 2025