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Regulação








             Dispositivo Médico de Tecnologia Assistiva:


             Modo de Entrada e Internacionalização de uma


             MedTech Brasileira no Mercado do Reino Unido











                                                                               Abdul Temporario
                                                              é fundador e diretor AT Consultancy International Expansion

                Abdul
               Temporario

          INTRODUÇÃO


          Uma MedTech startup sediada no Brasil especializada em reabilitação motora e neurológica desenvolveu uma solu-
          ção a partir de estudos e tratamentos na área da  sioterapia, que consiste num dispositivo de tecnologia assistiva que
          oferece uma alternativa mais e ciente às terapias tradicionais. Decidida a explorar o mercado internacional como
          estratégia de crescimento em alternativa ao mercado interno, a empresa decidiu desenvolver esforços para estabele-
          cer um modo de entrada e iniciar o seu processo de internacionalização.

          Penetrar em novas fronteiras comerciais tem o condão de colocar as empresas de dispositivos médicos perante a um
          ambiente de negócios internacionais com  desa os manifestamente complexos, particularmente no que diz respeito
          aos pressupostos inerentes a ser um setor altamente regulado. Isso signi ca que para entrar, expor, mostrar e depois
          vender o seu produto no mercado exterior – notadamente da Europa – atender aos requisitos das agências regula-
          tórias é uma condição necessária e su ciente para que uma empresa de dispositivos médicos sediada no Brasil inicie
          a escolha do modo de entrada e posterior expansão de sua internacionalização na Europa.

          Adequar às normas e regulamentos internacionais requer, por parte da empresa no Brasil, buscar assessoria e se pos-
          sível apoio governamental para atender os requisitos europeus que, tanto os produtores locais sediados na Europa,
          quanto fornecedores estrangeiros, têm de cumprir em relação aos dispositivos médicos. Depois de cumpridas essas
          exigências, as empresas podem conquistar o mercado europeu. Nesse sentido é crucial contar com uma adequada
          expertise e especialização de serviços técnicos que proporcionem uma abordagem precisa para estabelecer um modo
          de entrada e para o início da internacionalização de uma MedTech brasileira.

          Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo elencar os aspectos subjacentes a esse processo por meio de um case
          de uma MedTech brasileira – que preferimos não expor seu nome por esta ainda estar no estágio de uma empresa, de
          uma indústria nascente, que está sendo exposta a um tipo de ação de born global, ainda que restrito ao mercado europeu.
          Buscamos expor nesse case como se materializou esse processo da MedTech brasileira por meio da adesão a um pro-
          grama de planejamento estratégico bem identi cado e preciso. Essa metodologia tem se demonstrado um exemplo
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