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RBCE - A revista da



          tenção estratégica da empresa em querer se expor de for-  internacional por parte da MedTech brasileira. Dessa
          ma coerente ao mercado internacional de dispositivos  forma poderá explorar outras oportunidades no mer-
          médicos de tecnologia assistiva. Agora, só falta ganhar  cado britânico e europeu, e isso já está incorporado na
          a concorrência.                                     missão e nos objetivos da empresa no Brasil.

                                                              Através da exposição de um caso concreto, procuramos
          PRÓXIMOS PASSOS                                     nesse artigo mostrar que há formas de inovar e buscar
                                                              exportar dispositivos médicos de tecnologia assistiva,
                                                              desde que haja um apoio direto, no Brasil, às empresas
          De acordo com estudos da Cambridge Industrial In-
          novation Policy,  programas que promovem o acesso a   do setor, sejam elas startup ou já estabelecidas no merca-
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          compras públicas com uma abordagem focada no risco   do brasileiro. De fato, o que se precisa é estabelecer jor-
          tem uma preponderância signi cativa na captação de  nadas de escolha do modo de entrada e internacionaliza-
          inovação tecnológica, em contraste com modelos mais   ção para conquistar cada mercado europeu para o setor
          centrados no custo. Essa modalidade de aquisição prio-  de dispositivo médico como uma missão orientada do
          riza o impacto de longo-prazo em detrimento do ime-  CEIS. Para isso só falta estabelecer iniciativas no Brasil
          diatismo associado ao custo-e ciência, encorajando  assentadas na auscultação de informação e consequente
          inovações disruptivas com potencial transformador no   ajuste de estratégias que bene ciem as empresas brasilei-
          setor da saúde.                                     ras do setor de dispositivos médicos, com a ampliação
                                                              do seu acesso ao mercado europeu, partilhando o risco
          Focado e desenhado para pequenas e medias empresas,   da inovação com o setor público europeu e com uma vi-
          entre as quais a MedTech em referência, essa modalida-  são de longo-prazo.
          de de compra de inovação visa apoiar empresas da área
          de saúde que tenham di culdades em competir em mer-
          cados de compras públicas onde o critério custo-e ciên-
          cia prevalece.

          Mecanismos de compras públicas como o descrito no
          âmbito do NHS, proporcionam recursos para desenvol-
          vimento, oportunidades de adjudicação e escalabilidade
          de soluções inovadoras em colaboração com o setor pú-
          blico, facilitando desta forma o acesso ao mercado por
          parte de organizações de menor porte, estejam elas loca-
          lizadas no Reino Unido ou no Brasil.

          Adicionalmente, participar dessa concorrência por par-
          te da MedTech brasileira já lançou as bases fundamen-
          tais para que a empresa adquirisse uma maior agilidade
          na concepção do projeto de inovação para a compra
          pública internacional na área de saúde. Isso a fez iden-
          ti car suas core competences e ter um plano de negócios
          dade, a MedTech teve e aprendeu a fazer pitch, se expôs  “  Participar dessa concorrência por
          internacional expondo desde a solução até a sua comer-
          cialização. E, por ter passado pelos critérios de elegibili-

          e se envolveu com instituições públicas de saúde numa        parte da MedTech brasileira já
          fase precoce do seu processo de internacionalização.       lançou as bases fundamentais para
          Através de um critério de maior  exibilidade na avalia-
          ção de propostas, contemplando fatores como potencial     que a empresa adquirisse uma maior
          de escalabilidade, impacto em processos vigentes e grau   agilidade na concepção do projeto de
          transformativo, instituindo condições dinâmicas ao           inovação para a compra pública
          mercado, há possibilidades de se ganhar a concorrência        internacional na área de saúde
             ............................................................................
          10  Acesse: https://www.ciip.group.cam.ac.uk/.                                                    ”


          Nº  160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024                                                         45
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