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Nova Indústria Brasil


          produzidos, ao expor os produtores locais às distintas     a marca do restante do século, demandará recur-
          preferências e exigências dos mercados globais.            sos  nanceiros para investimento em montante
                                                                     que o setor privado não estará disposto a arcar
          iii) Governança.                                           inicialmente dado o elevado risco, será necessá-
                                                                     rio repensar um arranjo  scal que amplie a ofer-
          Um dos requisitos para o alcance das metas estabelecidas   ta de recursos públicos necessária para ativar o
          pelas políticas industriais é o monitoramento do desem-    animal spirits para esse  m.
          penho das empresas que recebem incentivos públicos
          ao longo do tempo. Há indicadores simples de acom-     •  A segunda restrição, que tem sido cara à políti-
          panhar, como a variação de produtividade e dos custos      ca industrial brasileira, desde os anos 2000, diz
          médios de produção. No documento “Plano de Ação            respeito à falta de articulação da política indus-
          para a Neoindustrialização – 2024-2026”, há menção às      trial com a política macroeconômica. É funda-
          instituições que acompanharão as metas almejadas, no       mental que o regime macroeconômico (políti-
          âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento In-         cas monetária,  scal e cambial) esteja alinhado
          dustrial (CNDI), dependendo caso a caso. No entanto,       com a NIB (e, de resto, com qualquer política
          faltam nos documentos divulgados referência a indica-      industrial). Em linha com as propostas de Nas-
          dores quantitativos e qualitativos de monitoramento e,     sif, Bresser-Pereira e Feijó (2018), é crucial que
          principalmente, a de nição de qual instituição, em nível   a política macroeconômica, especialmente a
          federal, se encarregará da coordenação e centralização     monetária e cambial, seja manejada de tal sorte
          geral da NIB como um todo. O monitoramento pode-           que o objetivo de preservar a estabilidade in a-
          ria ser conduzido pela Secretaria de Monitoramento e       cionária esteja equilibrado com o de assegurar as
          Avaliação de Políticas Públicas, do Ministério de Plane-   mudanças estruturais e o desenvolvimento eco-
          jamento e Orçamento, em articulação com a Agência          nômico no longo prazo. A nal, as metas estabe-
          Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e os       lecidas pela política industrial nos países em de-
          respectivos órgãos que acompanharão as ações no âm-        senvolvimento di cilmente serão alcançadas em
          bito do CNDI. Mas a coordenação e centralização ge-        um ambiente em que prevaleçam taxas de juros
          ral da NIB deveria ser, a meu juízo, delegada à instância   reais elevadas e moedas domésticas sobrevalori-
          máxima federal, isto é, à Presidência da República, por    zadas (isto é, taxas de câmbio reais baixas, em re-
          meio, obviamente, da Casa Civil, ministério diretamen-     lação ao dólar ou a uma cesta de moedas de par-
          te a ela interligado. A Casa Civil/Presidência da Repú-    ceiros comerciais relevantes) por longo período
          blica teria a tarefa de estabelecer a coordenação com as   de tempo, situação que prevaleceu entre 2004 e
          demais instituições executoras da NIB (MDIC, Minis-        2014 e que foi, parcialmente, responsável pelo
          tério da Fazenda, Ministério da Saúde, BNDES, Finep,       fracasso das políticas industriais do período.
          CNDI etc.).  Ao enquadrar o gerenciamento geral da
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          NIB no topo da pirâmide hierárquica (Presidência da  Em fevereiro de 2024, os Ministérios da Fazenda e do
          República/Casa Civil), o governo federal sinalizaria aos   Meio Ambiente anunciaram o Programa de Mobiliza-
          agentes econômicos e sociais envolvidos o compromis-  ção de Capital Privado Externo e Proteção Cambial,
          so de que a execução das missões estabelecidas no Plano   destinado a conceder proteção cambial a investidores
          de Ação 2024-2026 e o alcance das Metas Aspiracionais   estrangeiros dispostos a mobilizar recursos em projetos
          para 2033 seriam uma prioridade do Estado brasileiro.   que acelerem a transição para uma economia verde e

          Para  nalizar, cabe ressaltar duas restrições que com-  ambientalmente sustentável. Essa iniciativa sugere que
          prometem a consecução das metas “aspiracionais” para   o governo brasileiro está atento à importância da estabi-
          2033, inerentes à NIB:                              lidade das taxas de câmbio em conferir maior previsibi-
                                                              lidade aos investimentos privados externos. No entanto,
             •  A primeira está relacionada ao arcabouço  scal  ainda que tal medida seja meritória, ela é insu ciente
                 em vigor, que impõe travas aos recursos do Or-  para evitar que, passada a fase de incerteza que caracteri-
                 çamento direcionados a investimentos públicos.  za a economia mundial desde a pandemia da Covid-19,
                 Considerando que a incorporação de tecnolo-  a moeda brasileira reincida em nova trajetória de so-
                 gias “verdes”, de baixa emissão de CO2, que será  brevalorização, tal como observado entre 2004 e 2014.
                                        ............................................................................
         19  Essa sugestão é também compartilhada por Mazzucato (2023, p. 9), para que “a Casa Civil seria o órgão natural para exercer a governance geral das
         missões da NIB, dada sua função de coordenar, monitorar e integrar as funções do governo”.
         20  Para o leitor interessado na demonstração teórica, veja em Ros (2013, cap.11) e, para evidências empíricas, veja em Rodrik (2008).
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