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Relações Econômicas Brasil e China


          En m, há muitos desa os e muitas oportunidades e ideias  Com  a  proximidade  da  sessão  histórica  da  Cosban,  esse
          que podem ser implementadas para irmos além dos atuais   exercício de repensar as relações bilaterais entre o Brasil e
          instrumentos  de  promoção  comercial  para  a  China.  Ao  a China e de trazer à mesa novas ideias e propostas é extre-
          aperfeiçoar os canais de comunicação com os brasileiros  mamente pertinente. Os números apontam que as relações
          que possuem experiência concreta em empreendimentos  comerciais entre o Brasil e a China são sólidas e expressivas,
          na China e abrir caminhos para programas de imersão cul-  porém, as histórias reais, de quem opera com exportações
          tural e empreendedora, podemos criar uma Nova Cultura  de bens e serviços, revelam di culdades, medos, incertezas,
          Exportadora  para  a  China,  que  seja  efetivamente  nova  e  e oportunidades perdidas. A falta de compreensão da cul-
          voltada para a indústria, e que seja implementada como um  tura e da  loso a da China é um dos elementos que contri-
          programa de Estado, e não de governo, de forma a garantir  buem para o desperdício dessas oportunidades.
          uma  continuação  ao longo  dos  anos,  pois  não  se  aprende
          nada de China em um espaço pequeno de tempo.        Neste  artigo,  foi  feita  uma  série  de  recomendações  de
                                                              programas  e  de  iniciativas  para  trazer  a  cultura  chinesa
          Uma política comercial que dê mais ênfase aos elemen-  para dentro das empresas brasileiras e, por conseguinte,
          tos culturais, e que não os deixe con nados nos institutos  as  empresas  brasileiras,  e  os  seus  produtos,  para  dentro
          confúcios ou nos programas de intercâmbio estudantil,   da China. Como na China a única certeza é a mudança,
          será de grande valia para os empreendedores se aprofun-  e uma mudança em velocidade sempre surpreendente, é
          darem no mercado chinês. A formação de mais pro ssio-  preciso  muito  bom  preparo,  coordenação  e  estratégias
          nais e traders especializados em China também é uma das   inteligentes para podermos acompanhar as transforma-
          medidas-chave  dessa  nova  política.  O  essencial  é  que  a  ções  e  desenvolver  projetos  mais  criativos  e  inovadores
          Apex e o Sebrae incluam a cultura chinesa nas suas ações,   que auxiliem as exportações da indústria brasileira.
          desenvolvendo programas de imersão cultural e empre-
          endedora especi camente direcionados para a China.
                                                              REFERÊNCIAS

          CONCLUSÃO                                           BOLEMO,     N.  P.  Culture  and  negotiation  in  China.
                                                              Universidad  Ponti cia  Bolivariana.  Disponível  em:  ht-
          Nos  anos  em  que  vivi  na  China  enfrentei  signi cativos  tps://sfa2142120804c535.jimcontent.com/download/
          desa os  e  interessantes  experiências  de  negócios.  Neste  version/1573069830/module/10796682383/name/
          artigo, usando a abordagem antropológica, reuni alguns  CULTURE%20AND%20NEGOTIATION%20
          desses conhecimentos e ideias para auxiliar na concepção  IN%20CHINA%20FINAL%20PAPER.pdf.
          de  uma Nova  Cultura  Exportadora  para  a  China.  São
          propostas que, de uma maneira geral, visam integrar ele-  ENTREVISTA  com  o  cônsul-geral  do  Brasil  em  Xan-
          mentos culturais ao comércio exterior e preparar os em-  gai.  Entrevista  feita  em  fevereiro  de  2021  para  o  canal
          presários a entenderem o espírito negociador do chinês e   e-FeitoNaChina  da  Soul  TV  .  Disponível  em:  https://
          as dinâmicas atuais no mercado de consumo.          youtu.be/7HnjtHYWjlM?si=0G8IVWaZwibab8Ab.
         “      Como na China a única certeza é a             FORTUNATO,      F.  Formação  a de presença para empresas
                                                                                                        o
                                                                                                          século
                                                                                             traders
                                                                      Brasil
                                                                   no
                                                              XXI
                                                                                                    das
                                                                                 expandir
                                                                            para
                                                              comerciais exportadoras. Revista Brasileira de Comércio
                   mudança, e uma mudança em                  Exterior, nº 155, abr./maio/jun. 2023.
                velocidade sempre surpreendente, é            GRAHAM,     J.;  LAM,  W.   e  chinese  negotiation.  Har-
                    preciso muito bom preparo,                vard Business Review, 2003. Disponível em: https://hbr.
                 coordenação e estratégias inteligentes       org/2003/10/the-chinese-negotiation.
                  para podermos acompanhar as                 HULD, A.; INTERESSE, G. China’s middle class grow-
                transformações e desenvolver projetos         th, policy, and consumption. Chine Brie ng, maio 2023.
                  mais criativos e inovadores que             Disponível em: https://www.china-brie ng.com/news/
                                                              china-middle-class-growth-policy-and-consumption.
                    auxiliem as exportações da

                         indústria brasileira                 JOHANSON, J.; VAHLNE, J.-E.  e internationaliza-
                                                        ”
                                                              tion process of the  rm — a model of knowledge deve-
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