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Relações Econômicas Brasil e China
En m, há muitos desa os e muitas oportunidades e ideias Com a proximidade da sessão histórica da Cosban, esse
que podem ser implementadas para irmos além dos atuais exercício de repensar as relações bilaterais entre o Brasil e
instrumentos de promoção comercial para a China. Ao a China e de trazer à mesa novas ideias e propostas é extre-
aperfeiçoar os canais de comunicação com os brasileiros mamente pertinente. Os números apontam que as relações
que possuem experiência concreta em empreendimentos comerciais entre o Brasil e a China são sólidas e expressivas,
na China e abrir caminhos para programas de imersão cul- porém, as histórias reais, de quem opera com exportações
tural e empreendedora, podemos criar uma Nova Cultura de bens e serviços, revelam di culdades, medos, incertezas,
Exportadora para a China, que seja efetivamente nova e e oportunidades perdidas. A falta de compreensão da cul-
voltada para a indústria, e que seja implementada como um tura e da loso a da China é um dos elementos que contri-
programa de Estado, e não de governo, de forma a garantir buem para o desperdício dessas oportunidades.
uma continuação ao longo dos anos, pois não se aprende
nada de China em um espaço pequeno de tempo. Neste artigo, foi feita uma série de recomendações de
programas e de iniciativas para trazer a cultura chinesa
Uma política comercial que dê mais ênfase aos elemen- para dentro das empresas brasileiras e, por conseguinte,
tos culturais, e que não os deixe con nados nos institutos as empresas brasileiras, e os seus produtos, para dentro
confúcios ou nos programas de intercâmbio estudantil, da China. Como na China a única certeza é a mudança,
será de grande valia para os empreendedores se aprofun- e uma mudança em velocidade sempre surpreendente, é
darem no mercado chinês. A formação de mais pro ssio- preciso muito bom preparo, coordenação e estratégias
nais e traders especializados em China também é uma das inteligentes para podermos acompanhar as transforma-
medidas-chave dessa nova política. O essencial é que a ções e desenvolver projetos mais criativos e inovadores
Apex e o Sebrae incluam a cultura chinesa nas suas ações, que auxiliem as exportações da indústria brasileira.
desenvolvendo programas de imersão cultural e empre-
endedora especi camente direcionados para a China.
REFERÊNCIAS
CONCLUSÃO BOLEMO, N. P. Culture and negotiation in China.
Universidad Ponti cia Bolivariana. Disponível em: ht-
Nos anos em que vivi na China enfrentei signi cativos tps://sfa2142120804c535.jimcontent.com/download/
desa os e interessantes experiências de negócios. Neste version/1573069830/module/10796682383/name/
artigo, usando a abordagem antropológica, reuni alguns CULTURE%20AND%20NEGOTIATION%20
desses conhecimentos e ideias para auxiliar na concepção IN%20CHINA%20FINAL%20PAPER.pdf.
de uma Nova Cultura Exportadora para a China. São
propostas que, de uma maneira geral, visam integrar ele- ENTREVISTA com o cônsul-geral do Brasil em Xan-
mentos culturais ao comércio exterior e preparar os em- gai. Entrevista feita em fevereiro de 2021 para o canal
presários a entenderem o espírito negociador do chinês e e-FeitoNaChina da Soul TV . Disponível em: https://
as dinâmicas atuais no mercado de consumo. youtu.be/7HnjtHYWjlM?si=0G8IVWaZwibab8Ab.
“ Como na China a única certeza é a FORTUNATO, F. Formação a de presença para empresas
o
século
traders
Brasil
no
XXI
das
expandir
para
comerciais exportadoras. Revista Brasileira de Comércio
mudança, e uma mudança em Exterior, nº 155, abr./maio/jun. 2023.
velocidade sempre surpreendente, é GRAHAM, J.; LAM, W. e chinese negotiation. Har-
preciso muito bom preparo, vard Business Review, 2003. Disponível em: https://hbr.
coordenação e estratégias inteligentes org/2003/10/the-chinese-negotiation.
para podermos acompanhar as HULD, A.; INTERESSE, G. China’s middle class grow-
transformações e desenvolver projetos th, policy, and consumption. Chine Brie ng, maio 2023.
mais criativos e inovadores que Disponível em: https://www.china-brie ng.com/news/
china-middle-class-growth-policy-and-consumption.
auxiliem as exportações da
indústria brasileira JOHANSON, J.; VAHLNE, J.-E. e internationaliza-
”
tion process of the rm — a model of knowledge deve-
42 Nº 158 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2024