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Relações Econômicas Brasil e China


          No entanto, essas abordagens tornaram-se mais comple-  é muito difícil conhecer a cultura chinesa em pequenas
          xas.  A  competição,  que  antes  era  observada  principal-  viagens esporádicas para lá. Por isso, neste artigo, faço
          mente com empresas europeias, americanas ou de países  uma espécie de exercício antropológico, que inclui, além
          asiáticos vizinhos como a Coreia do Sul e o Japão, agora  das questões técnicas de negócios internacionais, a com-
          se intensi cou com as próprias empresas chinesas. Estas  pilação de alguns episódios vivenciados por mim e de
          passaram a inovar e a oferecer diversidade e qualidade  conhecimentos adquiridos na minha jornada na China,
          dentro da própria China, desa ando a ideia de que os  que podem ser úteis.
          consumidores chineses buscariam no exterior tais carac-
          terísticas. Além disso, as empresas locais, ao produzirem   Tendo  iniciado  a  minha  carreira  pro ssional  em  em-
          na China, muitas vezes com incentivos governamentais,   presas  de  agenciamento  de  cargas  e   eight  forwarder,
          e detendo um conhecimento mais profundo do consu-   tive  também  uma  passagem  pela  Câmara  de  Comércio
          midor,  conseguem  oferecer  produtos  com  preço  com-  Brasil-China e, posteriormente, uma ampla vivência nas
          petitivo, alta qualidade e boa reputação.           questões de promoção comercial e de defesa de interesses
                                                              na Apex-Brasil, até me mudar para a China em 2015. Na
          Com  essa  mudança  na  dinâmica  do  mercado  chinês,  China, cursei o mestrado de economia política em Xan-
          nunca foi tão importante para os empresários brasileiros  gai, e depois passei a atuar para uma empresa de trading
          buscarem  novas  estratégias  de  venda  para  a  China.  Do  brasileira, também em Xangai, até fundar a minha pró-
          mesmo modo, nunca foi tão importante para o Brasil re-  pria empresa de comércio e consultoria na China.
          duzir a distância física e cultural entre as duas regiões, de
          modo a não permitir que as di culdades recentes se tor-  Ao residir na China, compreendi melhor a dinâmica da
          nem empecilhos futuros. Além de aprofundar a conexão   sociedade e da economia chinesa e pude desmisti car as
          digital,  é  preciso  promover  ações  que  contribuam  para  noções  culturais  fantasiosas  que  anteriormente  envol-
          reduzir os custos de transporte e desenvolver programas   viam  minha  percepção  sobre  o  país,  e  que  tinham  sido
          de intercâmbio cultural mais aprofundados na China, de   construídas após sucessivas viagens de curta duração, em
          modo a trazer os brasileiros mais para perto dos chineses,   que ia acompanhada de uma equipe de tradutores, intér-
          ajudando-os  a  compreender  o  espírito  chinês  de  nego-  pretes  e  motoristas,  que  eram  essenciais,  mas  me  impe-
          ciar e de fazer escolhas.                           diam de enxergar a China além da superfície. Ao perma-
                                                              necer na China por um período mais longo, rompi com
          A cultura brasileira e a chinesa são tão distintas que essas  a ideia utópica de que a China representava um exemplo
          diferenças podem ser também importantes oportunida-  de progresso e desenvolvimento, e com a visão romântica
          des, assim como o yin e o yang, que são a unidade quase  e exótica sobre a sua cultura. Em vez disso, testemunhei
          perfeita de dois opostos. Essa compreensão cultural, po-  um país mais complexo, marcado por contrastes e diver-
          rém, não se adquire de uma hora para outra e, por isso,  gências, revelando, também, a sua natureza dura e prag-
          requer iniciativas urgentes e bem trabalhadas, e a próxi-  mática, e que foi essencial no meu esforço de conhecer a
          ma reunião da Cosban é uma excelente oportunidade   China como ela é. E é com base nesse conhecimento que
          para isso. Ao longo de minha experiência, com quase 20  concluo que é possível desenvolver açōes concretas para
          anos de estudos e trabalhos com a China, percebi que  compor uma nova Política de Cultura Exportadora para
                                                              a China, que agregue novas possibilidades de exportação
         “         É preciso promover ações que               e competitividade para a indústria brasileira.



               contribuam para reduzir os custos de           UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA
                transporte e desenvolver programas            DOS NEGÓCIOS ENTRE O BRASIL E A
                   de intercâmbio cultural mais               CHINA
                aprofundados na China, de modo a
                trazer os brasileiros mais para perto         Em 2004, durante a visita do presidente chinês Hu Jin-
                                                              tao ao Brasil, criou-se a Comissão Sino-Brasileira de Alto
                    dos chineses, ajudando-os a               Nível  de  Concertação  e  Cooperação  (Cosban),  que  se
                 compreender o espírito chinês de             tornou a mais elevada instância das relações entre o Bra-

                    negociar e de fazer escolhas              sil e a China, ressaltando o amadurecimento da parceria
                                                              estratégica bilateral no âmbito político. Reunindo, sob o
                                                        ”     seu guarda-chuva, uma série de subcomissōes e de grupos

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