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RBCE - A revista da



                                                              mento  do  desemprego  entre  os  jovens.  Por  outro  lado,
                                                              também houve uma intensa propaganda realizada por Xi
                                                              Jinping nos últimos anos, utilizando massivamente o seu
                                                              poder de moldar e in uenciar os cidadãos, promovendo
                                                              o orgulho nacional chinês e as marcas do país em campa-
                                                              nhas  na  televisão.  Um  exemplo  notável  dessa  estratégia
                                                              ocorreu  em  torno  da  corrida  pela  vacina,  destacando  a
                                                              capacidade  da  China  de  desenvolver  soluções  próprias
                                                              para desa os globais.

                                                              Além disso, empresas como a BYD (Build Your Dreams)
                                                              bene ciaram-se  da  promoção  de  produtos  chineses  no
                                                              mercado  interno,  impulsionada  pela  narrativa  naciona-
                                                              lista.  A  BYD  tornou-se  líder  na  produção  de  veículos
                                                              elétricos,  ultrapassando  recentemente  a  concorrente
                                                              TESLA, e aproveitando a preferência crescente dos con-
                                                              sumidores chineses por marcas domésticas. Assim como
                                                              a  BYD,  a  Xiaomi,  a  Huawei,  e  a  Lenovo  também  têm
                                                              ganhado destaque tanto no mercado interno quanto no
                                                              cenário global. Internamente, marcas chinesas que ainda
                                                              não são famosas no Brasil ocupam o topo da preferência
                                                              do consumidor chinês, desbancando empresas estrangei-
                                                              ras, a exemplo da Yili, no setor de produtos lácteos, e a
          do  compradores  e  vendedores  optar  pelo  uso  do  CNY  Liby, em home care (Kantar Worldpanel, 2023).
          (Chinese yuan para uso dentro da China — onshore) ou
          do  CNH  (Chinese  yuan  para  uso  em  outros  mercados  Para  o  exportador  brasileiro,  essas  mudanças  na  China
          — o shore),  o  que  pode  trazer  agilidade  para  a  opera-  implicam  a  necessidade  de  modi car  as  estratégias  de
          ção, novas possibilidades de acesso a produtos  nancei-  abordagem  ao  tentar  vender  produtos  industrializados
          ros nessa moeda (mecanismos de trade  nance) e maior   para eles. Anteriormente, era possível apostar nos canais
          poder de barganha ao negociar preços com os chineses   de cross-border e-commerce e explorar iniciativas de bran-
          (Sheng, 2023). Sem dúvida, um avanço macroeconômi-  ding  a  distância,  direcionadas  para  atrair  a  classe  média
          co  importante,  que  carece  ainda  de  que  os  empresários  chinesa,  que  supostamente  demonstrava  interesse  por
          brasileiros se acostumem a ele.                     produtos importados diferenciados. Estratégias que enfa-
                                                              tizavam uma “brasilidade” derivada de uma fusão de gos-
          Sob  o  aspecto  microeconômico,  a  alteração  do  com-  tos  e  qualidade  sino-brasileira  eram  apostas  válidas.  Da
          portamento do consumidor chinês, após a pandemia, é   mesma forma, a ideia de um marketing direcionado para
          outro fator que deve ser observado com cuidado. Com  atingir  um  nicho  de  consumidores  ávidos  por  produtos
          a política de Covid-zero e o prolongado e rigoroso fecha-  importados era possível de ser desenvolvido a distância.
          mento das fronteiras na China, passamos a ver uma sig-
          ni cativa  mudança  de  comportamento  no  público  chi-
          nês, que se tornou mais exigente, poupador e orgulhoso   “
          de  sua  indústria  doméstica.  Se,  antes,  a  tendência  era  a  Após a Covid, passamos a presenciar
          de um consumidor cada vez mais viajado e global, após      uma espécie de correção de rumos,
          a Covid, passamos a presenciar uma espécie de correção
          de rumos, com a população chinesa tornando a se voltar    com a população chinesa tornando a
          muito mais para dentro do que para o exterior. Hoje, o    se voltar muito mais para dentro do
          chinês valoriza as suas marcas locais e a produção nacio-  que para o exterior. Hoje, o chinês
          nal chinesa passou a ser percebida como mais con ável.
                                                                      valoriza as suas marcas locais e a
          A  mudança  de  comportamento  do  consumidor  chinês     produção nacional chinesa passou a
          decorreu, em parte, de um interesse genuíno em poupar,
          em face dos desa os socioeconômicos enfrentados pela       ser percebida como mais con ável
                                                                                                            ”
          China,  como  o  envelhecimento  da  população  e  o  au-


          Nº  158 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2024                                                       37
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