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RBCE - A revista da



                                                              Reza a lenda que durante o período em que exerceu a
                                                              presidência da Funcex e da AEB, o dr. Benedicto Mo-
                                                              reira sempre se preocupava com o desenho institucional
                                                              para a execução de políticas públicas, no Brasil. Por isso,
                                                              recomendava que a Camex fosse o nó central para que a
                                                              ação governamental na área de comércio exterior fosse
                                                              efetiva, e ciente e e caz. Por isso, num primeiro mo-
                                                              mento, causa espanto e apreensão que uma política de
                                                              Estado, composta por representantes do Ministério do
                                                              Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; do
                                                              Ministério da Agricultura e Pecuária; do Ministério das
                                                              Relações Exteriores; da Agência Brasileira de Promoção
                                                              de Exportações e Investimentos; e do Serviço Brasilei-
                                                              ro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, venha a ser
                                                              exercida e coordenada por um departamento de pro-
                                                              moção das exportações, cultura exportadora e facilita-
                                                              ção de comércio da Secretaria de Comércio Exterior do
                                                  Imagem de Md Sihabul Islam por Pixabay
                                                              Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e
                                                              Serviços.
                                                              Em que pese a dedicação e o trabalho exemplar que vem
                                                              sendo desenvolvido ao longo dos anos por esse departa-
                                                              mento, os desa os a serem enfrentados hoje e no futuro
              especialmente àqueles com potencial exportador, e  para tornar essa ação de Estado efetiva será reduzir a fa-
              contemplarão as seguintes iniciativas: I - promoção  lha de mercado, no Brasil, e da assimetria de informa-
              das exportações e da disseminação da cultura expor-  ções comerciais para se executar a política de promoção
              tadora;  II  -  capacitação  e  treinamento  para  as  em-  comercial às exportações.
              presas  interessadas  na  atividade  de  exportação;  III
              - compartilhamento de boas práticas de exportação   Cumpre destacar que há informações públicas e priva-
              de produtos; IV - fomento à participação em even-  das que servem de base para a tomada de decisão por
              tos de promoção comercial; V - aproximação entre  parte do gestor público e /ou do setor privado para en-
              empresas  exportadoras  e  instituições  ofertantes  de  trar na atividade de exportação e, também, selecionar o
              serviços  relacionados  à  exportação;  e  VI  -  identi -  mercado ou o país em busca da oportunidade de expor-
              cação de oportunidades para fomento da cultura ex-  tar e, sobretudo, identi car compradores estrangeiros
              portadora e para exportação de produtos e serviços.   para negociar e vender os produtos e serviços nacionais.

          Isso signi ca que se pode dizer que a PNCE, usando o
          dizer de Cordeiro e Santos (2023), é um exemplo de que

              precisamos a partir de hoje expandir de forma pe-
              rene nossa pauta de exportação de bens – agrícolas,   “
              semimanufaturados, manufaturados e de serviços –      Para que a PNCE se torne de fato e
              por via de uma Política de Comércio Exterior For-     de direito uma política do Estado é
              te com Base numa Parceria de Força Público-Pri-      preciso apenas mudar a interpretação
              vada – sugestão sempre preconizada pelo saudoso
              dr. Benedicto Moreira, ex-diretor da Cacex, AEB e    e a gestão da política de informações
              Funcex. Uma política desse porte pode simultane-        econômico- scais, inclusive até
              amente expandir a base de empresas brasileiras no      trazendo o IBGE e a legislação de
              comércio exterior, e depois internacionalizar essas
              empresas de modo a inseri-las nas cadeias globais       dados atinentes a essa repartição
              de valor para ganhar market-share além do cresci-           federal para a discussão
              mento vegetativo e natural da expansão observada
              no mercado internacional.                                                                     ”


          Nº  156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023                                                         29
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