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Desa os da Política Comercial









             Cultura exportadora como


             Política de Estado














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                                                                        é professor da Funcex e da Faetec, e
                                                                     consultor de empresas de comércio exterior
               Renato Pitta



          No mês de julho deste ano, o atual governo editou o Decreto no 11.593 que instituiu, de acordo com seu art. 1o, “a
          Política Nacional de Cultura Exportadora [PNCE], com a  nalidade de difundir a cultura exportadora e ampliar
          o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas” (Brasil, 2023).

          Essa é uma política de promoção comercial às exportações, fruto de diagnósticos elaborados nos anos 1990. Naque-
          la época, logo após o período de abertura comercial da economia brasileira, segundo Pinheiro (2022), veri cou-se
          que em matéria de promoção comercial, a partir de “1990, todas as atividades da Cacex foram descontinuadas, en-
          quanto as do MRE sofreram profundo processo de reorientação”. Ainda segundo Pinheiro (2022) “para enfren-
          tar essa lacuna, a Funcex, com o apoio do então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
          (MDIC), realizou dois estudos, a saber: um sobre o universo exportador brasileiro e outro sobre programas de
          promoção comercial, em que se analisava a experiência internacional acerca das ações, atividades e fontes de fun-
          ding utilizadas para promover as exportações”. O diagnóstico à época era preciso: tinha-se de reduzir a assimetria
          de informações comerciais sobre os negócios de exportação e aumentar a base das empresas exportadoras para
          incentivar a redução da concentração das exportações em poucas empresas.

          Ainda segundo Pinheiro (2022), “graças a esse último estudo, o então dr. Benedicto Fonseca Moreira, presidente da
          Funcex e ex-diretor da Cacex, defendeu em todos os escalões em Brasília a importância de se ter um programa de
          promoção comercial às exportações com esse corte.” Hoje, pode-se dizer que há uma política de estado sobre esse
          tema, visto que com o descrito no decreto que institui a PNCE (Brasil, 2023, art 2o), busca-se:

              I - o aprimoramento de políticas públicas destinadas ao comércio exterior; II - o desenvolvimento e o fortale-
              cimento de programas, projetos e ações inclusivas para ampliar a inserção de empresas no comércio exterior
              brasileiro; III - a potencialização de iniciativas de fomento às exportações brasileiras, por meio do incentivo ao
              desenvolvimento de ações conjuntas, ao alinhamento e à efetiva coordenação entre órgãos e entidades públicas,
              paraestatais e privadas; e IV - o apoio ao ingresso e à permanência de empresas no comércio exterior, especial-
              mente as micro, pequenas e médias empresas.

          Ainda de acordo com o decreto:

              Art. 3  As ações da Política Nacional de Cultura Exportadora serão dirigidas a todos os setores da economia,
                   o
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