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Desa os da Política Comercial


             dólares. Mais recentemente vem ocorrendo decrés-  O  exame  sobre  a  integração  regional,  após  a  criação  do
             cimos nas relações comerciais entre os dois países.  Mercosul com o objetivo de formalizar uma união adua-
                                                              neira no Cone Sul (à exceção do Chile), provocou nos de-
          •  Além disso, os dois países jamais abordaram sobre o   mais países da orla do Pací co um sentimento separatista
             que fazer com as Zonas Francas de Manaus e da Terra   em relação ao que havia avançado no encontro de Acapul-
             do Fogo, incompatíveis com uma união aduaneira.  co, não obstante tenham sido efetivados diversos acordos
                                                              bilaterais dos países do Mercosul com as nações andinas.
          •  O Mercosul tem a Tarifa Externa Comum frequen-
             temente alterada de forma unilateral, principalmen-  Tanto assim que, em 2012, Chile, Colômbia, Peru e
             te pelo Brasil, sob alegação de conferir à sua econo-  México formalizaram a criação do Acordo Marco da
             mia maior índice de competitividade.             Aliança do Pací co, fortalecendo seus respectivos inte-
                                                              resses comerciais mediante os acordos bilaterais na Ala-
          •  O bloco não dispõe de um Código Aduaneiro Co-    di, mas também propiciando aos integrantes realizarem
             mum e muito menos um dispositivo para designar   entendimentos comerciais com Estados Unidos, União
             a repartição equitativa da renda aduaneira apurada   Europeia e alguns países asiáticos, especialmente China,
             pelo mercado comum.
                                                              Coreia do Sul e Japão entre outros.
          •  Permanece com um dos países integrantes do bloco   Assim, frente aos acordos comerciais  rmados na esfera
             (Venezuela) suspenso temporariamente por des-    regional, torna-se óbvio constatar por que os países do
             cumprir os compromissos democráticos, além de    Mercosul pouco participam das denominadas “cadeias
             não implementar os procedimentos operacionais.
                                                              regionais de valor”. A principal razão centra-se no fato
          •  Segue pendente de aprovação, apenas pelo Congres-  de que as nações da Aliança do Pací co estão avançando
             so brasileiro, a adesão formal da Bolívia ao bloco.  suas relações comerciais e institucionais com o mundo
                                                              desenvolvido, o que torna cada vez mais inviável aos pa-
          •  A aprovação formal do acordo Mercosul-União Eu-  íses do Mercosul, especialmente Brasil e Argentina, par-
             ropeia permanece inde nida diante das exigências  ticipar desse modelo interativo, salvo honrosas exceções.
             ambientais do bloco europeu, provavelmente como
             forma de camu ar seu protecionismo contra os bens   Por outro lado, o ambiente político na América Latina é
             primários oriundos do bloco sul-americano, espe-  esparso, desigual e mutante. Na região subsiste, majorita-
             cialmente os originários do Brasil.              riamente, o conceito político de que, quanto maior o nú-
                                                              mero de entidades públicas funcionando na produção, no
          •  Obviamente não deposito esperanças de que o      fomento e no amparo  nanceiro ao desenvolvimento das
             atual governo brasileiro, assumindo a presidência  nações, maior será o nível de integração regional.
             semestral do Mercosul no corrente ano, proponha
             uma necessária revisão no processo institucional do   Geralmente o ambiente político regional pouco contri-
             bloco, conforme previsto no Capítulo 47 do Proto-  bui para a criação de um processo renovador. No caso
             colo de Ouro Preto. Assim, prevejo que o sistema  brasileiro, por exemplo, o ambiente político representa
             implantado continue capengando inde nidamente.   um contrassenso aos princípios democráticos em vista
                                                              da existência de 34 partidos, absurdamente alimentados
                                                              pelo famigerado fundo partidário, cujos recursos são
         “      Os governantes latino-americanos, em          advindos dos impostos pagos pelo setor privado e pela
                                                              população em geral.
                 sua maioria, ainda não se deram conta
                  de que a integração não se faz entre        Na América Latina subsiste, desde muitos anos, o
                    governos a ns, mas mediante a             conceito pelo qual a força dos estados e das entidades
                                                              o ciais de fomento e amparo institucional são fatores
                convergência de interesses econômicos         primordiais para o desenvolvimento das nações e suas
                 entre as respectivas empresas do setor       correspondentes populações.
                privado, o seguimento que mais investe
                     recursos, cria empregos, inova           Se a prática acompanhasse a teoria, mediante a diversida-
                 tecnologias e promove a sustentação          de de organismos o ciais latino-americanos de fomento
                                                              e de amparo institucional, além dos acordos preferenciais
                        da economia regional                  de comércio e das entidades empresariais de apoio aos se-
                                                        ”

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