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Momento Histórico
implantação dessa infraestrutura permitirá que os atores d) proporcionar reduções de emissões substanciais e
intervenientes no mercado desenvolvam a oferta e a pro- econômicas;
cura mais rapidamente.
e) acelerar a implantação e integração de energias reno-
Os cinco corredores de abastecimento de hidrogênio a váveis e apoiar a expansão de indústrias europeias verdes
serem estruturados são: e inovadoras; e
a) Norte de África e Sul da Europa; f) aumentar a resiliência do sistema energético europeu
e contribuir para a independência energética europeia,
b) Sudoeste da Europa e Norte de África; com diversidade de oferta de hidrogênio verde.
c) Mar do Norte; Nesse caso, é preciso mostrar que o Brasil tem condi-
ções de produzir e realizar logística para vender CIF
d) Regiões Nórdicas e Bálticas;
aos operadores privados desses corredores. Isso signi ca
e) Europa Oriental e Sudeste. fazer roadshow para expor pré-projetos de engenharia
aos seguintes atores do EHB a saber: Amber Grid, Bul-
Esses cinco corredores abrangem países nacionais e im- gartransgaz, Conexus, Creos, Desfa, Elering, Enagás,
portadores, mercados fornecedores, consistentes com os Energinet, Eustream, FGSZ, FlusSwiss, FluxysBelgium,
três corredores de importação identi cados pelo plano Gas Conect Austria, Gasgrid Finland, Fasco, Gasunie,
RePowerEU, incluindo um corredor através do Medi- Gascade, Gas Network Ireland, GRT gaz, National Gas
terrâneo (Corredores A e B), outro pelo Mar do Norte Transmission, NET$GAS, Nordion Energi, OGE, On-
(Corredor C) e um via Ucrânia (Corredor E). tras, Plinarco, Plinodi, Rem, Snam, Tag, Térega, Trans-
gas, Transitgas AG e TSO of UA (https://ehb.eu/ ).
Esses cinco corredores de abastecimento permitirão a
criação de um mercado pan-europeu de hidrogênio até Outro exemplo da importância de se olhar para a Eu-
2030. A União Europeia, com esses corredores, poderá: ropa como destino de exportação do hidrogênio verde
produzido no Brasil é o porto de Roterdã e o seu pla-
a) conectar oferta e demanda substancial de hidrogê- no de se tornar um porto internacional capaz de ser um
nio em regiões europeias e aproveitar o armazenamento centro de produção, importação, aplicação e transporte
subterrâneo para fornecer fornecimento estável; para outros países do Noroeste da Europa. A Autorida-
de desse porto e o operador da rede de gás Gasunie estão
b) assegurar grandes volumes de hidrogênio doméstico trabalhando numa iniciativa para ter um gasoduto que
com custos competitivos e abastecimento com importa- passe pelo porto já em 2023. Esse gasoduto principal de
ções de hidrogênio de regiões vizinhas geogra camente; transporte irá abastecer empresas com hidrogênio pro-
c) promover a criação de um mercado de negociação de duzido em parques de conversão no porto.
hidrogênio líquido e pan-europeu; A análise prospectiva do futuro do mercado de hidro-
gênio verde para a exportação focado na Europa não
pode ser alcançada sem uma abordagem dos incenti-
“ A análise prospectiva do futuro vos econômicos e scais para outorgar e regulamentar
no Brasil. Esse é o elemento mais essencial a considerar.
do mercado de hidrogênio verde Esse quadro regulatório é que deve promover, direta ou
indiretamente, a produção e a exportação do hidrogênio
para a exportação focado na Europa verde tanto sob a forma de gás liquefeito ou amônia ou
não pode ser alcançada sem uma como insumo de produtos nais destinados à exporta-
abordagem dos incentivos econômicos ção. Dar segurança jurídica para poder formar um preço
competitivo do hidrogênio verde é condição necessária
e scais para outorgar e para se estruturar projetos de produção e exportação.
regulamentar no Brasil. Ao proceder dessa forma pode-se apoiar e criar um am-
Esse é o elemento mais biente adequado para atrair novos players privados.
essencial a considerar Também é preciso rastrear a origem do hidrogênio ver-
” de por ser essencial para aplicar corretamente os incen-
22 Nº 156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023