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RBCE - A revista da



          Regiões e países, sobretudo a Europa e a Alemanha, já  car as condições efetivas, para que projetos de exportação
          apresentaram as suas estratégias e visões sobre o hidro-  de  hidrogênio  o shore  localizados  no  Brasil  possam  ser
          gênio verde. Portanto, potenciais compradores inter-  destinados para o mercado externo.
          nacionais estão na Europa, o que poderá estimular o
          negócio internacional para a produção e exportação de   Agora é hora de as empresas de o shore  nacionais, as
          hidrogênio verde a partir do Brasil. O hidrogênio verde   agências e os bancos de desenvolvimento federais ou es-
          produzido pelo o shore, no Brasil, seria então exporta-  taduais fazerem roadshow na Europa para mostrar a po-
          do para mercados prontos se as condições de produção   tencialidade de vantagens comparativas existentes nas
          e de regimes aduaneiros e tributários forem adequadas.   regiões Sudeste e Nordeste na produção de hidrogênio
          E com um selo e certi cação verde existente na instala-  verde para a exportação, sobretudo para a Europa. Aliás,
          ção da produção, a difusão externa do hidrogênio verde   a Europa deveria ser o alvo estratégico para a exportação
          produzido pelo sistema o shore  do Brasil combinando  de hidrogênio verde pelo Brasil.
          eólica e solar pode tornar-se muito mais viável em ter-
          mos tecnológicos e econômicos, especialmente porque   O primeiro fato a destacar é que está em curso a políti-
          a produção de hidrogênio verde no setor o shore pode   ca pública europeia de RePowerEU, que visa reduzir a
          ser construída a partir da reconversão industrial das pla-  dependência geopolítica da energia fóssil vinda da Rús-
          taformas já existentes e que já é feito pelo setor privado   sia, devido ao con ito com a Ucrânia. Esta durará até
          nacional por meio de empresas de óleo e gás.        2030. Muitos dos projetos desse plano estão centrados
                                                              na infraestrutura de hidrogênio verde. Por exemplo, a
          Para convencer essas empresas o shore nacionais a pros-  espinha dorsal do hidrogênio (EHB) é uma nova e im-
          pectarem, e a buscarem a exportação, é preciso analisar   portante infraestrutura de gasodutos formada por 11
          e avaliar como o hidrogênio verde deve chegar até o  Sistemas Europeus de Transmissão Operadores (Tesos).
          utilizador  nal no mercado internacional, realizando  O EHB publicou o seu primeiro relatório em julho de
          exportações CIF do Brasil. Isso signi ca que os estudos   2020 e acrescentou 23 outros sistemas de 21 países. Em
          e as inovações de P&D e as políticas tributárias em cur-  abril de 2021, foi publicado um relatório atualizado que
          so estão sendo concentrados na produção, logo deve-se   consiste em mais detalhes do plano de rede e análise de
          adicionar à dimensão externa do projeto o transporte  custos (Barnes et al., 2021). Até 2030, o EHB ligará
          internacional e o armazenamento do hidrogênio verde   clusters emergentes de hidrogênio com uma rede inicial
          produzido no o shore do Brasil para o cliente no merca-  de gasodutos de 11.600 km.
          do internacional. Nesse caso, a infraestrutura é essencial
          para atrair produtores locais e internacionais e reduzir o   Para cumprir as metas para 2030 de nidas pelo plano
          custo da logística. Isso eventualmente levará a um custo   RePowerEU, estão previstos cinco corredores de gaso-
          mais baixo do hidrogênio verde e irá incentivar os inves-  dutos de grande escala. Os corredores irão inicialmente
          tidores locais e não locais a participarem de projetos de   ligar a oferta e a procura locais em diferentes partes da
          exportação de hidrogênio verde.                     Europa, antes de expandir e conectar a Europa a regiões
                                                              vizinhas com potencial de exportação. A certeza sobre a
          Na exportação, serão necessárias várias formas de infra-
          estrutura para transportar e armazenar hidrogênio verde
          ou combustíveis sintéticos à base de hidrogênio. Se for
          amônia ou líquido por transportadores orgânicos de hi- “   O hidrogênio verde é a abordagem
          liquefeito, a forma de transportar hidrogênio seria por
          meio de navios. Deve ser liquefeito ou convertido em


          drogênio (TOH) para obter maior conteúdo energético        mais adequada para uma transição
          por volume. Readequar as unidades de FPSO que even-         energética sustentável completa,
          tualmente estão em plataformas ou áreas a serem des-
          comissionadas no o shore brasileiro é uma possibilidade      mas o processo para produzi-lo
          econômica e de logística a ser cuidadosamente avaliada.    envolve a utilização de eletricidade
          Deve-se, também, analisar os navios de longo curso que      proveniente de fontes de energia
          transportam carga química e /ou óleo para constatar a
          viabilidade de transportar hidrogênio verde a grandes      renováveis, como energia solar ou
          distâncias. Também é preciso analisar a prontidão dos         eólica, para eletrolisar a água
                                                                                                            ”
          portos do Nordeste e do Sudeste do Brasil para identi -


          Nº  156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023                                                         21
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