Page 44 - RBCE 155
P. 44
Desa os a Enfrentar
Capacitar empresas e conquistar o mercado
internacional
Gislaine Carrijo
Pela minha vivência e pelo acompanhamento das ações e movimentações, entendo que o nosso país está em uma
posição favorável. O comércio exterior brasileiro vem crescendo e se destacando cada vez mais ao longo dos anos.
Mesmo com a pandemia e a crise global, este cenário se manteve e podemos observar uma evolução, visto que o
mercado externo tem descoberto a potencialidade do Brasil em diversos segmentos além do setor de commodities.
Existe muita demanda internacional e novas oportunidades surgem a todo momento — em setores como casa &
decoração, moda, games, cosméticos naturais e artesanais, imóveis e TI —, o que é extremamente favorável para as
empresas e para o mercado brasileiro como um todo.
No entanto, é primordial que a aproximação do Brasil junto aos mercados internacionais seja intensi cada com
qualidade e assertividade, criando relacionamentos fortes para geração de negócios que contribuam no fomento dos
setores, indústria e comércio. Diante disso, é indispensável a preparação e capacitação das empresas brasileiras que
almejam fazer negócios com outros países, tornando-as aptas para atuar no comércio exterior e atender à crescente
demanda pelo “made in Brazil”.
............................................................................
Gislaine Carrijo é pós-graduada em logística empresarial pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP), bacharel em administração com habilitação em
comércio exterior pela Universidade de Franca (Unifran) e técnica em contabilidade pela Fundação Educandário Pestalozzi. Tem sólida carreira desenvolvida
em comércio exterior, negócios internacionais e comerciais – vendas à exportação, relações internacionais, institucionais e governamentais, supply chain, com-
pras/strategic sourcing e logística, atuando com ênfase em ações com resultados diferenciados e focados, adquiridos em renomadas organizações multinacionais
com interfaces regionais e globais e amplo conhecimento do mercado nacional e internacional visando sempre às melhores práticas, negócios e oportunidades.
Atua junto a entidades públicas e privadas, assuntos governamentais, institucionais e internacionais, empresários, clientes e fornecedores, dando suporte
in loco para internacionalização, negócios e oportunidades no comércio exterior, promovendo projetos que servem como plataformas de negócios para
empresas de todos os portes, responsável por estabelecer parcerias privadas e governamentais no Brasil e no exterior em ações diversas incluindo missões
empresariais e comerciais, rodadas de negócios presenciais e virtuais, feiras de negócios, eventos promocionais, culturais, entre outros. Head de negócios
internacionais, relações internacionais, institucionais e governamentais da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Utilidades Domésticas,
Presentes, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa); diretora geral da Associação Internacional dos Lusodescendentes (Aild) Brasil; membro da diretoria interna-
cional do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento das Relações Empresariais Internacionais (Ibrei); membro da Organização Brasileira de Mulheres
Empresárias (OBME) e coordenadora do Comitê de Casa & Decoração; membro da Convergência de Mulheres Empresárias Latam (CEMM) – Rela-
ções Exteriores; membro da Convergência Empresarial de Mulheres Brasileiras (CEMB) – Direção; e membro do Conselho Consultivo da Associação
Nacional dos Pro ssionais de Relações Internacionais (Anapri).
40 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023