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Desa os a Enfrentar


          que se discute a uni cação de alíquotas, deve-se reiterar,  mico,  mas  também  do  lado  ambiental.  Contribuiria,  si-
          na reforma, o diferencial tributário favorável aos com-  multaneamente, para a redução das importações do com-
          bustíveis renováveis.                               bustível fóssil e das emissões de GEEs e para o aumento da
                                                              segurança energética. Nesse aspecto, vale fazer uma pausa
          Cabe registrar aqui um fato relevante para a agricultura em   e trazer à tona as vantagens já veri cadas por estudos da
          todo o planeta, que os governantes de todos os países de-  Unica a respeito do uso do etanol em carros  ex.
          vem levar em conta: a Organização Metereológica Mun-
          dial emitiu um alerta, neste mês de maio, sobre um perío-  Abastecidos com o biocombustível, os veículos  ex
          do de temperaturas elevadas nos próximos cinco anos, até  apresentam emissões de CO 2  inferiores às produzidas
          2027. O fenômeno está ligado ao El Niño e às emissões  por veículos elétricos que rodam na Europa. Conside-
          de  gases  do  efeito  estufa  (GEEs).  O  secretário-geral  da  rado o ciclo de vida completo do combustível, um au-
          Organização  das  Nações  Unidas  (ONU),  Antônio  Gu-  tomóvel alimentado com etanol hidratado emite, em
          terres,  avisa  que  isso  terá  efeito  “de  largo  alcance  para  a  média, 37g de CO /km, enquanto um elétrico a bate-
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          segurança  alimentar”.  Eis  mais  uma  razão,  além  das  de-  ria na Europa emite 54g de CO /km. Esta e ciência
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          mais  aqui  mencionadas,  para  que  os  poderes  Executivo  ambiental evidencia-se mais ainda quando analisamos
          e Legislativo, na reforma tributária, considerem as legíti-  o uso do biocombustível no primeiro veículo híbrido
          mas reinvidicações do agronegócio brasileiro e, por via de    ex do mundo, o Toyota Corolla, lançado no Brasil em
          consequência, da indústria sucroenergética.         2019. Abastecido com o combustível renovável, o mo-
                                                              delo emite, em média, 29g de CO /km.
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          Simpli cação das exigências burocráticas nos estados  Conforme estimativas reveladas pelo presidente do Con-
                                                              selho da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, para se cum-
          No âmbito estadual, merece atenção a desburocratiza-  prir a meta de 30% de etanol na gasolina, haveria um au-
          ção das  scalizações em áreas agrícolas. Um bom exem-  mento no consumo do biocombustível da ordem de apro-
          plo nesse sentido vem do Mato Grosso do Sul, estado  ximadamente 1,3 bilhão de litros, o que evitaria a emissão
          que no início de maio deste ano deu um exemplo ao   de mais de 2,8 milhões de toneladas de CO  por ano.
          simpli car o processo de inscrição estadual para terras                                   2
          agrícolas de empresas sucroenergéticas. Por meio do  Esse ganho ambiental somar-se-ia às 590 milhões de
          Decreto nº 14.644/2016, as usinas terão agora apenas  toneladas de CO  que deixaram de ser emitidas pelos
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          uma inscrição estadual relativa a todos os seus cultivos  carros  ex entre 2003 e 2022, graças ao uso do etanol
          por município e não mais uma inscrição para cada área  hidratado e anidro. Esse volume corresponde à soma das
          de cana pertencente às empresas. Em alguns casos, isso  emissões anuais da Coreia do Sul. Também equivale às
          antes demandava a criação de quase 2 mil inscrições. A  emissões evitadas com a manutenção de quatro bilhões
          mudança será estabelecida por meio do Cadastro Ele-  de árvores nativas por duas décadas.
          trônico Agropecuário (e-CAP).

                                                              Mudanças na metodologia de cálculo de emissões
          Descarbonização com etanol
                                                              Outra inovação relativa ao etanol e constante da agenda
          Uma discussão na agenda federal é o aumento do per-  governamental é a alteração na metodologia de cálculo
          centual de etanol anidro adicionado à gasolina. A pro-  das emissões de CO  dos veículos, passando a considerar
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          posta defendida pela indústria sucroenergética e apre-  o ciclo de vida completo dos combustíveis. O Brasil pre-
          sentada recentemente ao Ministério de Minas e Energia  cisa urgentemente promover essa mudança e alinhar-se
          (MME) consiste em elevar a mistura do biocombustível  com uma prática adotada universalmente. Isso se dará
          dos atuais 27% para 30%. O ministro Alexandre Silveira  por meio do Programa Rota 2030, que tem por objetivo
          demonstrou receptividade à ideia, que deverá ser estu-  incentivar o desenvolvimento da indústria automotiva e
          dada por um grupo de trabalho no âmbito do Conselho  de autopeças nacionais, gerando principalmente inves-
          Nacional de Política Energética (CNPE). Nesse pro-  timentos em tecnologias de baixa emissão de poluentes.
          cesso de discussão é importante que representantes da
          indústria e do governo estejam em permanente diálogo   Até junho deste ano o programa deverá apresentar esta
          para uma implantação gradual e segura da medida.    inovação, o que alavancará o papel do etanol durante o
                                                              processo de descarbonização no transporte veicular. De
          A ampliação do teor de etanol na gasolina traria diversas  acordo com a proposta liderada pelo Departamento de
          vantagens ao Brasil, não apenas do ponto de vista econô-  Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Comple-

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