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RBCE - A revista da



              a) não há grandes diferenças na composição seto-  IBGE. Entre as microempresas exportadoras, cerca de
              rial das MPEs exportadoras entre os dois grupos;   45% do número de  rmas e do valor exportado em 2017
                                                              referiram-se a empresas dos setores de comércio por ata-
              b) quanto à frequência exportadora das  rmas, há   cado e de comércio varejista, com maior destaque para o
              diferenças relevantes entre os dois grupos: entre  primeiro. No caso das pequenas empresas exportadoras,
              as MPEs apoiadas, cerca de 90% são exportadoras   há também predominância dos setores de comércio por
              contínuas, apenas pouco mais de 10% são estrean-  atacado e de comércio varejista, que, somados, respon-
              tes. Já entre as não apoiadas, as estreantes têm par-  deram por 34,3% das  rmas e 42,1% do valor exportado
              ticipação bem maior, da ordem de 35%;           em 2017 – também com maior destaque para o comér-
                                                              cio por atacado.
              c) não há diferenças muito relevantes na distribuição
              geográ ca  entre  as  MPEs  apoiadas  e  as  não  apoia-  Esses dados mostram a importância das MPEs comer-
              das.  Em  ambos  os  grupos,  as  regiões  Sudeste  e  Sul  ciais exportadoras no Brasil, e isso evidencia a necessida-
              têm destaque, concentrando mais de 80% das  rmas   de de se incentivar e promover a identi cação de opor-
              desse porte e cerca de 75% de seu valor exportado;  tunidades comerciais e de se obter ganhos de comércio,
                                                              aumentando o volume de exportação e vendas dessas
              d) a taxa de sobrevivência das MPEs é crescente ao   MPEs, melhorando sobremaneira a sua jornada de ex-
              longo dos anos entre 2010 e 2017, sendo sempre  portação e de internacionalização de suas atividades, e o
              mais elevada entre as apoiadas do que entre as não   seu acesso ao mercado de trade  nance.
              apoiadas;
                                                              Por sua vez, publicação recente do Sebrae (2023) sobre
              e) houve intensidade de apoio do Sebrae entre   pequenos negócios no comércio exterior mostra que
              2010 e 2018, mas isso não resultou em melhor de-  cerca de 42% da pauta de empresas exportadoras bra-
              sempenho exportador das  rmas apoiadas;
                                                              sileiras são responsáveis por menos de 1% do total ex-
              f) de qualquer modo, é notável o fato de que 40% a   portado pelo Brasil. Contudo, não foi possível para o
              50%% das MPEs exportadoras do país receberam    Sebrae obter informações desagregadas.
              apoio do Sebrae por meio de algum instrumento   Isso posto, a partir dos dados e análises dos relatórios
              de assistência nos últimos anos.
                                                              feitos pela Funcex (Sebrae, 2017; 2018), constata-se a
          Com relação ao per l das MPEs exportadoras, o estudo   importância do setor de comércio na atividade expor-
          da Funcex (Sebrae, 2017) mostrou que a grande maioria   tadora. Logo, faz todo sentido focar um conjunto de
          das empresas exportadoras brasileiras atua nos ramos da   ações de política de comércio exterior no sentido de: (i)
          produção industrial e do comércio, com maior destaque   aumentar o valor médio exportado por MPE exporta-
          para o segundo.                                     dora comercial; (ii) promover o acesso dessas empresas
                                                              ao mercado de  nanciamento e seguro de crédito às ex-
          Isso signi ca que ao longo do período 2010-2017, entre as  portações; (iii) apoiar a permanência dessas  rmas na
          MPEs  exportadoras,  predominam  as   rmas  pertencentes  exportação via identi cação de mercados mais promis-
          aos setores de comércio por atacado e de comércio varejis-  sores para a exportação, e incentivar a sua participação
          ta,  embora  seja signi cativo  também  o  número  de  MPEs  no digital trade e em ações de marketing internacional e
          relacionadas a setores industriais, como máquinas e equipa-  marketing digital; e (iv) fomentar a formação de traders,
          mentos; produtos alimentícios; e produtos diversos.

          Observa-se que as MPEs comerciais têm participação
          bem mais elevada entre as  rmas comerciais médias e
          total de empresas exportadoras e 42,9% do valor expor- “  Cerca de 42% da pauta de empresas
          grandes, no Brasil. Cabe observar que as microempre-
          sas do ramo comercial representaram 47,7% do número

          tado por empresas desse porte em 2017.                        exportadoras brasileiras são

          A predominância de empresas do ramo comercial nas ex-        responsáveis por menos de 1%
          portações de MPEs re ete-se diretamente na composição        do total exportado pelo Brasil
          das exportações segundo setores de atividade das  rmas,
                                                                                                            ”
          quando analisada com base na classi cação Cnae 2.0 do

          Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023                                                              25
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