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Promoção de Exportações
A competência a ser desenvolvida e potencializada em Finalmente, será necessário estabelecer estratégia de
cada participante será de saber identi car as fontes de internacionalização e sua execução, associada aos con-
vantagens comparativas dos produtos elaborados (ou troles contábeis, nanceiros e gerenciais típicos de um
a elaborar), o processo produtivo e sua cadeia de supri- negócio de comércio exterior e, sobretudo, apresentar
mento, e os determinantes de produtividade seguindo a estratégias de expansão internacional dos negócios para
moderna teoria da rma no sentido econômico para o o maximercado.
comércio exterior.
Um programa de formação de traders para trabalho vo-
A seguir será apresentada ao futuro trader a necessidade luntário do pessoal de relações internacionais (RI) ou
de identi car o grau e o estágio de internacionalização a ns deve ser composto das seguintes matérias:
da empresa, sua estratégia e execução, a seleção e escolha
dos produtos e mercados, a estrutura organizacional da a) Empreender e ser trader em Comex;
empresa. Tudo isso em consonância com a boa teoria da
administração internacional, notadamente a escola de b) Organização e estruturação de uma startup de
Uppsala. comércio exterior;
Os futuros traders serão ensinados a identi car os in- c) Estruturação das etapas de internacionalização
dicadores de competitividade, produtividade, lucrati- da empresa;
vidade e de performance, segundo os bons argumentos d) Análise do ambiente de negócios internacionais;
econômicos, nanceiros e contábeis, de forma ex ante
e ex post. Também será esclarecida a necessidade de ter e) Estudo de produto e mercado, vendas e marke-
medidas de auditoria e compliance para usufruir dos in- ting internacional;
centivos scais de comércio exterior de nível estadual ou
federal, tanto no que tange às obrigações scais acessó- f) Gestão nanceira e trade nance;
rias quanto administrativas.
g) Gestão de transportes e tributos nacionais e re-
Vale lembrar que será necessário conhecer e implemen- gimes aduaneiros;
tar planos de contas e procedimentos de lançamentos
contábeis no tocante às operações de compra, venda e h) Gestão de produtividade e lucratividade em co-
outras, sobretudo as relacionadas aos aspectos de conta- mércio exterior;
bilidade de custos, gerencial e contabilidades de ganhos i) Análise de resultados empresariais no comércio
em comércio exterior.
exterior.
Nessa mesma linha serão apontados os aspectos de regis-
tros e contratos legais, regulamentos ou normas de cer- Além disso, deve focar nas empresas do setor ou de re-
ti cação envolvidos no comércio exterior, suas soluções gião do estado do Rio de Janeiro e paralelamente:
de controvérsias e de arbitragem, bem como estabeleci-
mento dos kpis ou análise de performance. • Elaborar uma proposta de seminário sobre digi-
talização em negócios e impactos sobre a com-
petitividade das empresas e dos setores.
“ A competência a ser desenvolvida e • Elaborar uma proposta de seminário sobre ges-
tão de produtividade e performance em comér-
potencializada em cada participante cio exterior: estratégias, instrumentos, analytics
e aplicações.
será de saber identi car as fontes de • Elaborar uma proposta de seminário sobre orga-
vantagens comparativas dos produtos nização e gestão de cadeias de valor global.
elaborados (ou a elaborar), o processo
produtivo e sua cadeia de suprimento, • Elaborar proposta de seminário sobre organiza-
ção e gestão de cadeia de valor por setor ou não.
e os determinantes de produtividade • Estudar mercados prioritários e acoplar as mis-
” sões in ou out dos atores do projeto.
28 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023