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Promoção de Exportações


          A competência a ser desenvolvida e potencializada em  Finalmente, será necessário estabelecer estratégia de
          cada participante será de saber identi car as fontes de  internacionalização e sua execução, associada aos con-
          vantagens comparativas dos produtos elaborados (ou  troles contábeis,  nanceiros e gerenciais típicos de um
          a elaborar), o processo produtivo e sua cadeia de supri-  negócio de comércio exterior e, sobretudo, apresentar
          mento, e os determinantes de produtividade seguindo a  estratégias de expansão internacional dos negócios para
          moderna teoria da  rma no sentido econômico para o  o maximercado.
          comércio exterior.
                                                              Um programa de formação de traders para trabalho vo-
          A seguir será apresentada ao futuro trader a necessidade  luntário do pessoal de relações internacionais (RI) ou
          de identi car o grau e o estágio de internacionalização  a ns deve ser composto das seguintes matérias:
          da empresa, sua estratégia e execução, a seleção e escolha
          dos produtos e mercados, a estrutura organizacional da   a) Empreender e ser trader em Comex;
          empresa. Tudo isso em consonância com a boa teoria da
          administração internacional, notadamente a escola de    b) Organização e estruturação de uma startup  de
          Uppsala.                                                comércio exterior;

          Os futuros traders  serão ensinados a identi car os in-  c) Estruturação das etapas de internacionalização
          dicadores de competitividade, produtividade, lucrati-   da empresa;
          vidade e de performance, segundo os bons argumentos     d) Análise do ambiente de negócios internacionais;
          econômicos,  nanceiros e contábeis, de forma ex  ante
          e ex post. Também será esclarecida a necessidade de ter   e) Estudo de produto e mercado, vendas e marke-
          medidas de auditoria e compliance para usufruir dos in-  ting internacional;
          centivos  scais de comércio exterior de nível estadual ou
          federal, tanto no que tange às obrigações  scais acessó-  f) Gestão  nanceira e trade  nance;
          rias quanto administrativas.
                                                                  g) Gestão de transportes e tributos nacionais e re-
          Vale lembrar que será necessário conhecer e implemen-   gimes aduaneiros;
          tar planos de contas e procedimentos de lançamentos
          contábeis no tocante às operações de compra, venda e    h) Gestão de produtividade e lucratividade em co-
          outras, sobretudo as relacionadas aos aspectos de conta-  mércio exterior;
          bilidade de custos, gerencial e contabilidades de ganhos   i) Análise de resultados empresariais no comércio
          em comércio exterior.
                                                                  exterior.
          Nessa mesma linha serão apontados os aspectos de regis-
          tros e contratos legais, regulamentos ou normas de cer-  Além disso, deve focar nas empresas do setor ou de re-
          ti cação envolvidos no comércio exterior, suas soluções   gião do estado do Rio de Janeiro e paralelamente:
          de controvérsias e de arbitragem, bem como estabeleci-
          mento dos kpis ou análise de performance.              •  Elaborar uma proposta de seminário sobre digi-
                                                                     talização em negócios e impactos sobre a com-
                                                                     petitividade das empresas e dos setores.
         “      A competência a ser desenvolvida e               •  Elaborar uma proposta de seminário sobre ges-

                                                                     tão de produtividade e performance em comér-

                potencializada em cada participante                  cio exterior: estratégias, instrumentos, analytics
                                                                     e aplicações.
                será de saber identi car as fontes de            •  Elaborar uma proposta de seminário sobre orga-
               vantagens comparativas dos produtos                   nização e gestão de cadeias de valor global.
               elaborados (ou a elaborar), o processo
               produtivo e sua cadeia de suprimento,             •  Elaborar proposta de seminário sobre organiza-
                                                                     ção e gestão de cadeia de valor por setor ou não.
               e os determinantes de produtividade               •  Estudar mercados prioritários e acoplar as mis-
                                                        ”            sões in ou out dos atores do projeto.


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