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Promoção de Exportações


                                                              De qualquer forma, é importante ressaltar que até 2018
                                                              os dados mostram incorporação de maior número de
                                                              MPEs à atividade exportadora, embora o valor médio
                                                              exportado por  rma só tenha crescido em 2017. No
                                                              cenário atual de pandemia, marcado por fragilidade da
                                                              demanda doméstica, o mercado externo oferece oportu-
                                                              nidades e incentivos para que muitas novas empresas de
                                                              micro e pequeno porte se interessem pela exportação,
                                                              mesmo quando o mundo ainda sente os efeitos da crise
                                                              sanitária e econômica internacional.

                                                              Cumpre observar que as exportações de MPEs brasileiras
                                                              são bem diversi cadas com relação aos blocos econômi-
                                                              cos  de  destino.  Todos  os  principais  blocos  tiveram  uma
                                                              participação signi cativa em 2017, mas três se destacam:
                                                              Mercosul; Estados Unidos e Canadá; e União Europeia.

                                                              As  MPEs  exportadoras  estão  geogra camente  concen-
                                                              tradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em toda a série
                                                              que vai de 2009 a 2017, 85% a 90% das MPEs situavam-se
                                                              em  apenas  cinco  estados  −  São  Paulo,  Rio  Grande  do
                                                              Sul, Minas Gerais, Paraná, e Santa Catarina – e suas ex-
                                                              portações responderam por cerca de 70% do valor total
          Cumpre destacar que esses estudos foram iniciativa  das vendas externas das MPEs. As MPEs apresentam um
          ímpar do Sebrae, que visava auxiliar e subsidiar outras  percentual signi cativo de empresas cuja classi cação de
          instituições responsáveis pela formulação e implemen-  frequência exportadora é estreante ou recente. Entretan-
          tação de políticas públicas para a promoção comercial  to,  na  distribuição  do  valor  exportado,  as  exportadoras
          das exportações e para direcionar suas ações em prol das   contínuas  têm  papel  preponderante  também  entre  as
          MPEs exportadoras.                                  MPEs, tendo respondido por 42,8% das vendas em 2017.
                                                              Mais de 60% das exportações das MPEs concentram-se
          A partir do estudo da Funcex (2017), pode-se consta-  em duas categorias de bens industriais segundo a inten-
          tar que o Brasil contou com 8.863 MPEs exportadoras   sidade tecnológica: os de baixa tecnologia (como calça-
          em 2017, sendo 3.856 microempresas (44% do total)   dos, têxteis, vestuário, alimentos, produtos de madeira e
          e 5.007 pequenas empresas. As MPEs representaram    produtos  de  ferro  e  aço)  e  os  de  tecnologia  média-alta,
          40,8% das empresas exportadoras do país em 2017,    que incluem itens como autopeças, produtos químicos e
          sendo 17,8% referentes a microempresas e 23,1%, a em-  diversos tipos de máquinas e equipamentos.
          presas de pequeno porte. O valor total exportado pelas
          MPEs em 2017 somou US$ 1.165,9 bilhão, sendo US$   uando    se  analisa  a  composição  das  exportações  das
          409,9 milhões referentes às microempresas e US$ 756,0   MPEs de acordo com a intensidade do uso de fatores de
          milhões, às pequenas. A participação das MPEs no total  produção,  ca clara a importância dos produtos agrícolas
          das exportações do país  cou em 0,54%.              (tanto primários quanto processados), que representaram
                                                              cerca de 30% das vendas em 2017, assim como dos bens
          Os números apresentados deixam claro que as MPEs    industriais intensivos em trabalho (calçados, confecções,
          ainda têm uma longa jornada para alcançar maior ex-  produtos de madeira etc.) com 16,5% do total, dos bens
          pansão das vendas no universo exportador brasileiro.  produzidos por fornecedores especializados (basicamen-
          Embora elas representem um percentual signi cativo de   te bens de capital) com 15,7%, e dos bens industriais in-
          empresas exportadoras − 40,8% em 2017 −, sua parti-  tensivos em economias de escala, com 13,6%.
          cipação no valor exportado do país é muito pequena:
          apenas 0,54% em 2017, sendo o maior percentual da   Para relacionar as MPEs exportadoras quanto ao “uso”
          série histórica entre 2009 e 2017 de 0,58% em 2009. O  da rede de atendimento do Sebrae, um estudo da Fun-
          valor médio exportado por cada MPE também é baixo,  cex (Sebrae, 2018) identi cou dois grupos: o das apoia-
          de apenas US$ 131,6 mil em 2017.                    das e o das não apoiadas, e constatou que:

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