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Promoção de Exportações
De qualquer forma, é importante ressaltar que até 2018
os dados mostram incorporação de maior número de
MPEs à atividade exportadora, embora o valor médio
exportado por rma só tenha crescido em 2017. No
cenário atual de pandemia, marcado por fragilidade da
demanda doméstica, o mercado externo oferece oportu-
nidades e incentivos para que muitas novas empresas de
micro e pequeno porte se interessem pela exportação,
mesmo quando o mundo ainda sente os efeitos da crise
sanitária e econômica internacional.
Cumpre observar que as exportações de MPEs brasileiras
são bem diversi cadas com relação aos blocos econômi-
cos de destino. Todos os principais blocos tiveram uma
participação signi cativa em 2017, mas três se destacam:
Mercosul; Estados Unidos e Canadá; e União Europeia.
As MPEs exportadoras estão geogra camente concen-
tradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em toda a série
que vai de 2009 a 2017, 85% a 90% das MPEs situavam-se
em apenas cinco estados − São Paulo, Rio Grande do
Sul, Minas Gerais, Paraná, e Santa Catarina – e suas ex-
portações responderam por cerca de 70% do valor total
Cumpre destacar que esses estudos foram iniciativa das vendas externas das MPEs. As MPEs apresentam um
ímpar do Sebrae, que visava auxiliar e subsidiar outras percentual signi cativo de empresas cuja classi cação de
instituições responsáveis pela formulação e implemen- frequência exportadora é estreante ou recente. Entretan-
tação de políticas públicas para a promoção comercial to, na distribuição do valor exportado, as exportadoras
das exportações e para direcionar suas ações em prol das contínuas têm papel preponderante também entre as
MPEs exportadoras. MPEs, tendo respondido por 42,8% das vendas em 2017.
Mais de 60% das exportações das MPEs concentram-se
A partir do estudo da Funcex (2017), pode-se consta- em duas categorias de bens industriais segundo a inten-
tar que o Brasil contou com 8.863 MPEs exportadoras sidade tecnológica: os de baixa tecnologia (como calça-
em 2017, sendo 3.856 microempresas (44% do total) dos, têxteis, vestuário, alimentos, produtos de madeira e
e 5.007 pequenas empresas. As MPEs representaram produtos de ferro e aço) e os de tecnologia média-alta,
40,8% das empresas exportadoras do país em 2017, que incluem itens como autopeças, produtos químicos e
sendo 17,8% referentes a microempresas e 23,1%, a em- diversos tipos de máquinas e equipamentos.
presas de pequeno porte. O valor total exportado pelas
MPEs em 2017 somou US$ 1.165,9 bilhão, sendo US$ uando se analisa a composição das exportações das
409,9 milhões referentes às microempresas e US$ 756,0 MPEs de acordo com a intensidade do uso de fatores de
milhões, às pequenas. A participação das MPEs no total produção, ca clara a importância dos produtos agrícolas
das exportações do país cou em 0,54%. (tanto primários quanto processados), que representaram
cerca de 30% das vendas em 2017, assim como dos bens
Os números apresentados deixam claro que as MPEs industriais intensivos em trabalho (calçados, confecções,
ainda têm uma longa jornada para alcançar maior ex- produtos de madeira etc.) com 16,5% do total, dos bens
pansão das vendas no universo exportador brasileiro. produzidos por fornecedores especializados (basicamen-
Embora elas representem um percentual signi cativo de te bens de capital) com 15,7%, e dos bens industriais in-
empresas exportadoras − 40,8% em 2017 −, sua parti- tensivos em economias de escala, com 13,6%.
cipação no valor exportado do país é muito pequena:
apenas 0,54% em 2017, sendo o maior percentual da Para relacionar as MPEs exportadoras quanto ao “uso”
série histórica entre 2009 e 2017 de 0,58% em 2009. O da rede de atendimento do Sebrae, um estudo da Fun-
valor médio exportado por cada MPE também é baixo, cex (Sebrae, 2018) identi cou dois grupos: o das apoia-
de apenas US$ 131,6 mil em 2017. das e o das não apoiadas, e constatou que:
24 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023