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RBCE - A revista da



          Isso porque, de um lado, sabemos que anualmente o   O projeto-piloto, no Rio de Janeiro, para a formação de
          governo disponibiliza recursos orçamentários para  -  traders decorre do fato de que há no comércio de bens
          nanciar as exportações das pequenas e médias empresas  do estado cerca de 2 mil empresas na atividade exporta-
          exportadoras, e esses recursos orçamentários não são  dora e cerca de 2 mil empresas na atividade importado-
          plenamente utilizados pelas empresas, seja por desco-  ra. Cabe destacar que não se tem um número certo de
          nhecimento, seja porque as empresas não sabem como  empresas atuantes no setor de serviços no Rio de Janei-
          propor, submeter, contatar e gerir uma operação de tra-  ro. O fato é que há uma base de  rmas/empresas que já
          de  nance com recursos públicos. De outro lado, apesar  atuam no comércio exterior e que podem, por já estarem
          da dedicação e do apoio dos bancos o ciais de comércio  expostas à competição internacional, obter maiores ga-
          exterior em identi car potenciais empresas exportado-  nhos de produtividade, lucratividade e competitividade.
          ras, eles acabam esbarrando no problema de assimetria
          de informação e seleção adversa de se ter “bons” projetos  Há, também, empresas já estruturadas que atuam no
          de exportação.                                      mercado doméstico que podem, dados os novos incen-
                                                              tivos, decidir reorientar suas atividades para o mercado
          De fato, hoje há uma “nova” jornada a ser iniciada tanto   externo. E, inclusive, pode haver o surgimento de star-
          pelos operadores que estão situados em MPEs comer-  tups com objetivos estratégicos – do tipo born global –
          ciais não exportadoras, quanto por aqueles que atuam  que podem ou querem atuar no maximercado, compos-
          em MPEs comerciais exportadoras. É preciso incentivar   to pela soma dos mercados interno e externo.
          o mercado de trade  nance.
                                                              Para realizar um projeto desse tipo deve-se abrir uma
          Além disso, para o caso especí co das empresas comer-  chamada e/ou convocação para alunos de relações inter-
          ciais exportadoras é preciso:                       nacionais do Rio de Janeiro que queiram participar de
                                                              um trabalho voluntário para a formação de traders. O
          (i)   incentivar a formação de digital trader promoter de   trabalho voluntário consistiria na participação de semi-
              modo a aumentar e adequar a promoção comercial   nários, cursos, workshops, visitas empresariais, trabalho
              às exportações das empresas comerciais aos novos   de inteligência, pesquisa e identi cação de oportunida-
              requisitos de vendas e marketing internacional em   des comerciais ou de medidas para melhorar/medir a
              ambiente de digitalização dos negócios internacio-  produtividade e a lucratividade das atividades ligadas ao
              nais;                                           comércio exterior. Esse trabalho será, em parte, presen-

          (ii) identi car e difundir oportunidades comerciais  cial e, em parte, virtual, com algumas sessões de team
              que subsidiem o processo de tomada de decisão   work  presenciais e virtuais. Serão estabelecidos traba-
              das MPEs comerciais com relação à sua jornada de   lhos e reuniões para a apresentação desses resultados a
              exportação;                                     empresas ou players ou stakeholders institucionais.

          (iii) elaborar e propor projetos de exportação de MPEs
              comerciais ao mercado  nanceiro de trade  nance; e

          (iv) potencializar a rede de contatos das empresas co-  “
              merciais com o Secom/Itamaraty ou com os escri-         O governo disponibiliza recursos
              tórios da ApexBrasil, ou ainda com a Funcex Euro-        orçamentários para  nanciar as
              pa, em prol de um aumento do processo de identi-       exportações das pequenas e médias
               cação de oportunidades comerciais para exporta-     empresas exportadoras, e esses recursos
              ção, notadamente de países ou blocos comerciais.
                                                                      orçamentários não são plenamente
         Mas, o que realmente é prioritário no momento é desen-        utilizados pelas empresas, seja por
         volver um projeto-piloto no Rio de Janeiro para a for-
         mação de traders associados a empresas comerciais pela   desconhecimento, seja porque as empresas
         Funcex na sua sede para, posteriormente, aplicá-lo em       não sabem como propor, submeter,
         outros estados. A ideia da formação de traders foi origi-  contatar e gerir uma operação de trade
         nalmente exposta em Cordeiro (2023) para o caso geral           nance com recursos públicos
         das empresas exportadoras estreantes, e aqui foi adapta-
                                                                                                            ”
         da ao caso das empresas comerciais.


          Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023                                                              27
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