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Promoção de Exportações


          Empresas: as empresas que atuam no segmento de ser-  e seus países de origem. Além disso, ter estrangeiros em
          viços e tecnologia deveriam ampliar seus horizontes,  nossas empresas pode desenvolver o hábito em nossos
          mirando oportunidades além do mercado interno bra-  colaboradores de conhecer, entender e respeitar melhor
          sileiro, que, apesar de ser um mercado signi cativo, não  outras culturas e idiomas.
          oferece tantas possibilidades quanto o mercado global.
                                                              Podemos criar programas que incentivem cidadãos bra-
          E mesmo as empresas que não possuem clientes ou for-  sileiros a fazerem intercâmbios de estudo e trabalho,
          necedores no exterior podem ser afetadas por competi-  brasileiros lá fora geram conexões e oportunidades para
          dores externos em busca de clientes ou colaboradores no  o Brasil, cidadãos estrangeiros aqui trazem impacto eco-
          Brasil, ter uma parte de seus negócios em outros países e  nômico, cultural e social.
          moedas, e ser parte de uma estratégia de sobrevivência.
                                                              Talvez medidas como deixar de exigir visto para alguns
          Pro ssionais:  o  pro ssional  brasileiro  deveria  ver-se  países estratégicos, incentivar massivamente nosso povo
          como um cidadão do mundo, e não apenas como alguém  a falar inglês, facilitar e incentivar a saída do país para
          negociando  com  pessoas  de  outros  países.  É  fundamen-  buscar experiência fora.
          tal  agir  e  pensar  de  maneira  mais  integrada  ao  contexto
          global, a  m de aproveitar ao máximo as oportunidades   Por  m, vejamos a experiência do Vale do Silício, onde
          que o mercado internacional oferece. Precisamos vencer   foram criados mais da metade dos aplicativos e serviços
          o mindset local e abrir nossa visão para um mindset global.  que consumimos com frequência em nossos telefones
                                                              atualmente. A região tem cerca de 50% de pessoas de
                                                              fora, já nas empresas de tecnologia esse número chega a
          AS LIMITAÇÕES GEOGRÁFICAS NÃO                       cerca de 70%. Com certeza essa genuína diversidade de
          PODEM SER MUDADAS, MAS A                            culturas, hábitos, idiomas, crenças e outras característi-
          CULTURA PODE!                                       cas de cada um dos cidadãos do mundo que ali se en-
          Temos limitações geográ cas que  sicamente não pos-  contram é determinante para que aquele pequeno lugar
          suem solução, não temos como imitar os europeus, que  do mundo construa empresas verdadeiramente globais e
          podem pegar um trem e passar por vários países em um  que escalam em velocidade exponencial, e o que sai de lá
          mesmo dia, mas temos como superar isso com educação,  já foi validado por pessoas do mundo inteiro.
          cultura, tecnologia e mudança de mindset dos brasilei-
          ros, para que se vejam como cidadãos do mundo que   Outro exemplo é Dubai e os demais Emirados Árabes,
          estão no Brasil, mas que não estão presos aqui nem proi-  que souberam investir muito bem os recursos oriundos
          bidos de fazer negócios com o exterior.             do petróleo e criaram um ecossistema que reúne pessoas
                                                              do mundo todo e hoje são referência em inovação e tec-
          Segundo dados de operadoras de turismo, menos de    nologia. O fato de terem um sistema tributário simples e
          3 milhões de brasileiros viajaram para o exterior em  uma estratégia diferente de atrair oportunidades, permi-
          2022, isso é menos de 1,5% da população. Já na Itália,  tindo que empresas e empreendedores se desenvolvam,
          por exemplo, cerca de 4 milhões de pessoas viajam ao  gerem renda e emprego, faz com que a economia gire,
          exterior todos os meses, ou seja, mais de 6% do país tem  que pessoas de alta renda sejam atraídas para lá, e o esta-
          alguma experiência internacional todos os meses. Isso  do encontrou formas inteligentes de arrecadar dinheiro,
          certamente tem um impacto cultural e econômico mui-  sem coibir o desenvolvimento dos negócios.
          to grande, além de criar nos cidadãos o hábito de se co-
          municar e desenvolver negócios com pessoas e empresas   En m, muitos poderiam ser os exemplos e as soluções
          de outros países.  1                                para incentivar a criação de empresas globais de servi-
                                                              ços e intangíveis em nosso país, como Canadá, Israel,
          Podemos estimular pessoas de outros países a virem  Estônia e vários outros, mas o primeiro passo é identi-
          mais para o Brasil, não somente para  ns turísticos, po-   car e reconhecer o problema, despertar a consciência
          demos incentivar nossas empresas a trazerem mão de  de todos os envolvidos e, ao menos, começar o debate
          obra especializada de fora, temos muito a aprender e a  público para que sejamos protagonistas e não  gurantes
          ganhar com a troca de experiências e culturas, com as  das próximas revoluções e disrupções tecnológicas que o
          conexões que pro ssionais de fora fariam entre o Brasil  mundo certamente seguirá experimentando.
                                        ............................................................................
          1  Fontes: https://www.sbtnews.com.br/noticia/sbt-brasil/245192-turismo-atinge-recorde-de-84-milhoes-de-embarques-em-2022 e https://www.statis-
          ta.com/statistics/718402/number-of-italian-tourists-traveling-abroad-by-month-italy/

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