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Promoção de Exportações
Empresas: as empresas que atuam no segmento de ser- e seus países de origem. Além disso, ter estrangeiros em
viços e tecnologia deveriam ampliar seus horizontes, nossas empresas pode desenvolver o hábito em nossos
mirando oportunidades além do mercado interno bra- colaboradores de conhecer, entender e respeitar melhor
sileiro, que, apesar de ser um mercado signi cativo, não outras culturas e idiomas.
oferece tantas possibilidades quanto o mercado global.
Podemos criar programas que incentivem cidadãos bra-
E mesmo as empresas que não possuem clientes ou for- sileiros a fazerem intercâmbios de estudo e trabalho,
necedores no exterior podem ser afetadas por competi- brasileiros lá fora geram conexões e oportunidades para
dores externos em busca de clientes ou colaboradores no o Brasil, cidadãos estrangeiros aqui trazem impacto eco-
Brasil, ter uma parte de seus negócios em outros países e nômico, cultural e social.
moedas, e ser parte de uma estratégia de sobrevivência.
Talvez medidas como deixar de exigir visto para alguns
Pro ssionais: o pro ssional brasileiro deveria ver-se países estratégicos, incentivar massivamente nosso povo
como um cidadão do mundo, e não apenas como alguém a falar inglês, facilitar e incentivar a saída do país para
negociando com pessoas de outros países. É fundamen- buscar experiência fora.
tal agir e pensar de maneira mais integrada ao contexto
global, a m de aproveitar ao máximo as oportunidades Por m, vejamos a experiência do Vale do Silício, onde
que o mercado internacional oferece. Precisamos vencer foram criados mais da metade dos aplicativos e serviços
o mindset local e abrir nossa visão para um mindset global. que consumimos com frequência em nossos telefones
atualmente. A região tem cerca de 50% de pessoas de
fora, já nas empresas de tecnologia esse número chega a
AS LIMITAÇÕES GEOGRÁFICAS NÃO cerca de 70%. Com certeza essa genuína diversidade de
PODEM SER MUDADAS, MAS A culturas, hábitos, idiomas, crenças e outras característi-
CULTURA PODE! cas de cada um dos cidadãos do mundo que ali se en-
Temos limitações geográ cas que sicamente não pos- contram é determinante para que aquele pequeno lugar
suem solução, não temos como imitar os europeus, que do mundo construa empresas verdadeiramente globais e
podem pegar um trem e passar por vários países em um que escalam em velocidade exponencial, e o que sai de lá
mesmo dia, mas temos como superar isso com educação, já foi validado por pessoas do mundo inteiro.
cultura, tecnologia e mudança de mindset dos brasilei-
ros, para que se vejam como cidadãos do mundo que Outro exemplo é Dubai e os demais Emirados Árabes,
estão no Brasil, mas que não estão presos aqui nem proi- que souberam investir muito bem os recursos oriundos
bidos de fazer negócios com o exterior. do petróleo e criaram um ecossistema que reúne pessoas
do mundo todo e hoje são referência em inovação e tec-
Segundo dados de operadoras de turismo, menos de nologia. O fato de terem um sistema tributário simples e
3 milhões de brasileiros viajaram para o exterior em uma estratégia diferente de atrair oportunidades, permi-
2022, isso é menos de 1,5% da população. Já na Itália, tindo que empresas e empreendedores se desenvolvam,
por exemplo, cerca de 4 milhões de pessoas viajam ao gerem renda e emprego, faz com que a economia gire,
exterior todos os meses, ou seja, mais de 6% do país tem que pessoas de alta renda sejam atraídas para lá, e o esta-
alguma experiência internacional todos os meses. Isso do encontrou formas inteligentes de arrecadar dinheiro,
certamente tem um impacto cultural e econômico mui- sem coibir o desenvolvimento dos negócios.
to grande, além de criar nos cidadãos o hábito de se co-
municar e desenvolver negócios com pessoas e empresas En m, muitos poderiam ser os exemplos e as soluções
de outros países. 1 para incentivar a criação de empresas globais de servi-
ços e intangíveis em nosso país, como Canadá, Israel,
Podemos estimular pessoas de outros países a virem Estônia e vários outros, mas o primeiro passo é identi-
mais para o Brasil, não somente para ns turísticos, po- car e reconhecer o problema, despertar a consciência
demos incentivar nossas empresas a trazerem mão de de todos os envolvidos e, ao menos, começar o debate
obra especializada de fora, temos muito a aprender e a público para que sejamos protagonistas e não gurantes
ganhar com a troca de experiências e culturas, com as das próximas revoluções e disrupções tecnológicas que o
conexões que pro ssionais de fora fariam entre o Brasil mundo certamente seguirá experimentando.
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1 Fontes: https://www.sbtnews.com.br/noticia/sbt-brasil/245192-turismo-atinge-recorde-de-84-milhoes-de-embarques-em-2022 e https://www.statis-
ta.com/statistics/718402/number-of-italian-tourists-traveling-abroad-by-month-italy/
22 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023