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Infraestrutura




          “                                                   sistemas de comunidades portuárias (Port Community
                                                              System – PCS), existentes ao redor do mundo há muitos
            Em curto e médio prazos importantes melhorias     anos, onde os intervenientes do porto (setores público
           podem ser obtidas com a implantação nos portos     e privado) se relacionem de forma rápida e eiciente,
             públicos da experiência dos sistemas de comu-    à maneira de uma Janela Única Portuária  – Port Sin-
             nidades portuárias (Port Community System –      gle Window. Os PCS são sistemas web  integradores dos
                PCS), onde os intervenientes do porto         agentes que participam da atividade portuária, econo-
               (setores público e privado) se relacionem      mizando tempo e processos, sem a pretensão de abran-
                 de forma rápida e eiciente, à maneira        gência maior de uma Janela Única de Comércio Exterior
                    de uma Janela Única Portuária             – Trade Single Window, porém muito mais avançada que
                                                              um Porto Sem Papel. É importante que a iniciativa da
                                                           “                  do
                                                                            e,
                                                              certamente, com um custo muito menor, a expertise do
                                                              setor privado nacional e estrangeiro seja aproveitada.
          locais nos principais portos do país. Apesar da opor-
          tunidade da iniciativa, os resultados têm sido limi-
          tados, em vista da ação estanque de cada instituição,  Meta nº 2.  Melhorar a coordenação institucio-
          da legislação peculiar destas, dos sistemas de informação   nal local nos portos, com ganhos de eiciência no
          em níveis distintos de maturidade e da própria cultura   processamento dos luxos de informação dos di-
          enraizada nas instituições, o que torna difícil a implan-  versos agentes que ali operam.
          tação de melhorias de maior alcance.
                                                                Meios: Implantar nos portos públicos a iniciativa dos
          Progressos foram atingidos com a implantação pela     PCS, permitindo que o setor privado, em associação
          SEP do sistema Porto Sem Papel, executado pela em-    com as Autoridades Portuárias, participe da implan-
          presa estatal Serviço Federal de Processamento de     tação dos projetos, utilizando-se da abrangente ex-
          Dados (Serpro), no qual os diversos intervenientes    periência existente em PCS ao redor do mundo.
          participam na atracação e liberação das embarca-
          ções nos portos. No entanto, além de outras restri-
          ções, como o não controle de embarcações da nave-
          gação luvial, o sistema não alcança o desembaraço
          das cargas. Essa iniciativa, apesar de signiicar avan-  ACESSOS TERRESTRES E
          ço e ser bem-vinda, ainda representa uma solução    AQUAVIÁRIOS
          limitada, parcial, na redução da burocracia do setor.
          A implantação do portal Janela Única de Comércio
          Exterior,  em processo de implantação pela Receita  Ao se observar nos portos públicos a distribuição de
          Federal do Brasil  com o Ministério de Desenvolvi-  atribuições entre terminais operados por particula-
          mento, Indústria e Comércio (MDIC), de alcance      res e administrações portuárias, icamos no Brasil
          muito maior, mereceria ser acelerada.               com algo próximo do formato Land Lord, com ges-
                                                              tão do território pelo ente público e operação direta
          Contudo, no nível local, no âmbito dos portos, a    dos terminais por arrendatários privados, que pa-
          segmentação dos serviços prestados pelos interve-   gam pelo arrendamento do solo portuário ao senho-
                                                                              3
          nientes (Marinha do Brasil, Receita Federal, Anvisa,  rio (ente estatal).  Em termos de eiciência operacio-
          Autoridade Portuária etc.) é problema institucio-   nal do uso de equipamentos na movimentação de
          nal, hierárquico, cultural e de gestão, que precisa ser  contêineres, por exemplo, o número de movimentos
          pensado em longo prazo. Em curto e médio prazos  no Porto de Santos (produtividade) assemelha-se ao
          importantes melhorias podem ser obtidas com a       de outros portos do exterior, pois este se utiliza de
          implantação nos portos públicos da experiência dos  tecnologia no estado da arte, disponível no mercado.
                                        ............................................................................


          3  Deinições e modelos de exploração do negócio portuário entre setores público e privado podem ser encontrados em: World Bank,2007. Dis-
          ponível em: https://ppiaf.org/sites/ppiaf.org/iles/documents/toolkits/Portoolkit/Toolkit/index.html.

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