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Infraestrutura




          A Figura 1, extraída do Plano Nacional de Logística  aponta alguns instrumentos do macroplanejamento
          Portuária (PNLP), contratado pela Secretaria de Portos   produzidos para os diversos modais de transporte no
          (SEP), dá uma ideia aproximada do marco institucio-  Brasil. Afora os entes mencionados, tem-se a Agên-
          nal em que operam os portos públicos e, parcialmente,  cia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a
          os terminais privados, instalados fora do porto público.  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com seus
                                                              instrumentos de planejamento setorial. Institucional-
          Do ponto de vista do Planejamento e das Políticas   mente, acima de todo esse arcabouço paira o Conse-
          Públicas, a multiplicidade de órgãos envolvidos na  lho Nacional de Integração de Políticas de Transporte
          regulação da atividade portuária acaba por redun-   (Conit), instância interministerial coordenada pelo
          dar na elaboração de diversos planos, em geral des-  Ministério dos Transportes (MT), criada pela Lei n
                                                                                                               o
          coordenados. De outra parte, para os interessados   10.233, de 5 de junho de 2001, como órgão assessor da
          em investir, essa diversidade de órgãos se revela uma  Presidência da República, e até o momento instância
          corrida burocrática custosa e demorada. O Quadro 1  de pouca ou nenhuma efetividade.



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          QUADRO 1
          INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PORTUÁRIO


                                      Instrumento de
                 Instituição                                                   Descrição
                                      planejamento


           Empresa de Planejamento  Plano Nacional de    Propor soluções para os obstáculos logísticos, tendo como horizonte de
           e Logística (EPL)       Logística Integrada  análise um período de 20 anos (2015-2035), considerando uma visão in-
                                   (PNLI)               tegrada do sistema logístico, da segurança nacional, da integridade terri-
                                                        torial e da preservação do meio ambiente.


           MT                      Plano Nacional de    Orientar, com embasamento técnico e cientíico, a implantação das ações
                                   Logística de Transportes   públicas e privadas no setor de transportes, de forma a atender as deman-
                                   (PNLT)               das políticas de integração, desenvolvimento e superação de desigualda-
                                                        des.

           MT                      Plano Hidroviário    Tem como objetivo preparar uma estratégia para a implementação do
                                   Estratégico          plano até 2031. Esse plano estratégico será utilizado pelo ministério para
                                   (PHE)                se comunicar com as partes interessadas e outras autoridades do governo
                                                        envolvidas no transporte hidroviário interior (THI). O plano deve se
                                                        concentrar nas atividades relacionadas ao THI do MT e de outros, de
                                                        forma a integrar as políticas do MT para o setor hidroviário com as de-
                                                        mais que são relativas ao uso dos recursos hídricos.


           SEP                     PNLP                 Possibilitar que o Brasil realize seu potencial de crescimento econômico
                                                        e desenvolvimento social por meio do aperfeiçoamento da eiciência nas
                                                        cadeias de suprimentos, ampliação da capacidade portuária e promoção
                                                        da sustentabilidade ambiental, para que o país ocupe uma posição inter-
                                                        nacional competitiva.

           Antaq                   Plano Nacional de    Concebido visando dois objetivos centrais: um estudo detalhado sobre
                                   Integração Hidroviária   as hidrovias brasileiras e a indicação de áreas propícias para instalações
                                   (PNIH)               portuárias.



          Fonte: Elaboração do autor.

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