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Acordos e Política Comerciais
mais expostos ao comércio com o RU são Hungria, Po- OS PLANOS DE TRUMP PARA A
lônia, República Checa, Irlanda, Países Baixos e Chipre. POLÍTICA COMERCIAL AMERICANA
Fora da UE, a África do Sul e a Nigéria também têm
fortes relações com o RU.
Trazer de volta (e/ou evitar a saída de) empresas ame-
No curto prazo, é possível que o Brexit tenha impactos ricanas para produzir nos EUA e proteger os produtos
sobre o ingresso de IED no RU, particularmente nos americanos da suposta competição desleal de importa-
investimentos mais diretamente voltados para negócios dos, para gerar emprego para trabalhadores americanos,
com os países da UE. Mas, no longo prazo, é possível que foi o mantra da campanha do candidato Trump.
essa ruptura também tenha efeitos sobre investimentos As linhas-mestras do programa de governo anunciado pelo
diretos ingleses no exterior, a depender das mudanças presidente eleito têm sido comparadas, por alguns analis-
institucionais que venham a ocorrer.
tas, às políticas econômicas adotadas pelo Brasil durante o
A amplitude das previsões de impactos sobre o PIB do governo de Dilma Roussef: a combinação de redução de
RU é muito grande: de +4% (do Economists for Brexit) impostos para as corporações e para os mais ricos, com au-
a -9,5% – do Center for Economic Performance (CEP) e mento de gastos e protecionismo (Ehrenfreund, 2016). De
do Her Majesty’s Treasury (HM Treasury). Das oito es- modo geral, os analistas chamam a atenção para o fato de
timativas resenhadas pelo Banco Mundial, seis apontam que, embora possa gerar algum estímulo adicional ao cres-
impactos negativos, uma aponta resultado positivo e uma cimento econômico no curto prazo, esse menu de políticas
encontra efeitos neutros. A maioria dos estudos apresen- tende a impulsionar a inlação, aumentar a taxa de juros
ta estimativas apenas para a economia do RU, embora e apreciar a moeda norte-americana. É provável que esse
reconheçam que os laços estreitos entre o país e outras conjunto de efeitos termine por reverter os ganhos de cur-
economias possam disseminar os efeitos negativos. to prazo, inclusive para os trabalhadores americanos que o
presidente eleito pretende defender.
Ciuriak et al. (2015) utilizam um modelo de Equilíbrio
Geral Computável (CGE) para estimar os impactos do O sítio da companha de Donald Trump anuncia que,
Brexit sobre o RU e outras economias. No pior cená- uma vez eleito, ele tomará sete medidas de política comer-
rio (Cenário MFN), em 2030 a economia do RU teria cial para “proteger os trabalhadores norte-americanos”: 4
perdas de 2,8% enquanto os demais países europeus i. Retirar os EUA da Parceria Transpacíico (TPP na
perderiam 0,3%, com perdas maiores para a Irlanda, os sigla em inglês);
países do Benelux e os Bálticos. Por outro lado, algumas
economias poderiam beneiciar-se da eliminação dos ii. Nomear negociadores de comércio duros e inteligen-
desvios de comércio impostos pela participação do RU tes para lutar em nome dos trabalhadores americanos;
no bloco europeu: é o caso de EUA, China, Canadá e Ja-
pão. Entretanto, esses benefícios são desprezíveis (entre iii. Orientar o Secretário de Comércio a identiicar toda
0,03% e 0,04%). violação de acordos comerciais que um país esteja
usando para prejudicar os trabalhadores america-
As estimativas de impactos do Brexit sobre a economia nos, e também orientar todas as agências apropriadas
do RU e do mundo são, inevitavelmente, imprecisas e a usar todos os instrumentos disponíveis sob as leis
sujeitas a variações de modelos, hipóteses e cenários. Há, americana e internacionais para coibir esses abusos;
todavia, um expressivo consenso em torno da percepção
de que quanto menor for o grau de integração ao blo- iv. Avisar aos parceiros do Tratado Norte-Americano
co europeu que resultar do Brexit, mais negativo será o de Livre Comércio (Nata) que os EUA pretendem
efeito sobre a economia do RU. renegociar imediatamente os termos do acordo para
um acerto melhor para os trabalhadores americanos.
No pior cenário, os efeitos negativos do Brexit poderão ser Se eles não concordarem com a renegociação, os
mitigados pela negociação de uma ampla rede de ALCs EUA pretendem retirar-se do acordo;
pelo RU com países com economias relevantes. Entretan-
to, isso levará bastante tempo e até lá as incertezas domina- v. Instruir o secretário do Tesouro a declarar a China
rão as relações econômicas do país com o mundo. como um país manipulador da taxa de câmbio;
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4 Fonte: https://www.donaldjtrump.com/policies/trade.
46 Nº 129 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2016