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RBCE - A revista da




          distintos. O Brexit foi uma decisão de cunho eminen-
          temente nacionalista – anti-imigração e em defesa da  “
          autonomia na formulação de políticas –, mas não tem a   Qualquer tentativa de analisar os impactos da
          componente de protecionismo comercial, que tanto ca-    eleição de Trump sobre o comércio exterior
          racteriza as propostas de Trump. Do ponto de vista do   ou sobre a agenda de negociações comerciais
          contexto da regulação do comércio internacional, toda-  do Brasil é temerária, dado o altíssimo grau de
          via, os dois são manifestações contra o excesso de regula-  incertezas que ronda as orientações da
          ção supranacional que dominou a expansão das agendas    política comercial que o presidente eleito irá,
          temáticas dos acordos comerciais de nova geração.                  de fato, implementar
                                                                                                                “

          O Brexit e seus impactos sobre as negociações
          Mercosul-UE e sobre as relações RU-Brasil           oscilou entre 3% e 4% nos últimos anos. Os países com
                                                              os quais o RU tem relações mais expressivas não são par-
          No curto prazo, a decisão de saída do RU da UE tem im-  ceiros comerciais relevantes do Brasil.
          pactos sistêmicos na economia global, aumentando as
          dúvidas sobre a capacidade de recuperação da atividade  Assim, os efeitos negativos do Brexit para o Brasil deve-
          econômica na Europa e sobre o futuro do já abalado sis-  rão vir mais do aumento de incertezas que a decisão tem
          tema bancário europeu. Em relação ao comércio, o Brexit  sobre a governança do comércio e da economia mundial
          traz um amplo conjunto de interrogantes, que, embora não  e do maior grau de diiculdade para negociar um acordo
          tenham efeito prático imediato, afetam não apenas as rela-  entre Mercosul e UE do que dos impactos econômicos
          ções comerciais bilaterais de todos os países com o RU, mas  diretos sobre comércio e IED.
          também as perspectivas para a política comercial da UE.
                                                              A paralisação do TTIP, que vinha consumindo esforços
          Saindo do bloco europeu, o RU deverá negociar com seus  e capacidade negociadora da UE, poderia servir de estí-
          pares na OMC novos compromissos e parâmetros para a sua  mulo a um maior empenho do bloco europeu nas nego-
          política comercial, que vão da nova estrutura tarifária que o   ciações com o Mercosul por duas ordens de fatores: (i)
          país adotará às quotas para produtos agrícolas, teto para a  parte da capacidade negociadora da Comissão Europeia
          concessão de subsídios para agricultores e condições de aces-  estará liberada; e (ii) ofertas de acesso ao mercado agrí-
          so estrangeiro ao seu mercado de serviços, entre outros.   cola comum europeu para os EUA não mais serão man-
                                                              tidas, o que abre maior espaço para ofertas ao Mercosul.
          Em relação às negociações em curso entre Mercosul e
          UE, a saída do RU do bloco europeu tem dois impactos   Possibilidades concretas de avanços nessa direção, toda-
          importantes e negativos. Em primeiro lugar, a decisão  via, somente serão observadas após as eleições na França
          traz consigo uma pesada agenda negociadora para a UE,   e na Alemanha em 2017, países-chave para essas nego-
          desviando os recursos e a atenção de outras frentes ne-  ciações em um contexto de Brexit.
          gociadoras do bloco. O Mercosul, que já não estava no
          topo das prioridades europeias, deve perder atenção.  Em prazo mais longo, o Brasil (ou o Mercosul) pode-
                                                              rá buscar a negociação de um acordo de livre comércio
          Em segundo lugar, o RU é um dos principais promoto-  com o RU. Entretanto, terá de esperar alguns anos até
          res do acordo preferencial entre os dois blocos. O país   que essas negociações possam ter início.
          tem interesses econômicos relevantes no Mercosul e é
          crítico da política agrícola e do protecionismo europeu.
          Com o Brexit, a negociação agrícola poderá tornar-se  Os impactos de Trump sobre a agenda de
          ainda mais difícil no acordo Mercosul-UE e a coalizão   negociações comerciais do Brasil
          de países contrários às negociações ganhará peso.
                                                              Qualquer tentativa de analisar os impactos da eleição de
          A participação individual do RU no comércio exterior  Trump sobre o comércio exterior ou sobre a agenda de
          brasileiro não é muito elevada. Em 2015, 1,27% das ex-  negociações comerciais do Brasil é temerária, dado o al-
          portações brasileiras teve o país como destino e 2,2% das  tíssimo grau de incertezas que envolvem as orientações
          importações o tiveram como origem.  O RU responde  da política comercial que o presidente eleito irá, de fato,
          por 8,6% das exportações brasileiras para a UE e 7,6%  implementar. Por outro lado, é pouco provável que os
          das importações provenientes do bloco.   Em termos de  primeiros dias do novo governo sejam muito esclarece-
          IED no Brasil, a participação do país nos luxos anuais  dores. Portanto, a incerteza deve ser um elemento dura-

          Nº  129 -  Outubro/Novembro/Dezembro de 2016                                                     51
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