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RBCE - A revista da
por seu currículo IB e forte integração tecnológica. Sua
unidade em São Paulo, inaugurada em 2018, foi a pri-
meira da rede fora dos Estados Unidos. Em outubro de
2023, a Avenues foi adquirida pela Nord Anglia Educa-
tion, grupo britânico que já operava no Brasil por meio
do British College Brazil e que, com essa compra, forta-
leceu signi cativamente sua presença no país.
A aquisição da Avenues marcou uma etapa importante
na expansão da Nord Anglia no Brasil. No ano seguinte,
em agosto de 2024, o grupo incorporou também a Escola
Móbile, tradicional colégio paulistano fundado em 1975 e
reconhecido entre os melhores do país nos rankings edu-
cacionais. Com isso, a Nord Anglia passou a operar três
instituições no Brasil: o British College Brazil, a Avenues
São Paulo e a Escola Móbile. O grupo tem mantido as mar-
cas e as lideranças acadêmicas e administrativas das escolas
adquiridas, enquanto aporta sua expertise global em gover-
nança, inovação pedagógica e formação de professores.
Também merece destaque o avanço da Inspired Education
Group, rede global com sede em Londres que opera mais
de 110 escolas em mais de 20 países. Em 2025, o grupo
anunciou novos investimentos no Brasil por meio da rede
bridge ou programas bilíngues integrados é muitas vezes, Eleva Educação da qual é controlador, com foco na aber-
um critério decisivo para aceitação de uma proposta de tura de novas unidades e na expansão de marcas já conso-
expatriação. Segundo a International Economic Develo- lidadas no território nacional. O grupo planeja inaugurar
pment Council (IEDC), a presença de escolas internacio- 20 novas escolas nos próximos anos, ampliando sua pre-
nais é um dos cinco principais fatores considerados por sença em regiões estratégicas como Sul e Nordeste.
executivos expatriados ao avaliar relocação familiar. Para
empresas, a oferta educacional quali cada torna-se um uando grupos como Nord Anglia e Inspired decidem
elemento competitivo na atração de talentos globais. investir aqui, isso sinaliza mais do que uma boa oportu-
nidade de negócio: mostra que a gestão escolar no Brasil
Além disso, essas escolas funcionam como hubs inter- começa a ganhar novos contornos, com mais pro ssio-
culturais, promovem conexões entre famílias locais e nalismo e visão de longo prazo. Essas redes não operam
estrangeiras, oferecem experiências pedagógicas globa- apenas como centros de ensino, mas como estruturas al-
lizadas e favorecem a formação de um capital humano tamente organizadas com foco em resultados acadêmi-
preparado para atuar em ambientes internacionais. São cos, inovação curricular e expansão de mercado.
portanto, também plataformas que ampliam a inserção
global do Brasil não apenas pela via comercial, mas tam- Nesse cenário, o Brasil se insere em uma nova lógica da
bém pela via social e educacional. economia da educação global: um país que além de for-
mar seus próprios projetos, passa a hospedar operações
Nos últimos anos, grupos educacionais estrangeiros pas- de redes educacionais transnacionais. Trata-se de um
saram a atuar diretamente no Brasil, seja por meio da movimento que reforça a necessidade de amadureci-
implantação de novas unidades, seja por meio da aquisi- mento regulatório e institucional para acompanhar essa
ção de escolas já estabelecidas. Essa movimentação re e- nova etapa de internacionalização.
te uma mudança no status do país dentro da geopolítica
da educação básica: o Brasil deixa de ser apenas consu-
midor de serviços educacionais globais e passa a ocupar CASOS E TENDÊNCIAS: O UE REVE
o papel de mercado-alvo estratégico para expansão e
consolidação de redes internacionais. LAM AS CIDADES NO RADAR
Um dos casos mais emblemáticos dessa movimentação é A experiência em campo revela um movimento consistente
o da Avenues: rede sediada em Nova York, reconhecida de internacionalização em cidades fora dos grandes centros.
Nº 163 - Abril, Maio e Junho de 2025 23