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RBCE - A revista da



                                                              por seu currículo IB e forte integração tecnológica. Sua
                                                              unidade em São Paulo, inaugurada em 2018, foi a pri-
                                                              meira da rede fora dos Estados Unidos. Em outubro de
                                                              2023, a Avenues foi adquirida pela Nord Anglia Educa-
                                                              tion, grupo britânico que já operava no Brasil por meio
                                                              do British College Brazil e que, com essa compra, forta-
                                                              leceu signi cativamente sua presença no país.

                                                              A  aquisição  da  Avenues  marcou  uma  etapa  importante
                                                              na  expansão  da  Nord  Anglia  no  Brasil.  No  ano  seguinte,
                                                              em agosto de 2024, o grupo incorporou também a Escola
                                                              Móbile, tradicional colégio paulistano fundado em 1975 e
                                                              reconhecido entre os melhores do país nos rankings edu-
                                                              cacionais.  Com  isso,  a  Nord  Anglia  passou  a  operar  três
                                                              instituições no Brasil: o British College Brazil, a Avenues
                                                              São Paulo e a Escola Móbile. O grupo tem mantido as mar-
                                                              cas e as lideranças acadêmicas e administrativas das escolas
                                                              adquiridas, enquanto aporta sua expertise global em gover-
                                                              nança, inovação pedagógica e formação de professores.

                                                              Também merece destaque o avanço da Inspired Education
                                                              Group, rede global com sede em Londres que opera mais
                                                              de  110  escolas  em  mais  de  20  países.  Em  2025,  o  grupo
                                                              anunciou novos investimentos no Brasil por meio da rede
          bridge ou programas bilíngues integrados é muitas vezes,   Eleva Educação da qual é controlador, com foco na aber-
          um  critério  decisivo  para  aceitação  de  uma  proposta  de  tura de novas unidades e na expansão de marcas já conso-
          expatriação. Segundo a International Economic Develo-  lidadas no território nacional. O grupo planeja inaugurar
          pment Council (IEDC), a presença de escolas internacio-  20 novas escolas nos próximos anos, ampliando sua pre-
          nais  é  um  dos  cinco  principais  fatores  considerados  por  sença em regiões estratégicas como Sul e Nordeste.
          executivos expatriados ao avaliar relocação familiar. Para
          empresas,  a  oferta  educacional  quali cada  torna-se  um   uando grupos como Nord Anglia e Inspired decidem
          elemento competitivo na atração de talentos globais.  investir aqui, isso sinaliza mais do que uma boa oportu-
                                                              nidade de negócio: mostra que a gestão escolar no Brasil
          Além disso, essas escolas funcionam como hubs inter-  começa a ganhar novos contornos, com mais pro ssio-
          culturais, promovem conexões entre famílias locais e  nalismo e visão de longo prazo. Essas redes não operam
          estrangeiras, oferecem experiências pedagógicas globa-  apenas como centros de ensino, mas como estruturas al-
          lizadas e favorecem a formação de um capital humano   tamente organizadas com foco em resultados acadêmi-
          preparado para atuar em ambientes internacionais. São   cos, inovação curricular e expansão de mercado.
          portanto, também plataformas que ampliam a inserção
          global do Brasil não apenas pela via comercial, mas tam-  Nesse cenário, o Brasil se insere em uma nova lógica da
          bém pela via social e educacional.                  economia da educação global: um país que além de for-
                                                              mar seus próprios projetos, passa a hospedar operações
          Nos últimos anos, grupos educacionais estrangeiros pas-  de redes educacionais transnacionais. Trata-se de um
          saram a atuar diretamente no Brasil, seja por meio da  movimento que reforça a necessidade de amadureci-
          implantação de novas unidades, seja por meio da aquisi-  mento regulatório e institucional para acompanhar essa
          ção de escolas já estabelecidas. Essa movimentação re e-  nova etapa de internacionalização.
          te uma mudança no status do país dentro da geopolítica
          da educação básica: o Brasil deixa de ser apenas consu-
          midor de serviços educacionais globais e passa a ocupar   CASOS E TENDÊNCIAS: O  UE REVE
          o papel de mercado-alvo estratégico para expansão e
          consolidação de redes internacionais.               LAM AS CIDADES NO RADAR

          Um dos casos mais emblemáticos dessa movimentação é  A experiência em campo revela um movimento consistente
          o da Avenues: rede sediada em Nova York, reconhecida  de internacionalização em cidades fora dos grandes centros.


          Nº  163 - Abril, Maio e Junho de 2025                                                              23
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