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Momento Atual
ck, Ricoh, BASF, Willis Tower Watson, Finning – CAT, a localização, a qualidade dos recursos humanos e os in-
Altisource, RCI). As principais atividades realizadas pelo centivos scais desempenham um papel fundamental.
CSC no Uruguai incluem serviços de cadeia de suprimen-
tos, F&A, RH, controle de fraudes, suporte de marketing,
atendimento ao cliente, suporte jurídico, tesouraria, entre MANUFATURA
outros. Essas atividades podem ser realizadas pelas pró-
prias empresas (oos Centros Cativos representam 70% do Essas operações são frequentemente combinadas com
setor) ou por um fornecedor terceirizado (por exemplo: centros de distribuição regionais e serviços centralizados.
TCS, Alórica, Ingenious Americas, Globant). As empresas podem optar pelo regime de zona franca ou
pelos benefícios de isenção de imposto de renda do regi-
me geral de investimentos, que é reforçado por restitui-
O DESENVOLVIMENTO DE TI ções à exportação (3% a 6% do valor FOB) e pelo regime
de admissão temporária de insumos e equipamentos, que
É uma das principais atividades no Uruguai para várias os isenta de taxas alfandegárias, entre outros.
empresas de tecnologia, como Sabre, Mercado Libre e
Verifone, que fazem parte de um ecossistema de mais de Entre as verticais mais importantes, vale a pena destacar
500 empresas de tecnologia . o setor de alimentos, especialmente o de ingredientes,
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que além das vantagens scais, tem acesso a matérias-
O Uruguai também é uma excelente plataforma, com -primas locais de qualidade (por exemplo: AAK, Mc
um histórico comprovado, para a prestação de serviços Cormick, Pepsico, Nestlé); o setor farmac6eutico tanto
especializados, como por exemplo: Serviços Financei- para a saúde humana (por exemplo: Megalabs, Eurofar-
ros – incluindo consultores nanceiros, capital de risco ma, Eriochem, Iclos) quanto para a saúde animal (Vir-
e fundos de private equity ( ex.: UBS, Insigneo, Kazek, bac, Koening, MSD); o setor de produtos químicos (por
Patria, Allianz); Serviços de Arquitetura e Engenharia exemplo: Oxiteno, Kolt) e operações avançada em dis-
(ex.: Humphreys & Partners), bem como outros servi- positivos médicos (por exemplo: Integer) ou pequenos
ços criativos, como Audiovisual (ex.: MediaPro) e Vide- satélites (por exemplo: Satellogic).
ogames (ex.: Etermax, Jamcity).
CADEIAS AGRÍCOLAS
PES UISA E DESENVOLVIMENTO TI
& BIO O Uruguai tem oportunidades principalmente nos se-
tores de laticínios, carnes, grãos, oleaginosas, frutas, lã e
madeira/polpa de celulose — tanto para investimentos
O Uruguai tem um poderoso ecossistema de inovação e em produção primária quanto em processos industriais
um setor de tecnologia maduro voltado ao desenvolvi- de primeira transformação. Todas essas cadeias são alta-
mento de soluções de alto valor agregado para os mer- mente competitivas e orientadas para a exportação, com
cados internacionais. Recentemente, as capacidades de acesso aos mercados mais exigentes.
inovação para resolver desa os e acelerar o tempo de
chegada ao mercado foram fortalecidas com o início das
operações do NewLab e do Microso Lab (IA/IOT). O
Uruguai também oferece um ecossistema dinâmico rela- TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
cionado à biotecnologia, composto por mais de 150 gru-
pos de pesquisa, uma sólida rede de instituições de pes- Recentemente, o Uruguai se posicionou como um im-
quisa, como o Instituto Pasteur, além de incubadoras que portante ator regional, com oportunidades de investi-
oferecem plataformas tecnológicas de última geração. mento e projetos em toda a cadeia de produção/expor-
tação de hidrogênio (H2) verde (geração eólica/solar,
Em termos do modelo de Centro de Produção susten- produção de eletrólise de h2, produção de combustíveis
tável, o Uruguai se destaca por sua competitividade nas sintéticos, produção de amônia/fertilizante, infraestru-
cadeias de valor associadas à disponibilidade de recursos tura de armazenamento/gasoduto, frotas de transporte
naturais, bem como em outras atividades produtivas onde pesado para consumo no mercado doméstico/regional).
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1 O Uruguai é o maior exportador per capita de so ware da América Latina e 70% das receitas de exportação vêm de soluções entregues a clientes dos
Estados Unidos.
28 Nº 163 - Abril, Maio e Junho de 2025