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Momento Atual


          Dados de órgãos estaduais e municipais de desenvolvimen-  OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA
          to econômico demonstram que cidades como João Pessoa,   PARA O BRASIL
          Maceió, Aracaju, Belém e Uberlândia vêm se consolidando
          como destinos atrativos para empresas globais. Esse dina-  À medida que a economia brasileira se diversi ca
          mismo é resultado de uma combinação entre infraestrutura   geogra camente e novas cidades ganham protagonismo
          local, incentivos logísticos, políticas públicas pró-negócios   no mapa dos investimentos estrangeiros, a presença
          e o fortalecimento de uma nova geoeconomia regional.
                                                              de escolas internacionais tende a se consolidar como
          Esse cenário encontra respaldo nos dados nacionais: em   um elemento de infraestrutura essencial, tanto quanto
          fevereiro de 2025, o Brasil registrou a entrada de US$  aeroportos, hospitais ou zonas industriais.
          9,3 bilhões em investimento estrangeiro direto, segundo   Em países com forte inserção global, como Canadá, Emi-
          o Banco Central, o maior volume para o mês em mais   rados Árabes e Singapura, o planejamento urbano e a po-
          de uma década. Os recursos foram direcionados majo-  lítica de atração de empresas estrangeiras já consideram a
          ritariamente para os setores produtivos, o que sinaliza  disponibilidade de escolas internacionais como parte da
          a con ança do investidor internacional no potencial de   equação  decisória  para  novos  negócios.  Esse  paradigma
          longo prazo do país. O setor educacional acompanha  começa  a  emergir  também  no  Brasil,  especialmente  em
          essa tendência, sendo cada vez mais percebido como in-  estados que têm fortalecido suas agências de fomento.
          fraestrutura estratégica para o desenvolvimento de ecos-
          sistemas locais capazes de atrair e reter talentos globais.  Essas entidades não apenas buscam atrair capital produ-
                                                              tivo, mas compreendem que atrair famílias de executivos
          A cidade de Belém, além de seu papel logístico na região
          Norte, se prepara para sediar a COP30 em 2025, um   e especialistas quali cados exige uma oferta educacional
          marco que a posiciona no centro das discussões globais   compatível com seus padrões globais. Nesse contexto,
          sobre sustentabilidade. O evento deve atrair mais de 40   escolas internacionais tornam-se um diferencial compe-
          mil visitantes, entre delegações, jornalistas e agentes in-  titivo para as cidades, um ativo intangível que aumenta
          ternacionais, gerando uma demanda adicional por servi-  a atratividade territorial e sinaliza preparo para integrar
          ços, infraestrutura urbana e educação internacional.  cadeias econômicas globais.

          Na  região  metropolitana  de  Fortaleza,  destaca-se  o  Com-  Fomentar a abertura e expansão de escolas internacionais
          plexo do Pecém com seu Hub de Hidrogênio Verde, fruto   é, portanto, uma estratégia de desenvolvimento que atua
          da parceria entre o Governo do Ceará e o Porto de Roterdã.   em múltiplas frentes: educacional, econômica, diplomá-
          Embora  o hub esteja  localizado  em municípios  vizinhos,  é  tica e social. Essa tendência ganha ainda mais força com a
          Fortaleza quem concentra a estrutura urbana que pode rece-  crescente aceitação, por parte de universidades brasileiras
          ber as famílias que acompanharão esse novo ciclo de desen-  de excelência, como Insper, FGV e Ibmec, de diplomas e
          volvimento. A existência de uma escola internacional na ca-  exames internacionais em seus processos seletivos.
          pital cearense, portanto, não é apenas desejável, é estratégica.
                                                              Em diversas capitais e cidades médias, o número de alu-
          Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também se consolida   nos matriculados em escolas bilíngues já supera o das
          como polo logístico e tecnológico de alcance internacio-  tradicionais escolas de idiomas, indicando uma mudan-
          nal. A cidade já abriga centros de distribuição de grandes   ça cultural profunda.
          marcas e empresas multinacionais, e agora passa a contar
          com a construção de um complexo do World Trade Cen-  Cidades com visão estratégica podem incluir projetos
          ter (WTC), reforçando sua vocação global. Esse tipo de   educacionais de padrão internacional em seus planos de
          investimento exige que o município ofereça serviços edu-  desenvolvimento urbano, criando distritos integrados
          cacionais alinhados aos padrões internacionais.     que reúnam inovação, cultura e educação global.

          Esses casos mostram que apostar em escolas internacio-
          nais não deve ser apenas uma reação à presença de em-  DESAFIOS E CAMINHOS
          presas estrangeiras, mas sim parte de um planejamento
          territorial mais ousado e proativo. Ao integrar a oferta  Apesar do potencial evidente, a consolidação da educa-
          educacional à agenda de desenvolvimento econômico,  ção internacional como vetor de desenvolvimento no
          essas localidades se tornam mais atrativas para empresas,  Brasil ainda exige atenção a aspectos regulatórios, for-
          famílias e projetos de vida conectados ao mundo.    mativos e culturais.

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