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RBCE - A revista da



         No Brasil, a sua participação no valor total exportado  que não podemos deixar passar, por exemplo. Existem
         ainda é baixa. Nosso objetivo é que 15% das aprovações   desa os a serem superados para tornar as garantias à ex-
         anuais sejam direcionadas a esse segmento, o que repre-  portação um instrumento cada vez mais alinhado às ne-
         sentaria cerca de US$ 285 milhões (R$ 1,6 bilhão).   cessidades dos exportadores, e os esforços para isso estão
                                                              em pleno andamento.
         Direcionar maior parcela do apoio às MPMEs signi ca
         aumentar as possibilidades desse segmento. Para atingir   A ABGF tem demonstrado sua capacidade de entrega,
         esse objetivo, são necessárias estratégias de diversi cação   operando com uma estrutura ágil, técnica e orientada
         de produtos com soluções mais escaláveis para destravar   para resultados. Em um cenário de crescente competiti-
         o gargalo do crédito bancário a empresas menores. Uma   vidade global, nossa missão é garantir que os exportado-
         alternativa promissora é o uso de garantias a carteiras de   res brasileiros tenham o suporte necessário para crescer,
         crédito bancárias, ampliando o acesso ao  nanciamento   gerar empregos e competir em patamar de igualdade no
         de forma estruturada e e ciente. A ABGF e o MDIC es-  mercado externo, fortalecendo a economia do país.
         tão se debruçando sobre esse tema, buscando desenvol-
         ver mecanismos que fortaleçam o suporte às MPMEs e
         tornem o sistema mais acessível e dinâmico.

         É fundamental destacar o papel dos bancos no
         fortalecimento das exportações brasileiras. O BNDES
         tem sido um parceiro estratégico, e o Seguro Crédito
         à Exportação desempenha um papel importante em
         sua atuação. Acreditamos que o SCE também pode
         impulsionar a participação dos bancos privados no
          nanciamento de longo prazo e no crédito para MPMEs.

         Nos últimos dois anos, observamos um crescimento na
         utilização do SCE por bancos privados – um movimen-
         to promissor para ampliar o alcance do produto. Um
         marco relevante foi sua aplicação em operações domés-
         ticas de manutenção de motores aeronáuticos, que pode
         ser o ponto de partida para uma adoção mais ampla da
         ferramenta.

         Diante desse cenário, estamos intensi cando nosso diá-
         logo com bancos privados, buscando desenvolver solu-
         ções que aumentem a utilização das garantias e tornem
         o sistema de apoio às exportações ainda mais e ciente.

         Esse tipo de diálogo também pode ser estendido ao mer-
         cado segurador privado. O SCE tem um papel fundamen-
         tal no preenchimento de lacunas no seguro de crédito à
         exportação,  mas  há  espaço  para  atuar  de  forma  comple-  “
         mentar com seguradoras que possuam apetite para deter-             O SCE tem um papel
         minados  riscos.  A  experiência  internacional  demonstra    fundamental no preenchimento
         que parcerias sólidas entre o setor público e privado são    de lacunas no seguro de crédito à
         essenciais para ampliar o alcance das soluções.
                                                                    exportação, mas há espaço para atuar
         O avanço do SCE tem sido signi cativo, e o trabalho            de forma complementar com
         conjunto com a Camex tem viabilizado resultados ex-
         pressivos. Ainda há muito a se fazer. A posição estratégi-   seguradoras que possuam apetite
         ca do Brasil como potencial hub global de geração e ex-          para determinados riscos
                                                                                                             ”
         portação de energia verde representa uma oportunidade


          Nº  162 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2025                                                       43
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