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Prática de Comex
Shetrader, She4trade e
He4she para o Brasil
Mario Cordeiro de Carvalho Junior é Professor da FAF-UERJ
Mario Cordeiro Renata Sanchez Renata Sanches é Professora do Dep. de Relações Internacionais do IDP
A recente declaração do G20 expôs a necessidade de inserção e de empoderamento das mulheres no centro da
formulação de política de comércio exterior inclusiva, seja no mundo ou no Brasil. À bem da verdade essa recomen-
dação segue:
a) a declaração de Buenos Aires da Joint Declaration on Trade and Women’s Economic Empowerment na ocasião da
conferência ministerial da OMC em Buenos Aires, em dezembro de 2017;
b) a declaração nal de Buenos Aires acerca do comércio e mulheres do International Trade Center (ITC) de 2020; e
c) o amework de comércio e gênero da OCDE de 2020.
Em nível interno, já há diretriz estratégica nesse sentido, como se pode observar no acordo rmado entre o MDIC
e o Ministério das Mulheres com o intuito de apoiar a inserção de mulheres no comércio internacional brasileiro.
De fato, a intenção estratégica do atual governo é buscar melhorar os níveis de desenvolvimento e qualidade de vida
das jovens mulheres de forma tangível, reduzindo as desigualdades e precariedades que afetam as camadas menos
favorecidas da sociedade.
Inclusive, seguindo a diretriz do ITC, a ApexBrasil em conjunto com a Secex/MDIC lançou o programa SHE-
TRADES com vista a incentivar que um conjunto de mulheres empreendedoras e/ou gestoras, que atuam em em-
presas exportadoras possam, de um lado, liderar a expansão das exportações e a internacionalização das empresas,
e, de outro lado, melhorar as capacidades, habilidades e competências femininas para gerenciar as atividades de
negócios internacionais.
Vale lembrar que as Nações Unidas têm um programa de apoio a inserção das mulheres no comércio exterior deno-
minado HE4SHE. Este movimento feminista é uma iniciativa global que convida homens a se tornarem aliados na
luta pela igualdade de gênero, reconhecendo que a justiça social bene cia a todos. Para participar, especi camente
em comércio exterior, os homens, que quase sempre são protagonistas, líderes e decisores da área, devem re etir
78 Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024