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Práticas de Comex


              b) Informar que os recursos recebidos em espécie,   d) Estabelecido isso, a empresa que detém os cré-
              devidos ao ressarcimento pelo acúmulo de créditos   ditos acumulados de ICMS nas exportações pode
              de ICMS nas exportações, haverá de compor esse      sentar e negociar as condições e as condiciona-
              fundo privado. Ato contínuo, entidade representa-   lidades para obter diretamente do BNDES o seu
              tiva do setor BID, com sede em São Paulo, na qual   direito líquido e certo. Em função da necessidade
              a empresa esteja inserida deverá solicitar à Justiça  de obter ganhos de competitividade internacional
              Estadual que de acordo com a lei de informação o    com base na maior inserção internacional de gran-
              secretário da Sefaz/SP informe os créditos homo-    des players nacionais nas cadeias de valor global, o
              logados aos créditos do exercício de 2015-2022 em   BNDES terá condições para oferecer um pacote de
              relação ao ICMS nas exportações. Por sua vez, en-   soluções para  nanciar a expansão da empresa pre-
              tidade nacional representativa de empresas expor-   ponderantemente exportadora pelos mecanismos
              tadoras deveria solicitar audiência ao ministro do   de dívida ou operações no mercado de capitais.
              STF, relator da ADO 25, para mostrar e informar
              que apesar de a União estar repassando aos estados,   e) Sob o princípio de que “no Brasil, até o passado é
              por meio da rubrica 00 do orçamento federal, a      incerto” – máxima atribuída ao professor Pedro Ma-
              compensação pela desoneração das exportações do     lan – seria de bom tom que a entidade nacional repre-
              ICMS, alguns estados não estão repassando os re-    sentativa  de  empresas  exportadoras  solicitasse  ajuste
              cursos do acordo  rmado para as empresas que são    na ADO 25 para que essas operações de securitização
              detentoras de crédito líquido e certo do ICMS nas   de créditos de ICMS acumulados entre o BNDES e
              exportações. Após essa audiência, a entidade esta-  os estados fossem generalizadas, de modo que os re-
              dual descrita acima deveria solicitar à Justiça Esta-  passes da União via Tesouro Nacional em vez da ru-
              dual que intime o secretário de Fazenda por apro-   brica  00  servissem  de  fontes  de  funding  para  o  BN-
              priação indébita de recursos, e aguardar a liberação   DES executar essa securitização. Adotar esse procedi-
              desses recursos para a constituição desse fundo de   mento é bom para as  nanças estaduais, pois evitam
              investimento;                                       que esqueletos  scais estaduais ocasionados pelo acú-
                                                                  mulo  do  ICMS  nas  exportações   quem  escondidos
              c) Com vistas a dirimir um pouco a via crucis descri-  na contabilidade pública estadual, e, como os repasses
              ta em b – na hipótese de que os créditos de ICMS    da  União  para  os  estados  estão  garantidos  até  2037,
              nas exportações em relação aos créditos do exercí-  até  lá  pode-se  encontrar  uma  solução  para  eliminar
              cio de 2015-2022 sejam o cialmente reconheci-       esse elemento para o con ito distributivo das receitas
              dos pelo governo do estado de São Paulo e que haja   tributárias da Federação brasileira.
              autorização expressa da diretoria do BNDES; este
              poderia estruturar uma operação de securitização    f )  Solicitar que a Camex/Co g autorize que os
              desses créditos acumulados de exportações em po-    pedidos relativos aos projetos de exportação da
              der da empresa (como de qualquer outra empresa      empresa possam ser cursados pelo Proex- Financia-
              do setor de BID ou exportadora do estado de São     mento ou por tranches e remanejamento de verbas
              Paulo). Nesse sentido, o banco iria autorizar a aber-  do Proex-Equalização para o de Financiamento.
              tura de uma linha de crédito para o governo de São   Isso visa amparar o  nanciamento às vendas ex-
              Paulo. O contrato entre o BNDES e o governo de      ternas da empresa por meio de recursos o ciais
              São Paulo seria impostado no Sistema de Análise     do Proex. A razão dessa solicitação decorre dos
              da Dívida Pública, das Operações de Crédito e Ga-   seguintes fatos, a saber: (i) a primeira é que o ta-
              rantias da União, Estados e Municípios (Sadipem),   manho da empresa deve ser superior ao tamanho
              da Secretaria do Tesouro Nacional. Nesse sistema    das empresas elegíveis para serem apoiadas pelo
              seria feito um pedido de veri cação de limite para   Proex-Financiamento, e a empresa no passado já
              o enquadramento do estado de São Paulo em re-       obteve apoio e sempre foi adimplente às normas do
              lação aos critérios da Lei Responsabilidade Fiscal  Proex-Equalização; (ii) usar os recursos do Proex é
              e da Resolução n o  43/2001 do Senado Federal.      fundamental por que essa linha de  nanciamento
              Vale lembrar que para que uma nova operação seja    seja mais competitiva – no Brasil – em fundos cap-
              aprovada é necessário que a média anual da relação   tados em reais. Essa linha pode atingir como custo
              entre o serviço da dívida e a receita corrente líquida   máximo o valor da taxa de juros internacional CIRR
              projetados não seja superior a 11,5% (§ 4º do art.   (taxa que substituiu a libor) no longo prazo, e tendo
              7º da RSF nº 43/2001).                              sido  dados  os  parâmetros  pelo  Co g  ao  agente  do

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