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RBCE - A revista da



          enquanto o chinês e outros povos asiáticos pensam de “        Nenhuma empresa deve esperar
          chinesa, dentre outros fatores, faz com que ocidentais
          pensem de maneira linear (uma coisa de cada vez),

          forma holística, vendo o todo. Essa diferença é a maior     estabelecer contato se enviar pessoas
          causa de con itos em negociações, pois os ocidentais        despreparadas ou sem uma posição
          facilmente se irritam com a “falta de progresso” e per-    hierárquica correspondente a quem os
          guntas que voltam a tratar de assuntos anteriormen-      recepcionará. Por isso, os representantes da
          te negociados e aparentemente de nidos. Na China,
          “nada é de nido até que tudo esteja de nido”. Ou seja,   empresa já devem ser bons conhecedores
          eles estarão analisando todos os aspectos do negócio ao    da história chinesa, levar em conta as
          mesmo tempo, enquanto os ocidentais tendem a querer        regras da etiqueta social e de negócios,
          negociar cada parte em separado. Isso leva a concessões           respeitar a hierarquia e
          desnecessárias, pois achamos que a negociação está “em-
          perrada”, quando as condições já podem estar satisfató-             ter muita paciência
          rias para o lado chinês. Por outro lado, eles facilmente
          cancelam a negociação até mesmo em partes que já ha-                                              ”
          viam sido negociadas, ou voltam a barganhar sobre elas.
                                                              b) Mostre comprometimento com a negociação, fazen-
          Por isso são sinais de progresso o fato de as perguntas co-
          meçarem a ser de partes especí cas do acordo, e também   do uma pesquisa bem-feita, se possível educando os par-
          a entrada de executivos de alto escalão nas reuniões. Em   ceiros chineses a respeito de sua empresa, de normas in-
          alguns casos, quando os chineses começam a discutir en-  ternacionais de negócios que eles venham a desconhecer
          tre si com mais frequência, é sinal de que estão decidindo.  ou até sobre o que seus concorrentes oferecem, sempre
                                                              de maneira sutil. Ainda mais interessante é demonstrar
          7º) Barganha e poupança (Jiejian): O ato de poupar  resultados práticos, que a empresa chinesa viria a alcan-
          (denominado  Jiejian) é milenar na China, país acos-  çar com o que está sendo negociado.
          tumado a instabilidades políticas e econômicas. Isso se
          traduz em barganhar ao máximo. Em geral, os chineses,   c) Paciência e compreensão são bons sinais de chiku nai-
          quando vendendo, pedirão um preço mais alto que o   lao. Concessões estão previstas, mas isso não quer dizer
          usual, que só será baixado após longas discussões.  uan-  que serão fáceis.
          do os ocidentais expressam sua indignação por preços  De forma resumida, Graham e Lam (2003, p. 10) colo-
          não realistas, eles usam o silêncio e a sua paciência como   cam a negociação com os chineses da seguinte maneira:
          modo de defesa. Portanto, não se deve levar as primeiras
          ofertas a sério, pois é esperado que ambas as partes fa-  Para ocidentais que desejam fazer negócios na
          çam concessões para chegarem a um equilíbrio.             China, aqui vai a palavra  nal: Mexa-se agora, e
                                                                    aprenda as regras do jogo desen ol endo o guanxi
          8º) Comprometimento, persistência e empenho               necessário para fazer seu negócio prosperar por lá.
          (Chiku Nailao): Na cultura chinesa, mais importante
          do que o resultado é o esforço realizado durante o pro-   Não espere resultados imediatos. Velhas amizades
          cesso. Ser reconhecido por seu empenho, comprometi-       fazem milagres através do tempo; cada ano in esti-
          mento e persistência (Chiku Nailao) é mais importante     do agora na China vai se pagar no futuro – porque
          e honrável, para o chinês, do que o talento para desem-   em um país de memórias milenares, relacionamen-
          penhar uma função. Nos negócios, segundo Graham e         tos no presente têm de ser cultivados com paciência
          Lam (2003), isso se re ete no fato de que eles provavel-  por um longo tempo.
          mente terão se empenhado muito mais que os ociden-
          tais na preparação para a negociação. Para demonstrar o
          seu chiku nailao, os autores sugerem três táticas:  REFERÊNCIAS
          a) Faça perguntas, algumas mais de uma vez, pois isso  CHUNG, Tom. Negócios com a China. Novo século,
          pode ajudar a expor as fraquezas do argumento do outro  2005.
          lado da mesa (sempre de maneira respeitosa e evitando
          “perda de face”), fazendo-o se sentir obrigado a aceitar   GRAHAM, John L.; LAM, Mark N.  e chinese nego-
          novas concessões. Isso demonstra empenho do seu lado.  tiation. Harvard Business Review, 2003.


          Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023                                                              53
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