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Práticas de Comex


          recimento sobre o verdadeiro guanxi é dado por Chung  negócios acontecem e a con ança mútua gerada garante
          (2005, p. 102): “(…) Cada relação contém suas próprias  muito mais o cumprimento dos termos acordados que
          regras e etiqueta social. E se uma das partes se sentir mais  qualquer contrato assinado, em um país que historica-
          bene ciada, então é dela a obrigação de corrigi-la ou não  mente leva a palavra muito mais a sério do que suas leis.
          aceitar o benefício oferecido, porque esse desequilíbrio
          irá romper a harmonia da relação e fará o devedor ‘per-  Chung (2005) de ne o rapport como “um relacionamen-
          der face’ (prestígio)”.                             to caracterizado pela harmonia, similaridade ou a nida-
                                                              de”. A mente consciente, segundo o autor, é responsável
          3º) Intermediário (Zhongjian Ren): Devido à descon-  por apenas 5% a 9% do que fazemos, detecta diferenças
           ança dos chineses em relação aos estrangeiros, deve-se re-  pela curiosidade ou rejeição. A mente inconsciente res-
          correr a intermediários para estabelecer os primeiros con-  ponde por até 95% do nosso pensamento, detecta seme-
          tatos  com  os  representantes  de  empresas  e/ou  áreas  dos  lhanças que nos trazem certeza e segurança. Logo, essa
          governos  locais  e  central  que  participarão  dos  negócios  é a parte preponderante do pensamento das pessoas, e
          pretendidos. Conterrâneos, familiares, ex-colegas ou an-  entender as diferenças entre as duas é fundamental. O
          tigos parceiros de negócios presentes no guanxi de quem  segredo do rapport, na opinião do especialista, é o espe-
          se pretende contatar são intermediários em potencial. O  lhamento, enfatizando as semelhanças de pensamento
          intermediário  é  importante  também  durante  a  negocia-  (congruências), mesmo que pequenas, pois elas criam a
          ção,  visto  que  na  maioria  das  vezes  os  chineses  não  irão  sintonia mútua necessária para que o resto seja discuti-
          dizer “não” na sua frente, por exemplo, todavia podem vir  do. Daí seu Princípio dos 101%: Ache o 1% em que você
          a  usá-lo  para  essa  função.  Eles  são  também  importantes  e a outra parte pensam de forma semelhante sobre algo,
          porque têm capacidade de compreender melhor as nuan-  e foque-se 100% nesse assunto, pois ela fará o mesmo
          ces e expressões faciais e da fala de um chinês. Graham e  e esquecerá momentaneamente as diferenças, criando a
          Lam (2003, p. 5) a rmam que: “Na China, os intermedi-  sintonia necessária entre as partes antes de se discutir, de
          ários – e não os negociadores – são os que trazem à tona  fato, assuntos em que ambos têm opiniões divergentes.
          o assunto de negócios a ser discutido. E o intermediário
          muitas vezes é quem resolve as diferenças”.         Segundo Chung (2005), criar rapport  com os chineses
                                                              não passa necessariamente pela língua, responsável por
          4º) Status social (Shenui Dengji): Ainda mais impor-  apenas 7% do que “dizemos”. Do restante, 33% estão na
          tante que a formalidade no tratamento é o respeito à  musicalidade da voz, e a comunicação não verbal, segun-
          hierarquia na mesa de negociação. Os chineses só nego-  do estudos, é responsável pelos 60% restantes. A impor-
          ciarão se a empresa com que estão tratando mandar re-  tância do Princípio dos 101% é que a comunicação não
          presentantes à altura de quem os recebe do lado chinês.  verbal só demonstra sintonia se você está realmente em
          Não é incomum que nas primeiras visitas esteja inclu-  sintonia com a outra pessoa. Logo, mesmo que se trate
          ído até o presidente da empresa, como Graham e Lam  de sintonia em apenas 1% do que pensam, ela já faz com
          (2003, p. 5) muito bem exempli cam:                 que a comunicação não verbal transmita consistente-
                                                              mente uma atitude de sinceridade e boas intenções.
             “E reuniões de alto escalão podem fazer milagres.  uan-
             do a General Motors estava tentando adquirir a Shanghai   Especi camente com os chineses, o que pode ajudar, além
             Auto, em 1995, o presidente da GM, John F. Smith, fez três   do  Princípio  dos  101%,  segundo  Chung,  é  conhecer  a
             viagens a Pequim para se encontrar com os executivos chi-  história, língua e cultura chinesas, compreender o Confu-
             neses. Essa é uma das razões por que  ocê vê Buicks (GMs)   cionismo e A arte da guerra, que permitem o domínio das
             e não Fords andando por lá”.                     regras  da  etiqueta  social  e  primeiro  entender  como  seu
                                                              “oponente”  pensa  e  se  porta,  acompanhando  seu  ritmo,
          5º) Harmonia interpessoal (Renji Hexie): Conhecida   para só depois tentar conduzi-lo na negociação.
          no ocidente pelo termo em inglês rapport, que se traduz
          em uma sintonia entre as duas partes, a “harmonia in-  Entrar em sintonia, ou rapport, não é concordar com
          terpessoal” é tão importante na China que existem até   o outro em tudo, mas sim enfatizar a parte com a qual
          ditados como: “Um homem sem um sorriso não deveria   concordam – se ela existir – e, principalmente, validar a
          abrir um negócio” e “Só uma pessoa amigável e de bom   opinião do outro no restante em que discordam de ma-
          temperamento ganha dinheiro”. Na China, nas relações   neira sincera e respeitosa.
          entre iguais, o principal é a amizade e a demonstração de
          intenções positivas. Uma vez alcançada a harmonia que  6º) Pensamento holístico (Zhengti Guannian):  A
          gera o rapport – o que pode levar muito tempo – bons  diferença entre a escrita ocidental e a pictográ ca

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